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Qual é a função do sono?
Qual é a importância do sono para o nosso organismo?
Quais são os fatores que influenciam e alteram o sono?
Dicas para ter uma boa noite de sono!

Você sabe qual é a função e a importância do sono em nosso organismo? Saiba mais!

Entenda agora mesmo como o sono pode impactar o nosso dia a dia, e alterar algumas características do nosso metabolismo, mente e corpo!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabe qual é a função e a importância  do sono em nosso organismo? Saiba mais!

Você já percebeu que quando você tem uma noite mal dormida, você acaba se perdendo em toda programação do seu dia,  e alterando todo seu humor e energia?  Pois é, o sono é muito importante, e influencia tudo isso e muito mais!

Isso acontece simplesmente porque o nosso corpo chega ao nosso limite!  A nossa mente, e corpo humano como um todo, sempre dá um sinal para avisar que está próximo a hora do descanso!

Isso acontece porque não funcionamos como uma máquina,  não é só desligar em uma tomada ou trocar a bateria! Somos seres complexos, necessitamos do sono e de outras reposições como alimentação,  para revigorar a energia para o próximo dia!

Durante o sono, são exercidas funções muito importantes no nosso sistema,  e esse momento deve ser respeitado para que problemas maiores não aconteçam,  e também para manter e regular o nosso organismo da forma adequada!

Continue a leitura para entender mais sobre esse tema e descobrir sobre os seguintes tópicos:

  • Qual é a função do sono?
  • Qual é a importância do sono para o nosso organismo?
  • Quais são os fatores que influenciam e alteram o sono?
  • Dicas para ter uma boa noite de sono!

Vamos lá? Olhos bem abertos para começarmos a nossa leitura!

Qual é a função do sono?

O sono tem um papel muito importante em nosso organismo, pois ele consegue realizar algumas atividades enquanto estamos descansando,  para que seja alcançado tanto o equilíbrio metabólico, quanto emocional e psíquico!

E aí então,  durante esse momento o nosso corpo trabalha para repor as energias e regular nosso metabolismo, para que no dia seguinte você consiga levantar com bom humor, com a cabeça leve, e pronto para iniciar as atividades!

Antes de iniciarmos de fato o sono, ele participa de 5 estágios ou fases, para se completar totalmente, e durante isso, existem alguns fenômenos ocorrendo, como o fortalecimento imunológico, liberação de alguns hormônios, entre outros.

Por isso, estabelecer uma rotina e uma alimentação saudável, por exemplo, são fatores que influenciam diretamente na nossa qualidade do sono! E seguir esses requisitos é um super combo para sua saúde e bem-estar!

Antes de falarmos um pouco mais sobre esse assunto, você sabe como tem andado sua saúde emocional? Sabe qual é a importância de manter o controle do seu emocional? Pensando nisso, separamos esse teste para te ajudar a entender como você está se saindo nesse quesito!


Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

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Vamos agora entender especificamente, qual é a importância do sono para o nosso organismo?

Qual é a importância do sono para o nosso organismo?

A vida inteira ouvimos que devemos dormir pelo menos 8 horas por dia,  isso é uma verdade! Esse é o tempo recomendado, mas pode variar, afinal, temos levar em consideração alguns fatores, como idade, estado de saúde e outros.

Por exemplo, os bebês, eles dormem muito mais do que um adulto,  afinal ele conta com esse período  para o seu desenvolvimento, já as pessoas com mais idade, algumas têm mais dificuldade em dormir, outras não…

O sono atua diretamente na nossa qualidade de vida, e  impacta o nosso humor, nossa energia, nosso trabalho,  nível de estresse,  relacionamentos,  entre outros. Além disso, ele pode influenciar no surgimento de diversas doenças.

As doenças mais ocasionadas em detrimento do sono são:  obesidade,  diabetes,  doenças cardiovasculares,  hipertensão,  alterações  imunológicas, transtornos mentais, perda da memória, depressão, e resfriados constantes.

Como já mencionamos, durante  o processo do sono,  têm-se algumas fases para completar todo o ciclo,  e agora veremos melhor cada uma delas:

Fase 1: meio termo

Essa é a primeira fase,  é o momento que você inicia o seu sono, portanto nesse momento você ainda não está nem totalmente acordado nem dormindo! Você consegue perceber o corpo mais relaxado e a respiração um pouco mais lenta.

Fase 2: transição

Esse é o momento que você inicia o sono mais leve e aqui você consegue perceber a temperatura diminuindo e o ritmo cardíaco e respiratório também!

Fase 3: início do sono profundo

Nesse momento o seu corpo e mente já estão preparados para iniciar o sono profundo.

Fase 4: liberação de hormônios

Agora você já está no sono profundo e o seu organismo começa a liberar os hormônios que estão ligados ao crescimento e também a recuperação das células e dos órgãos.

Fase 5: sonhos

Essa é a última fase, e é apenas nela que você começa a sonhar!  O cérebro inicia uma espécie de limpeza em sua memória,  e ele trabalha para manter as informações que considera importantes, acontece também o descanso profundo.

Além disso, especialistas alegam que o sono é dividido em duas fases: o sono não-REM e o sono REM, no qual,  dos estágios 1, 2, 3, e 4 são considerados sono não-REM, e o último estágio, o 5,  considerado sono REM.

Agora que você já sabe quais são todas as fases que compõem o sono,  vamos descobrir quais são os fatores que influenciam e podem alterar ele? Continue a leitura!

Quais são os fatores que influenciam e alteram o sono?

Você tem se dedicado a uma boa noite de sono? Ou antes desse momento, você por exemplo fica mexendo no celular,  assistindo TV… Tem-se dedicado às práticas de exercícios físicos, ou vem realizando uma boa alimentação?

Repita isso em voz alta e responda para si mesmo! 

Existem alguns fatores que influenciam diretamente na qualidade do sono,  e reconhecer quais são as atividades e hábitos bons e ruins, é essencial para conseguir traçar novas metas e mudanças.

O sono acontece muito antes daquele momento que você se deita em sua cama,  e até mesmo o clima ou ambiente minutos antes de você se deitar pode interferir no desenvolvimento do seu sono naquela noite!

Basicamente tudo influencia! Seja o alimento que você ingeriu na janta,  aquela corridinha no parque você não deu, ou aquela “dr” que teve com seu parceiro… É literalmente, desde o minuto que você acorda, até deitar a cabeça no travesseiro!

Esses são alguns quesitos básicos e podem determinar e influenciar a sua qualidade do sono nas pessoas, e consequentemente interferir em tudo no seu próximo dia!

Por isso, separamos algumas dicas para você entender como você pode incorporá-la ao seu dia a dia e melhorar tudo isso! Bora lá?

Dicas para ter uma boa noite de sono!

Existem diversos fatores que podemos adequar e controlarpara nos proporcionar um bom sono! Seja a alteração da quantidade de horas dormidas para as pessoas que dormem menos, diminuição daquelas que dormem muito, são tantas…

Separamos algumas dicas para te ajudar, afinal isso vai nos beneficiar diretamente,  pois somos nós quem sofremos as consequências,  ou percebemos os  pontos positivos, e só nós podemos alterar isso!

São elas:

  • Alimentação saudável;
  • Ambientalização e higiene do sono;
  • Manter uma rotina saudável;
  • Criar um clima para iniciar o sono, diminuindo a luz por exemplo;
  • Criar uma rotina para o seu sono;
  • Não invadir os momentos do sono  tentando fazer aquela atividade que está atrasada;
  • Não ultrapassar os seus limites se forçando a ficar acordado até tarde;
  • Não consumir alimentos como café, canela, açúcar por exemplo,  que são alimentos que espantam no sono;
  • Evitar vícios;
  • Evitar dormir durante o dia;
  • Não praticar atividade física  próximo ao período do sono;
  • Criar hábitos aconchegantes para si,  incentivando e aproveitando todo o período pré sono; 
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas próximo do seu momento de sono.

Comece hoje mesmo a colocar em prática essas dicas! Você não precisa ser ambicioso a ponto de querer mudar tudo do dia para noite,  vá inserindo aos poucos, seja adotando mini-hábitos e fortalecendo-os por exemplo.

Pessoas que dormem bem, se sentem muito melhor ao acordar,  dispostas e super afim de aproveitar o seu dia dando o seu melhor nas suas atividades e realizando um bom relacionamentocom aqueles que o rodeiam!

Além disso você vai estar favorecendo a todo seu organismo e a sua saúde,  aumentando sua qualidade de vida e consequentemente quantidade!  quem aí não quer prolongar alguns anos não é mesmo?

Finalizamos o nosso conteúdo aqui! Agora é com você, bora colocar tudo em prática? Além disso, não deixe de acompanhar a Voitto aqui no blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
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Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

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