ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o Google Data Studio?
Para que serve o Google Data Studio?
Como personalizar dashboards no Google Data Studio?
Como criar relatórios no Google Data Studio?
Seja um especialista em dados!

O que é o Google Data Studio e como utilizar os dados coletados em seu negócio?

Saiba mais sobre as funcionalidades do Google Data Studio, como personalizar dashboards e como fazer a análise de dados em seu negócio!

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
O que é o Google Data Studio e como utilizar os dados coletados em seu negócio?

O Google Data Studio é uma ferramenta que auxilia na análise de dados, de métricas e de indicadores das mídias sociais da sua empresa, elaborando estratégias necessárias em busca do sucesso de suas vendas.

É uma plataforma muito completa, que pode ser utilizada juntamente com outras ferramentas de análise e de captação de informações, além de compartilhar com outros integrantes de sua equipe a sua visualização e edição.

Continue neste artigo e confira um guia completo do Google Data Studio por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o Google Data Studio?
  • Para que serve o Google Data Studio?
  • Como personalizar dashboards no Google Data Studio?
  • Como criar relatórios no Google Data Studio?
  • Seja um especialista em dados! 

Bom aprendizado!

O que é o Google Data Studio?

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita da Google Marketing Platform utilizada para explorar os dados de seu negócio para a elaboração de estratégias de marketing para as mídias e para as redes sociais.

Ela é utilizada para a melhor visualização desses dados por meio de infográficos, tabelas e mapas, orientando os seus integrantes a tomarem decisões assertivas e a buscarem melhores resultados para a empresa.

O Google Data Studio apresenta diversos modelos de infogŕaficos, tabelas e mapas.


Todo negócio deve possuir um planejamento estratégico em busca da conversão de suas vendas. Para isso, a Voitto preparou para você a planilha Planejamento Estratégico para que você acompanhe todo o processo de crescimento de sua empresa. Baixe já!

Você sabe o que é um planejamento estratégico? Ele se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado.

Provavelmente você já ouviu falar bastante sobre isso, não é mesmo? Porém, sabemos que nem sempre é fácil gerenciar todo esse planejamento, então, pensando nisso criamos um planilha que pode te ajudar!

Faça o download agora da nossa planilha de planejamento estratégico completamente gratuita e veja como ela possibilita uma sinergia entre todas as áreas da organização.


Clique no botão e faça o download

Para que serve o Google Data Studio?

O Google Data Studio é utilizado para coletar e organizar dados necessários para o seu negócio.

Dessa forma, você confere algumas de suas funções a seguir:

  • Visualização de dados em tempo real por meio de gráficos, tabelas e mapas personalizáveis;
  • Conexão com várias fontes de dados e outras plataformas;
  • Geração de relatórios de métricas e de indicadores;
  • Interpretação de dados e formulação de estratégias de marketing;
  • Compartilhamento de insights com sua equipe e com outras pessoas;

Com o Google Data Studio, é possível o agrupamento de dados de várias fontes e a sua personalização, otimizando o tempo da criação de relatórios e possibilitando apresentações de resultados mais claras, limpas e objetivas.

Como personalizar dashboards no Google Data Studio?

O Google Data Studio transforma os dados coletados em relatórios e em painéis informativos seguindo as preferências de visualização de seu usuário: tabela, gráficos ou mapas geográficos.

O ideal é utilizar as dashboards personalizadas para cada objetivo de seu negócio, dessa forma, as informações ficarão organizadas e distribuídas de acordo com esses objetivos.

Na própria página inicial do Studio, você pode conferir alguns templates para a criação de suas dashboards:

Template para criação de dashboards no Google Data Studio.


Assim, você consegue utilizar tanto os templates já disponíveis na ferramenta como criar um do zero. Entretanto, o recomendável é utilizar um desses modelos prontos e ir fazendo as modificações necessárias.

A ferramenta também permite a fácil conexão com outras plataformas - como o Google Search Console, o Google Analytics e o Google Ads - assim como com as redes sociais - como Facebook, Twitter e Reddit.

Como criar relatórios no Google Data Studio?

Os relatórios podem ser realizados por meio de diversos gráficos e de tabelas, como gráficos de linhas, barras e pizza, mapas geográficos, gráficos de área e bolhas, tabelas de dados paginadas e tabelas dinâmicas.

Outra maneira da criação de relatórios é por meio da interatividade com os filtros de visualização e controles de período, além da utilização de links e de imagens clicáveis, textos, estilos e temas de cores.

Esses relatórios também podem ser facilmente compartilhados para sua equipe e para outras pessoas, permitindo que elas visualizem e editem em tempo real, além da possibilidade de programar disparos de e-mail periódicos.

Análise de dados

A ferramenta possibilita que o usuário explore os dados após coletá-los. Isso resulta na transformação de informações brutas em informações mais completas e significativas para o seu negócio.

O Explorador permite que você faça uma análise de dados mais aprofundada em rascunho, utilizando operações e equações matemáticas em suas variáveis e combinando os elementos visuais (tabelas, gráficos e mapas).

Vale lembrar que não adianta ter uma plataforma potente como essa se não houver uma estratégia consistente para o seu negócio. É essencial que a sua marca trace indicadores de desempenho eficientes para serem acompanhados.

Com a estratégia sendo compartilhada e seguida corretamente, os processos produtivos também são compreendidos e as decisões são tomadas de maneira assertiva, aumentando também a produtividade de sua equipe.

Na prática

A utilização do Google Data Studio se inicia com a criação ou com a escolha de uma conta Google para realizar o login. Em seguida, na página inicial, clique no botão “criar” e aparecerá três opções: relatório, origem de dados e explorador.

Primeiro passo para o Google Data Studio.


Para a criação de um relatório, é necessário primeiro definir qual será a origem dos dados desse relatório, ou seja, quais serão as plataformas utilizadas para essa coleta. O Google oferece 21 opções para a escolha e a mescla à sua necessidade.

Segundo paso para o Google Data Studio.


Em seguida, é necessário escolher um template ou um documento em branco para a geração do relatório, escolhendo quais serão essas origens de dados. Caso ainda tenha dúvidas em relação aos dados, o ideal é utilizar o Explorador inicialmente.

Terceiro passo para o Google Data Studio.


Na barra superior do documento estarão todas as funcionalidades disponíveis para a geração do relatório - gráficos, tabelas, mapas e indicadores.

Caso seja necessário o compartilhamento para sua equipe ou para outra pessoa, é possível convidá-las para editar em tempo real com você ou documento, assim como programar um disparo de e-mails ou fazer download do relatório completo.

Quarto passo para o Google Data Studio.

Seja um especialista em dados! 

Se este artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog Voitto.

Além disso, a Voitto também preparou para você o curso de Formação em Cientista de Dados. Com ele, você se desenvolverá como profissional dos dados e aprenderá o essencial sobre o assunto. Acesse a nossa plataforma e confira!

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

marketing e vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.