CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é uma História de Usuário (user story)?
O que é a Técnica INVEST?
Oportunidade Única!
Qual o Papel da Técnica INVEST na user Story do Scrum?
Quer Saber Mais Sobre a Técnica INVEST?

Você Sabia que a Técnica INVEST pode te Auxiliar a Criar Ótimas Histórias de Usuário?

Entenda melhor do que se trata a técnica INVEST e como pode utilizá-la em seu time Scrum de maneira favorável ao seu negócio!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Você Sabia que a Técnica INVEST pode te Auxiliar a Criar Ótimas Histórias de Usuário?

A técnica INVEST se trata de uma lista com as qualificações necessárias para uma boa história de usuário (user story/user stories). A história de usuário é muito utilizada em times Scrum, para descrever de maneira simples qual é o objetivo que o usuário final quer chegar.

O Scrum faz parte das metodologias ágeis, uma maneira de gestão para seu negócio que se baseia em agilidade e tem foco na agregação de valor para o cliente, portanto, no Scrum o projeto gira em volta do cliente e das suas vontade.

A técnica INVEST é uma técnica que auxilia na criação das histórias de usuário, tais histórias são importantes para a metodologia SCRUM, portanto, é uma ótima maneira de melhorar seu time!

Como já dito, a técnica INVEST são critérios de aceitação para criação de boas histórias e boas histórias agregam valor ao projeto, que por sua vez agrega valor aos usuários e é por isso que ela é tão especial. Para entender melhor todos os conceitos este artigo está dividido nas seguinte etapas:

  • O que é uma história de usuário (user story)?
  • O que é a técnica INVEST?
  • Qual o papel da técnica INVEST na user story do Scrum?
  • Quer saber mais sobre a técnica INVEST?

O que é uma História de Usuário (user story)?

A história de usuário (user story) é literalmente uma história curta que irá descrever com linguagem simples e direta quais são as necessidades do usuário. Fala sobre a meta que o usuário quer cumprir.

De maneira coloquial, é descrito com alguns detalhes o problema que o usuário quer resolver, como resolver e qual o benefício disso. Portanto, é uma história que irá apoiar o projeto de maneira simples, transmitindo informações importantes de maneira mais informal.

A user story é de extrema importância para conectar os desenvolvedores do projetocom as dores do cliente, do usuário, pois traz uma visão mais humanizada, próxima do cliente e assertiva.

Mas o que é e onde entra a técnica INVEST na história de usuário? Leia a seguir.

O que é a Técnica INVEST?

O acrônimo INVEST significa as palavras Independente, Negociável, Valioso, Estimável, Pequeno e Testável, qualidades que devem estar aplicadas no desenvolvimento de uma história de usuário, além de um trocadilho com a palavra investir.

Para melhor compreensão destes critérios, será explicado cada item separadamente.

Independent (independente)

O termo independente se refere a ser uma user story independente de outras, ou seja, que não depende de outras ações para acontecer. Ser uma ação isolada, se possível.

Negotiable (negociável)

Ser negociável está ligada à essência da história, pois o que é importante para a user story é sua essência, sendo os detalhes negociáveis com o Product Owner e seguindo indicações do Scrum Master.

Valuable (valioso)

Essa é uma das principais funções de uma história de usuário, ela precisa agregar valor. Sendo assim, para ser considerada uma boa história precisa agregar valor ao produto final e principalmente ao cliente, caso contrário não faz sentido sua existência.

Estimable (estimável)

Outra característica de extrema importância é ser estimável, em diversos sentidos como tempo, agregação de valor, custo de mão de obra, entre outros… Para isso é necessário ter detalhes o suficiente para ser possível estimar métricas.

Small (pequeno)

Geralmente é aconselhável criar todas histórias de usuário que possam ser resolvidas em uma única sprint, portanto, ser pequeno é importante para realizar isso. Além disso, seu tamanho também influencia no objetivo de ser simples e direta. 

Testable (testável)

Ser testável é importante para que no fim da sprint seja possível avaliar se a user story foi concluída ou não, para isso é importante adicionar características na história que possibilitam comparação ou teste.

Oportunidade Única!

Agora que entendeu a ideia geral da técnica INVEST, está na hora de esclarecer:

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Qual o Papel da Técnica INVEST na user Story do Scrum?

Como já mencionado,a user story serve para auxiliar no processo de desenvolvimento da sprinte por isso precisa ser muito clara e concisa, sendo assim, utilizar a técnica INVEST pode fazer muita diferença na assertividade da sua história, o que colabora com um produto final de qualidade.

A história é  criada exatamente para passar uma imagem mais informal e fácil de entender de um certo objetivo/vontade do cliente. É uma maneira de conectar o desenvolvimento com a real vontade do usuário.

Utilizar a técnica INVEST e conferir se todas qualidades foram cumpridas, garante que a user story terá o maior grau de assertividade possível, conectando de forma efetiva o desenvolvedor e o usuário.

E conectar efetivamente esses dois pontos é de extrema importância para o time Scrum, pois ser assertivo, ágil e ter como foco as vontades do cliente é o que caracteriza um time.

Portanto, a técnica INVEST auxilia a criação de uma boa história de usuário que por consequência ajuda o time Scrum a funcionar de maneira correta e a satisfazer suas metas com maior êxito. Achou interessante? Quer aprender mais sobre essa técnica?

Quer Saber Mais Sobre a Técnica INVEST?

Como já deu para perceber a técnica INVEST é uma lista que auxilia na criação de uma boa história de usuário, que se trata de uma das estratégias utilizadas na metodologia Scrum.

O Scrum é baseado em métodos ágeis para gestão de projetos, suas aplicabilidades são inúmeras e suas vantagens são melhores ainda. O grupo Voitto possui muito material gratuito sobre esse assunto e também um curso especial e completo de Scrum para você. 

Não perca essa oportunidade de melhorar cada vez mais sua empresa e seu currículo!

[Vídeo] Workshop SCRUM para Gestão ágil de Projetos

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Programa de Aceleração de Carreiras

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.