ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é heurística?
Qual a importância da heurística?
Quais são os tipos de heurística?
Saia da sua zona de conforto!

Descubra o que é heurística e conheça seus principais tipos

Entenda o que é a heurística, qual é a sua importância para os negócios atuais e quais são os seus tipos empregados com maior frequência.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Descubra o que é heurística e conheça seus principais tipos

Diversas vezes, nós seres humanos tomamos decisões de forma inconsciente e intuitiva, muitas vezes até mesmo por meio do chamado bom senso. A estratégia chamada de heurística é a responsável por essas decisões. 

Originada da palavra grega “heuristiké”, que significa a arte de descobrir, a heurística representa como as pessoas simplificam o entendimento de questões complexas, de forma a ajudar na resolução de problemas.

É um conceito que há muito vem sendo estudado, e hoje está sendo aplicado em áreas que lidam diretamente com o comportamento humano e suas possíveis decisões.

Assim, prossiga na leitura deste artigo para entender melhor sobre a heurística, se aprofundando nos seguintes tópicos:

  • O que é heurística?
  • Qual a importância da heurística?
  • Quais são os tipos de heurística?
  • Saia da sua zona de conforto!

O que é heurística?

Heurística é uma espécie de “atalho mental” tomado por nosso cérebro que possui como finalidade resolver problemas, ou ainda, realizar julgamentos de forma mais veloz e eficiente.

De maneira que, não precisamos repensar determinadas informações todas as vezes que executamos ações ou comportamentos repetidamente.

Sendo assim, esse atalho é tomado de modo inconsciente e intuitivo, e se baseia na experiência, no modo de pensar, na criatividade e na imaginação de um indivíduo.

Além disso, o motivo de recorrermos a heurística é que o cérebro humano possui a capacidade de processar um número limitado de informações. Dessa forma, fazendo o uso dessa tática, otimizamos o tempo utilizado no processo de tomada de decisão.

Assim, o tempo que é otimizado pode ser útil em várias situações do dia a dia. Porém, algumas heurísticas podem levar o ser humano a cair em determinados vieses cognitivos. 

Alguns pesquisadores se tornaram referência quando se trata de estudos nessa área, são eles: Daniel Kahneman, Amos Tversky e Richard Thaler. 

O primeiro é um cientista que se dedicou a estudar o comportamento do ser humano, ganhando inclusive o Prêmio Nobel de Economia em 2002.

Já os dois segundos são psicólogos que tornaram a heurística conhecida nas décadas de 70 e 80.

E qual é a importância desses atalhos tomados pela mente humana? É o que você vai descobrir logo a seguir!

Mas antes, que tal conhecer processos para te ajudar nas escolhas?

Você quer aprender a tomar melhores decisões a partir da realização de uma análise de risco? Temos aqui a sua solução!

Com a nossa planilha de Planilha de Análise de Risco e Matriz de Decisão, você terá acesso a uma estrutura prática e interativa que te permite categorizar as possibilidades por riscos e vantagens, facilitando assim sua análise de riscos e a sua tomada de decisão.

Não vai perder essa oportunidade não é mesmo? Então clique no botão abaixo e faça já o seu download!

Planilha Análise de Risco e Matriz de Decisão

Qual a importância da heurística?

Como o conceito da heurística está muito relacionado com o comportamento humano, ela pode ser considerada de grande importância para o marketing, a experiência do usuário e o design.

Com a aplicação dos diferentes tipos de heurística, é possível aumentar a conversão de leads, já que esses atalhos mentais são capazes de incentivar a tomada de decisão dos mesmos.

Vamos agora entender quais são os principais tipos de heurística existentes no tópico a seguir.

Quais são os tipos de heurística?

São diversos os tipos de heurísticas que são utilizadas enquanto realizamos processo cognitivos ao longo da vida. Aqui, abordaremos os principais, que são empregados com maior frequência.

São eles:

Disponibilidade

A heurística de disponibilidade diz respeito à tomada de decisão baseada na facilidade de trazer algo à mente. 

Ou seja, ao tomar uma decisão, podemos lembrar de vários exemplos que são relevantes para o problema em questão. Assim, como eles são alcançáveis rapidamente na memória, você passa a julgá-los como resultados mais comuns.

Desse modo, ela é utilizada para estimar a probabilidade de eventos, a frequência de certa categoria ou ainda, a associação entre fenômenos.

Representatividade

O atalho da representatividade está relacionado com a tomada de decisão a partir da comparação de uma situação atual com algum protótipo mental que seja mais representativo. 

Ou seja, nessa heurística, o cérebro busca reconhecer situações semelhantes e compará-las, emitindo então um julgamento e estereotipando a situação.

Por exemplo: Uma pessoa compra um celular super moderno. A última vez que você viu alguém com esse celular, era alguém rico. O cérebro então conclui que a pessoa que realizou a compra também é uma pessoa rica.

Afeto

A heurística do afeto compreende a realização de escolhas que são influenciadas por emoções que o indivíduo está experienciandoquando as realiza.

Assim, se uma pessoa está experimentando emoções negativas, é provável que, ao realizar uma escolha, ela foque nas desvantagens e riscos dessa decisão, e não em seus benefícios. Também, ocorre exatamente o contrário quando está de bom humor.

Ancoragem 

Na heurística da ancoragem, os indivíduos são influenciados pelas informações e números recebidos em um tempo recente quando julgam certa situação, usando-os para fazer estimativas ou tomar decisões.

Num estudo realizado por Tversky e Kahneman, eles pediram aos participantes para girar uma roleta que sorteava números entre 0 e 100. Depois do sorteio, pediram que respondessem certas perguntas, e foi observado que os números sorteados influenciaram a resposta dos participantes.

Para uma pergunta, por exemplo, “quantos países africanos eram membros da ONU”, quanto maior o número sorteado, maiores eram suas respostas, e vice-versa.

Dessa forma, eles concluíram que as pessoas realizam estimativas a partir de um valor inicial, o ajustando para chegar em suas respostas finais.


Por fim, neste artigo você viu que a heurística diz respeito às decisões tomadas de forma inconsciente. Mas e as decisões que tomamos conscientemente? Você sabe a melhor forma para chegar na resolução de um problema? 

Se ainda precisa aprimorar essa habilidade, não se preocupe! Aqui na Voitto temos a solução que foi desenvolvida pensando especialmente em você!

Saia da sua zona de conforto!

Inscreva-se agora no curso de Criatividade e Resolução de Problemas e inove sua carreira!

Você tem algum problema que não consegue resolver? Você acredita não ter o dom da criatividade? Com a criatividade aliada à resolução de problemas você é capaz de identificar um problema e gerar soluções inovadoras, mudando a forma de olhar para as situações em qualquer âmbito.

Este treinamento conta com os passos fundamentais para identificação de um problema e construção de soluções, tanto no cotidiano quanto no trabalho, apresentando ferramentas como Brainstorming Reverso, Design Thinking, Design Sprint e Lean Inception de forma prática e dinâmica.

Se você deseja inovar na resolução de qualquer problema, essa capacitação é para você! 

criatividade e resolucao de problemas

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

criatividade e resolucao de problemas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Criatividade E Resolução De Problemas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.