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Primeiramente: o que são Indicadores de Marketing Digital?
Presente para você!
Entenda a Ferramenta
Indicadores Gerais
Já conhece as principais funções do Excel?

Como realizar análise de indicadores de marketing digital utilizando o Excel?

Baixe agora uma planilha completa que ensina como gerenciar alguns dos seus indicadores de marketing digital e conquiste novos leads para o seu negócio!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como realizar análise de indicadores de marketing digital utilizando o Excel?

Não é nenhum segredo o grande poder que as estratégias de marketing têm de conquistar novos leads para uma empresa e o Marketing Digital, tornou os resultados deste processo exponenciais. Para mensurar os ganhos desta ferramenta, utilizam-se métricas de performance e indicadores de Marketing Digital.

Esses números, quando contextualizados, podem mostrar quais estratégias de marketing estão contribuindo ou não para os resultados da sua empresa.

Para te ajudar a ter um maior controle sobre o retorno do seu investimento em Marketing, desenvolvemos uma planilha com quatro exemplos de indicadores de marketing digital: SEO Site, SEO Blog, Redes Sociais e E-mail Marketing.

A seguir, falaremos um pouco sobre cada indicador e como é importante acompanhá-los para verificar a evolução das suas ações na web. Confira!

Primeiramente: o que são Indicadores de Marketing Digital?

Para entender os Indicadores de Marketing Digital, primeiramente precisamos definir o que é Marketing Digital: o conjunto de todas as ações de uma empresa, realizadas por meios e canais digitais, com o intuito de atrair novos clientes, networking e oportunidades e negócios.

O Marketing Digital está cada vez mais presente dentro das empresas em diversas frentes e uma de suas principais vantagens é a facilidade em mensurar resultados.

Essa mensuração de dados é realizada através de Indicadores de Marketing Digital, ou KPIs (Key Performance Indicator), termo utilizado pelos profissionais da área.

Agora que você já entendeu o que são os Indicadores de Marketing Digital e para que servem, é hora de botar a mão na massa!

Presente para você!

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


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Entenda a Ferramenta

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Clique no Título dos gráficos para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a respectiva aba.

Os gráficos apresentados são uma síntese e resumem os valores cadastrados nas abas anteriores. Os resultados dos indicadores de marketing presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Gráficos de Indicadores de Marketing Digital

Cadastro de Dados

Os dados devem ser cadastrados nas células em branco das planilhas. As células coloridas na cor cinza contêm fórmulas e são de preenchimento automático, portanto, não devem ser alteradas.

Os dados que deverão ser cadastrados nas abas SEO Sites, SEO Blog, Redes Sociais e Email Marketing deverão ser distribuídos ao longo do ano.

SEO Sites e SEO Blog

O significado de SEO é Search Engine Optimization que em português seria uma Otimização do Site/Blog de forma que o mesmo apareça como um dos primeiros resultados da pesquisa do Google.

O SEO depende de fatores internos como a estruturação do site/blog e externos como links de outros sites/blogs que apontam para o seu site/blog. A consequência de um bom gerenciamento dos indicadores de marketing SEO leva a um maior número de visitas, consequentemente maior abrangência do seu marketing.

Indicadores de SEO Site


Número de Visitas: número de visitas que o site recebeu em cada mês durante o ano

Variação:é uma métrica da variação do número de visitas do mês atual comparado com o mês anterior

Bounce Rate: é baseado em quantas pessoas visitam uma única página dividido pelo número total de visitantes do site

Páginas por Visita: (média de páginas por sessão), exibe o número médio de páginas visualizadas durante uma visita ao site

Duração Média das Visitas: tempo médio de duração da sessão

Taxa de Conversão: essa métrica mostra a porcentagem de visitas que resultaram em uma conversão para uma meta pré-estabelecida

Backlinks: são links presentes em outros sites e que apontam para o seu. Levando em consideração este aspecto podemos chegar à conclusão de que quanto mais backlinks seu site possuir, melhor ele será visto pelo Google, que o indexará em melhores posições e consequentemente será visitado por mais pessoas

Domain Authority: é um dos indicadores de marketing mais importantes usados por sites de busca para classificar o seu site. Em outras palavras, é usado para ver o quão confiável é o seu site comparado com outros da sua concorrência, ou qualquer outro que apareça durante uma busca da sua palavra-chave principal.

Indicadores de SEO Blog


Os parâmetros contidos no quadro SEO Blog são semelhantes aos do quadro SEO site explicados anteriormente.

Redes Sociais e Email Marketing

O sucesso das redes sociais gera também grande abrangência de marketing, principalmente através do Twitter e do Facebook.

Esta abrangência, principalmente em cima do público de jovens e jovens adultos, pode ser mediada através de indicadores de marketing como o número de likes (curtidas) ou followers (seguidores).

O Email Marketing, com suas newsletters ou emails de notícias e promoções, abrange um público mais heterogêneo, com pessoas das mais diferentes idades e profissões.

Indicadores de Redes Sociais


Facebook Likes: é o número de avaliações positivas de sua postagem

Alcance no Facebook: é o número de pessoas que visualizaram a sua postagem

Gasto em Adwords: gasto em propaganda no facebook

Custo por Like: em essência, quanto mais avaliações positivas o seu site tem, maior será o custo para mantê-lo

Crescimento do Mês: taxa de variação do número de likes do mês atual comparado com o mês anterior.

Indicadores do Email Marketing


Número de Assinantes: é o número de pessoas que assinam para receber sua newsletter

Número de Newsletters Enviadas: é o número de e-mails de marketing enviados para os assinantes da newsletter

E-mails Enviados: é o número de e-mails enviados pela empresa

Taxa de Abertura Média: é a taxa de e-mails enviados que são abertos

Taxa de Cliques Média: é a taxa de cliques nos links disponibilizados nos e-mails enviados.

Indicadores Gerais

Se o seu negócio for digital ou não, não se esqueça de utilizar também as métricas e indicadores gerais para o gerenciamento de uma empresa. São eles:

Já conhece as principais funções do Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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