ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é hepatite?
Quais as características dos casos que vêm acontecendo na Europa?
Veja outras notícias do momento com a Voitto!

Casos de hepatite infantil se espalham pela Europa

Saiba como estão sendo os casos de hepatite infantil na Europa EUA e quais são as principais características dessa infecção.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Casos de hepatite infantil se espalham pela Europa

Nos últimos tempos, tem crescido o número de casos de hepatite infantil aguda espalhados pela Europa e pelos Estados Unidos. Somente no Reino Unido, até o dia 8 de abril, foram registrados 74 casos.

Apesar de nenhuma morte ainda registrada, desse número, ao menos seis tiveram a necessidade de passar por um transplante de fígado, segundo afirmação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, a origem da infecção ainda é desconhecida e está sendo investigada.

Na última terça, 19, O ECDC (Centro Europeu para o Controle e a Prevenção de Enfermidades) anunciou que dentro dos países europeus, além do Reino Unido, os casos confirmados se encontram na Dinamarca, Irlanda, Holanda e Espanha. 

Por enquanto, de acordo com a OMS, a orientação é de não restrição de viagens para os países até então mencionados, e ressalta que a prioridade número 1 é encontrar a causa desses casos.

A maior preocupação é o fato de que a hepatite infantil pode acarretar em problemas graves de saúde, inclusive podendo ser fatal. 

Continue a leitura deste artigo para ver em mais detalhes as características dessa doença e como estão sendo os casos que vêm acontecendo nos seguintes tópicos:

  • O que é hepatite?
  • Quais as características dos casos que vêm acontecendo na Europa?
  • Veja outras notícias do momento com a Voitto!

Vamos lá!

O que é hepatite?

A hepatite é qualquer inflamação no fígado que pode ter causas diversas, desde uma série de vírus até outros agentes não infecciosos. Hoje, existem 5 tipos diferentes de vírus: A, B, C, D e E.

Apesar de todas as causas terem como resultado a doença hepática, elas se distinguem por diversos fatores, como modo de transmissão, gravidade da doença, distribuição geográfica, entre outros.

Segunda a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, os sintomas mais comuns experienciados por alguém que contrai a doença são os seguintes:

  • Urina escura;
  • Fezes brancas ou acinzentadas; 
  • Comichão na pele;
  • Olhos e pele amarelados (icterícia);
  • Dores musculares e nas articulações; 
  • Cansaço
  • Perda de apetite; 
  • Dores de barriga.

Agora que já entendeu melhor a respeito dessa enfermidade, vamos te contar porque os novos casos na Europa estão sendo tão alarmantes! Veja só:

Quais as características dos casos que vêm acontecendo na Europa?

A principal informação a respeito dos recentes casos é o fato de que não se sabe exatamente qual é sua origem. Ao menos no Reino Unido, testes laboratoriais realizados já descartaram a possibilidade de ser qualquer um dos vírus existentes, ou seja, A, B, C, D e E.

Dentre esses casos, em muitos deles foi identificada uma infecção por adenovírus, ou ainda, pelo vírus que causa a covid-19. 

Contudo, o papel deles no desenvolvimento dos casos de hepatite ainda não está claro, e nenhum outro risco epidemiológico até então foi identificado. 

Além do mais, a Agência garante que não existe uma relação entre a infecção e as vacinas contra o SARS-CoV-2, já que nenhum dos casos registrados havia sido imunizado.

Até então, a população atingida tinha entre 2 a 5 anos de idade, mas também foram encontrados pacientes até os 16. O quadro em que essas crianças se encontram é agudo, apresentando icterícia na maioria dos casos.

Para descobrir a origem das infecções, estudos estão sendo feitos, analisando o histórico de exposição dos pacientes e fazendo testes toxicológicos e virológicos/microbiológicos.

A única forma de prevenção conhecida e que está sendo orientada a pais e responsáveis é seguir o básico: medidas básicas de higiene, como lavar as mãos e manter uma higiene respiratória.

Veja outras notícias do momento com a Voitto! 

Se você chegou até aqui, com certeza gosta de ler as notícias mais recentes do mundo saúde, e por isso, trouxemos outra muito interessante para você!

Atualmente, cientistas estão tentando fazer com que a dose de antibióticos no futuro seja única para tratar infecções bacterianas, e assim facilitar a vida de muita gente!

Leia mais a respeito dos antibióticos sintéticos clicando agora mesmo aqui! 

Também, não se esqueça de nos acompanhar em nosso Google News, disponível a sua esquerda, e de se inscrever em nossa Newsletter para receber nossos artigos mais populares diretamente em sua caixa de email! Até a próxima!

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

planejamento de carreira medica

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Planejamento De Carreira Médica

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.