ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é a ID Jovem?
Quais são os benefícios da ID Jovem?
Como emitir a ID Jovem?
Como funciona a ID Jovem para viajar?
É possível ser excluído do programa de ID Jovem?
Vem aprender mais com a Voitto!

Aprenda o que é a ID Jovem e conheça seus benefícios para quem ama viajar!

Este artigo irá te ajudar a entender sobre a ID jovem, apresentar quais seus principais benefícios além de te ensinar como solicitar a sua!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é a ID Jovem e conheça seus benefícios para quem ama viajar!

Se você é jovem e deseja fazer uma viagem para fora do seu estado de maneira gratuita, ou se não, participar de eventos artísticos culturais, assistir o show de seu artista favorito pagando meia-entrada, saiba que é possível através da ID Jovem (Identidade Jovem).

Segundo o IBGE, o Brasil é um país que possui cerca de 50 milhões de jovens com idades entre 15 e 29 anos, e o estatuto da juventude lançado em 2016 pelo ex-presidente da república Michel Temer, diz que é parte do governo brasileiro garantir a todos cultura e lazer.

E para ajudar você a entender melhor sobre como funciona a ID jovem, separamos alguns tópicos neste artigo, sendo eles:

  • O que é a ID Jovem?
  • Quais são os benefícios da ID Jovem?
  • Como emitir a ID Jovem?
  • Como funciona a ID Jovem para viajar?
  • É possível ser excluído do programa de ID Jovem?

Vamos à leitura?

O que é a ID Jovem?

A ID Jovem é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude que viabiliza aos jovens de baixa renda a entrada em eventos artísticos e também viagens interestaduais de maneira gratuita.

O intuito do governo com essa iniciativa é garantir que os jovens tenham acesso a eventos relacionados à cultura e também ao lazer, exercendo desta forma, os direitos previstos no Estatuto da Juventude (SNJ).

Só em 2020, por exemplo, foram emitidos cerca de 1 milhão de carteirinhas.

O governo de nosso país  tem voltado os olhos para os jovens cada vez mais, a exemplo disso, recentemente o governo anunciou que irá lançar um programa para a capacitação de jovens, buscando prepará-lo para o mercado de trabalho e que contará com uma remuneração de 600 reais aos beneficiários.

Quem tem direito a ID Jovem?

Segundo o Governo Brasileiro, a ID Jovem pode ser requisitada por jovens com idades de 15 a 29 que pertençam a uma família que tenha renda familiar mensal de até dois salários mínimos e, também, estejam inscritos no cadastro único do Governo Federal.

Quais são os benefícios da ID Jovem?

Existem vários benefícios para quem possui a identidade jovem, alguns que são conhecidos pela maioria das pessoas e alguns que poucos conhecem, sendo assim, vamos detalhar cada um deles abaixo:

Benefícios de meia-entrada em eventos artísticos

Essa é uma ótima dica para quem deseja economizar dinheiro! Este benefício garante ao jovem um desconto de 50 por cento do valor cobrado para todo o público em diversos eventos, como por exemplo: circo, cinema, teatro, parque de diversão, shows, eventos artísticos culturais e esportivos.

Viagens entre estados de maneira gratuita

O jovem que possui o documento, tem a oportunidade de viajar de graça de um estado para o outro. Vale ressaltar, que o benefício vale apenas para viagens interestaduais e não intermunicipais.

E aqui vai mais uma dica: aproveite esta viagem e se hospede em um airbnb, além de você estar junto a um morador local, o aplicativo costuma ser mais barato do que hotéis tradicionais.

Este dinheiro economizado poderá ser muito útil para ser aplicado por exemplo em investimentos de renda fixa ou de renda variável.

Inscrição do ENEM gratuita

A ID Jovem, permite ao cidadão que está concluindo o ensino médio o direito de realizar a sua inscrição do ENEM de maneira totalmente gratuita! Hoje a taxa cobrada é de 85 reais e o usuário do benefício fica isento desta.

Gratuidade na carteira de identificação estudantil

Além de tudo que foi apresentado, a identidade jovem também permite ao usuário que é estudante, solicitar sua carteira estudantil de maneira gratuita.

É possível que a carteira estudantil seja expedida por escolas, universidades ou entidades representativas do estudante.

Algo que confunde algumas pessoas na hora de solicitar seu documento, é que para ter acesso a identidade jovem é preciso ser estudante, porém isso não é verdade!

Não é preciso ser estudante para solicitar a ID Jovem!

Como emitir a ID Jovem?

O primeiro passo para ter acesso a ID jovem é se inscrever no CadÚnico. Caso você ainda não seja inscrito, vamos te ajudar com essa!

Com seus documentos pessoais, dados da sua família e também um comprovante de residência em mãos, basta ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e solicitar seu Cadastro único.

Após 45 dias você estará apto a emitir sua ID jovem.

Agora, passados os 45 dias e com o CadÚnico realizado, basta acessar o site oficial do programa e registrar os seguintes dados:

  • Nome completo
  • Nome completo da mãe
  • Data de nascimento
  • Número de identificação social NIS

Também é possível realizar seu cadastro através do aplicativo para celular ID Jovem 2.0, nele, além de poder realizar o cadastro, o usuário também pode gerar e apresentar o documento que possibilita acesso aos benefícios de maneira virtual.

Como funciona a ID Jovem para viajar?

Cada trecho de ônibus interestaduais possui 4 passagens reservadas para os jovens que possuem o ID jovem. As duas primeiras são gratuitas, e quanto ocupadas, as outras duas saem pela metade do preço.

Não existe um limite de viagem, porém é necessário haver disponibilidade no trecho de um estado para o outro. Sendo assim, você pode viajar quantas vezes quiser enquanto o documento ainda estiver válido.

Para ter acesso a passagem, basta ter em mãos a ID jovem de maneira física ou digital e seu documento de identidade e ir até o guichê da empresa que está oferecendo a viagem com pelo menos 3 horas de antecedência da partida do ônibus e solicitar a sua.

É possível ser excluído do programa de ID Jovem?

Sim, é possível! Todos os brasileiros que possuem o cadastro único e têm o número de identificação social (NIS), possuem seu nome registrado por 24 meses no banco de dados do governo.

Sendo assim, a cada 24 meses, é necessário fazer uma atualização. Para realizar a atualização é muito simples, basta ir até um CRAS e solicitar a atualização da mesma forma que foi feito para criar o cadastro único.

Vem aprender mais com a Voitto!

Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal.

Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.

Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!

Banner do Kit de Planilha

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.