ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é a Gestão Empresarial e Qual a sua Importância?
O que é Gestão Horizontal?
O que é Gestão Vertical?
Qual a Diferença Entre os Modelos de Gestão Horizontal e Vertical
Qual o Melhor Modelo de Gestão Para a sua Empresa?
O que é Preciso Para Construir Uma Empresa de Sucesso?

Veja as Diferenças Entre Gestão Horizontal e Vertical e Saiba Qual Delas Escolher

Descubra agora as vantagens e desvantagens dos modelos de gestão horizontal e vertical e aprenda a escolher o mais apropriado para a sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja as Diferenças Entre Gestão Horizontal e Vertical e Saiba Qual Delas Escolher

Para que uma empresa possa funcionar com o desempenho maximizado, é essencial que ela tenha uma estruturação empresarial eficiente e adequada ao perfil da organização, seja ela baseada em uma gestão horizontal ou vertical.

Mas, como escolher entre as duas? Para responder a essa pergunta, neste artigo abordaremos as vantagens e desvantagens da gestão horizontal e da gestão vertical, além de mostrar alguns exemplos de empresas que adotam cada um dos modelos.

Para isso, estruturamos as informações da seguinte forma:

  • O que é a Gestão Empresarial e Qual a sua Importância?
  • O que é Gestão Horizontal?
  • O que é Gestão Vertical?
  • Qual a Diferença Entre os Modelos de Gestão Horizontal e Vertical?;
  • Qual a Melhor Gestão Para a sua Empresa?

Vamos lá?

O que é a Gestão Empresarial e Qual a sua Importância?

A gestão empresarial é a estratégia utilizada para organizar e comandar uma empresa, de modo a conduzi-la para os objetivos propostos desde sua criação.

Esta estratégia envolve:

  • Organização dos processos;
  • Controle das finanças;
  • Gerenciamento dos colaboradores na empresa;
  • Estratégias de marketing e crescimento;
  • Controle e gerenciamento de setores.

Um modelo de negócio que não possui uma gestão empresarial definida tende a sofrer muito na caminhada para o progresso.


Com o kit de Gestão Estratégica, você receberá 10 materias para gerenciar estratégias na sua empresa. Dentre elas estão: 5 Forças de Porter, Análises de Cenários e Expansão, Análise SWOT, Avaliação de Segmentação de Mercado, Brainstorming e seleção de ideias, Curva de Valor, Diagnóstico Empresarial, Matriz BCG, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios.

Ficou interessado? Então, não perca tempo e entenda mais sobre o Gestão Estratégica!


Kit gestao estrategica

Agora, para que você possa manter sua organização no caminho do sucesso, vamos conhecer os dois modelos: a gestão horizontal e a gestão vertical.

O que é Gestão Horizontal?

A gestão horizontal é um formato de estrutura organizacional menos hierárquico, nela os funcionários têm mais autonomia na tomada de decisões importantes para a empresa. Pois, as decisões em uma estrutura horizontal são tomadas em conjunto, com ampla participação dos colaboradores em todos os momentos.

Este modelo de gestão oferece a liberdade para que o colaborador contribua da melhor forma que encontrar, buscando soluções baseadas em seus conhecimentos e sendo responsável por tomar suas próprias decisões.

Sendo assim, empresas que trabalham com a gestão horizontal tendem a investir mais em talentos e capacitação, dando total importância e responsabilidade ao colaborador.

Além disso, colaboradores tendem a reportar diretamente a uma só pessoa, diminuindo também a burocracia de comunicação das empresas.

Com tarefas bem delegadas e definidas, as equipes autogerenciadas aumentam ainda mais a velocidade de execução e decisão.

Vantagens da Gestão Horizontal

A gestão horizontal tem em uma das suas principais vantagens o dinamismo e as novas oportunidades que podem surgir de ideias de colaboradores. Os funcionários podem se sentir tão envolvidos com o projeto que o ajudam constantemente a melhorar.

Alguns outros pontos podem ser destacados como vantagens desse modelo de gestão:

  • Profissionais mais motivados;
  • Criação de equipes autogerenciadas;
  • Menor custo com eliminação de cargos de gerência;
  • Menor burocracia no acesso a informações e tomada de decisão;
  • Profissionais mais resilientes devido aos desafios diários;
  • Capacitação constante em liderança dos colaboradores.

Desvantagens da Gestão Horizontal

A principal desvantagem da gestão horizontal está relacionada ao fato de que os colaboradores podem se sentir perdidos em relação ao cumprimento de tarefas, por isso esse modelo deve ser bem alinhado. Além disso podemos citar outras dificuldades de implementação:

  • Dificuldade de aplicação em grandes empresas;
  • Necessidade alta de manter o time alinhado;
  • Alinhamento com os gerentes para uma nova visão de liderança;
  • Necessidade de profissionais com capacidades interpessoais e intrapessoais melhor desenvolvidas;
  • Manter o alto nível de responsabilidade e comprometimento com as atividades entre os colaboradores.

Entre as empresas que aplicam o modelo de gestão horizontal podemos citar:

  • Google;
  • Tesla;
  • Zappos;
  • Spotify;
  • Buurtzorg.

Tanto o Google quanto a Tesla investem em profissionais de alto nível, com capacidades que vão além de seu conhecimento técnico, de modo a terem condições de determinar o que é melhor para a empresa dentro de seu departamento.

Com isso, estas grandes empresas possuem times capazes em todos os setores, diminuindo a necessidade do CEO ser o responsável por todas as decisões para a criação de novas soluções.

A vantagem da gestão horizontal para as grandes empresas é o dinamismo, já que os processos possuem menos burocracia e mais mão na massa, além da ampla comunicação entre os setores.

Geralmente, este modelo de gestão é indicado para empresas menores, em que os papéis e responsabilidades de cada funcionário podem ser definidos com maior facilidade.

Variações na Implementação

É importante notar que a implementação desse tipo de gestão pode variar em grau e forma, mesmo dentro da mesma empresa.

Por isso, algumas organizações podem adotar uma abordagem mais radical, eliminando qualquer hierarquia, enquanto outras podem incorporar elementos de gestão horizontal em certas áreas ou projetos.

O que é Gestão Vertical?

A Gestão Vertical é um modelo de gestão composta por níveis hierárquicos bem definidos, na qual grande parte dos colaboradores executam suas funções sem questionar decisões, que são tomadas por seus chefes.

Além disso, as empresas que adotam a verticalização da gestão podem ser consideradas menos inovadoras, visto que todas as ideias partem dos cargos mais altos, impossibilitando a discussão de novas ideias e a análise de novas perspectivas trazidas por colaboradores.

Este modelo é o mais conhecido e é bastante utilizado em diversas empresas, por ter sucesso comprovado ao longo do tempo.

Este tipo de gestão empresarial possui também cargos bem definidos e isso quer dizer que os salários, local de trabalho e tudo que define os níveis hierárquicos de uma organização entram no pacote.

O modelo vertical é um pouco arcaico, por ter essa visão de cima para baixo nas organizações, mas em alguns casos, pode ser a melhor solução para ter controle do time e das operações de negócios.

Vantagens da Gestão Vertical

Entre as vantagens da gestão vertical para as empresas podemos destacar:

  • Melhor controle das ações dos funcionários;
  • Mais fácil alinhamento entre chefes e colaboradores;
  • Time menos disperso, com responsabilidades bem definidas.

Desvantagens da Gestão Vertical

  • Dependentes de um líder para alcançar um resultado;
  • Conflitos nas relações de poder;
  • Desmotivação de colaboradores proativos.

A maioria das empresas já consolidadas no mercado atualmente possui um modelo de gestão vertical. Este modelo é bastante indicado para grandes empresas, principalmente aquelas que já cresceram com cargos de hierarquia bem definidos.

Alguns dos exemplos de empresas de gestão vertical são:

  • XP Inc.;
  • Banco Safra;
  • Ambev
  • Grupo Cimed;
  • Ford.

Qual a Diferença Entre os Modelos de Gestão Horizontal e Vertical

Por meio das definições dos modelos de gestão horizontal e vertical já é possível identificar as diferenças entre eles. Mas, a atenção para algumas dessas diferenças pode ser essencial na hora de decidir entre um dos modelos de gestão.

Por isso, destacamos três aspectos que os diferenciam e que mais afetam o trabalho nas empresas.

1. Tomada de decisão

No modelo vertical a tomada de decisão é feita pelos chefes, e o colaborador só executa. Já no horizontal, há uma descentralização da decisão, assim, todos têm autonomia para decidir o que é melhor para a empresa dentro do seu departamento.

2. Comunicação interna

No modelo vertical existe uma comunicação verticalizada, sem muita discussão de ideias. Já no horizontal, a comunicação é ampla para estimular a contribuição de conhecimento entre os colaboradores.

3. Hierarquia e organização

Enquanto o modelo vertical propõe a criação de cargos bem definidos, o horizontal acredita que todos podem contribuir para melhorias, sendo necessário, no entanto, uma maior atenção para que o time não se disperse.

Qual o Melhor Modelo de Gestão Para a sua Empresa?

Com todas as informações acima, fica mais fácil analisar a melhor opção de gestão para a sua empresa. Sendo assim, qual a melhor para a sua organização?

Bem, se você ainda não conseguiu se decidir entre a gestão horizontal e vertical, existem fatores importantes a serem pensados como a cultura organizacional, o perfil dos gestores e as características do seu negócio, que podem te ajudar a tirar essa dúvida final.

Vamos te mostrar como fazer isso.

Cultura organizacional

Você vai precisar analisar qual o tipo de cultura quer que a sua empresa siga. A gestão horizontal cultiva valores como trabalho em equipe, liderança e paixão pelo negócio, enquanto a vertical preza pelo respeito à hierarquia, crescimento, entre outros atributos.

Perfil da liderança

É preciso analisar também qual é o perfil dos gestores da sua empresa. Você acha que eles são capazes de tomar as melhores decisões para a empresa ou possuem o perfil de gestores com facilidade de manter o time alinhado e motivado?

Características do negócio

A forma como a sua empresa atua no mercado também é um quesito a ser analisado na hora de definir o tipo de gestão. Entenda também qual é o perfil dos colaboradores, a situação da relação entre as pessoas e os problemas recorrentes.

O que é Preciso Para Construir Uma Empresa de Sucesso?

Melhorar resultados, desenvolver projetos e continuidade de processos são alguns dos objetivos por trás da utilização de ferramentas de gestão. Porém, como saber qual utilizar em cada situação?

Pensando nisso, desenvolvemos a Planilha Ferramentas de Gestão, com a explicação e o modelo das 6 ferramentas principais utilizadas em empresas de todo o mundo!

Baixe agora e tenha acesso às ferramentas que vão te ajudar a atingir seus objetivos e fazer as melhores escolhas!

Pensar estrategicamente é a competência obrigatória que um empresário ou consultor precisa possuir. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

No Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Já imaginou ser capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá?

Então não perde tempo e se inscreve já no nosso Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados!

Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

planejamento de metas para empresas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Planejamento De Metas Para Empresas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.