ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Quais são as principais tendências na medicina?
Quais são as principais inovações na medicina?
5 aplicações tecnológicas usadas na medicina
O que esperar da medicina do futuro?
Veja esse super curso disponível na Voitto!

Quais são as principais inovações e tendências na medicina do futuro? Confira!

Fique por dentro das mudanças inovadoras mais relevantes dentro da medicina e conheça as principais ferramentas do médico do futuro.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Quais são as principais inovações e tendências na medicina do futuro? Confira!

Vacinas. Raio X. Transplantes. Células tronco. São alguns dos muitos avanços da medicina que melhoram a qualidade de vida do homem e revolucionaram a história da mesma.

Mas, não paramos por aí. Em uma parceria incrível com a tecnologia, a saúde digital traz inovações a todo tempo e os robôs cirurgiões que antes eram vistos apenas em filmes, estão ganhando seu lugar na medicina da vida real.

Além disso, a medicina vem trilhando novos caminhos diante das novas tendências e preocupações do mundo tecnológico em que estamos inseridos, afinal ao dispor de ferramentas avançadas é necessário adaptar a estratégia para alcançar o melhor resultado possível com tais recursos.

Invista alguns minutos na leitura desse artigo e descubra os fatos mais interessantes sobre as inovações e tendências na medicina nos seguintes tópicos:


• Quais são as principais tendências na medicina?

• Quais são as principais inovações na medicina?

• 5 ferramentas tecnológicas usadas na medicina

• O que esperar da medicina do futuro?


Vamos lá!

Quais são as principais tendências na medicina? 

A saúde é um fator essencial para o bem-estar do ser humano. A prática da medicina surgiu há milhares de anos, tendo relatos de atividades médicas em vários episódios importantes da história da humanidade.

De maneira geral, a medicina do ocidente se distingue da medicina do oriente, visto que os princípios e abordagens das mesmas não seguem o mesmo padrão.

No ocidente, a medicina é focada no local da enfermidade e tem como principais características o diagnóstico e tratamento. Enquanto no oriente, o foco é o organismo como um todo e a abordagem é de prevenção.

Com o advento da era tecnológica e as inovações aprimorando cada vez mais a área médica, uma forte tendência atual é a medicina integrativa, onde são combinadas as práticas orientais e ocidentais. 

Dessa forma, o útil se une ao agradável, visto que uma doença específica e o bem estar do corpo em geral são os focos dessa abordagem. Assim, a saúde deve ser restabelecida e sua manutenção é priorizada.

Quer saber mais sobre as tendências na medicina? Dê uma olhada nessa live incrível que rolou no canal da Voitto!

Muito interessante, não é mesmo? Continue a leitura e descubra quais as principais inovações na área da saúde.

Quais são as principais inovações na medicina? 

A inovaçãopode ser definida de diversas formas, mas, de uma maneira geral, inovar consiste em explorar com êxito as inúmeras oportunidades. Nesse quesito, a medicina vem tendo sucesso.

A ideia de aplicar tecnologia na medicina vem sendo explorada com maestria nas suas diversas áreas: desde aplicativos que monitoram os sinais vitais e fornecem diagnósticos simples até análise genética para prever doenças que surgirão.

Além disso, o uso de robôs na indústria farmacêutica e da inteligência artificial para diagnósticos e tratamentos vem se tornando cada vez mais comum. Tais recursos otimizam os processos e servem de suporte técnico e operacional para os profissionais de saúde.

Também é válido destacar que o uso de robôs nos consultórios e hospitais para a realização de tarefas operacionais e análise de dados, através da big data, é uma inovação de alto impacto para a melhoria e precisão dos sistemas de saúde.

Esses são só alguns exemplos dos muitos projetos que estão em andamento na medicina tecnológica. Diante disso, continue a leitura e descubra as principais informações sobre as aplicações dessas inovações e tendências.

5 aplicações tecnológicas usadas na medicina 

1.Telemedicina 

O uso da telemedicina vem sendo aplicada desde a clínica para realizar consultas médicas até a cirurgia para que a integração com outros especialistas possa ser realizada. Isso proporciona maior acessibilidade, visto que é um recurso online que pode conectar quaisquer dois lugares distintos do mundo.

Além disso, a teleconsulta é usada para a emissão de laudos à distância, análise e monitoramento de dados e troca de informações entre médicos e pacientes. A prática já acontece em todo o mundo, de forma regulamentada e segura. 

2. Dispositivos wearables

O monitoramento das funções vitais através de dispositivos móveis já é uma realidade! Os dispositivos wearables através da internet das coisas (IOT - Internet of things), são capazes de coletar dados em tempo real, tais como:  batimentos cardíacos, saturação de oxigênio no sangue, pressão arterial, entre outros.

Essa aplicação pode salvar a vida dos portadores de doenças crônicas. É o caso dos diabéticos, por exemplo, já é possível a aplicação de um sensor subcutâneo de monitoramento de glicose, que envia as informações para um aplicativo.

3. Nano robôs

Com a aplicação da tecnologia de ponta, através da modelagem e programação avançada, os nanorobôs foram criados para ajudar no tratamento de doenças, auxiliar nas cirurgias e até mesmo monitorar a saúde dos indivíduos. 

Visto que seu tamanho é muito pequeno, os nano robôs são capazes de transportar medicamentos pelos vasos sanguíneos e eles podem ajudar no tratamento de doenças como o câncer e diabetes.

4.Impressão tridimensional

A impressão 3D consiste na materialização de objetos em três dimensões. É provável que você já tenha visto algum conteúdo ficcional que mostra a impressão de órgãos e próteses viáveis para uso medicinal.

Essa situação, no entanto, não está mais restrita apenas à ficção. estudos já indicam a possibilidade de reproduzir células-tronco vivas através da impressão 3D e a impressão de órgãos para transplante. Além disso, a impressão 3D para identificação de tumores é uma tendência eficaz e menos invasiva.

5. Cirurgia robótica 

Você aceitaria ser operado por um robô? Pois a cirurgia robótica já é uma realidade! Antes da cirurgia, acontece um processo de simulação e o controle da máquina é feito por um cirurgião em uma cabine, seguindo os protocolos de cirurgia segura

Além disso, atualmente, o Brasil conta com 83 robôs cirurgiões.

As inovações na medicina não param! Por isso, não deixe de conferir o que nós devemos esperar diante de tantas novidades tecnológicas na área.

O que esperar da medicina do futuro? 

Um questionamento muito comum acerca do futuro da medicina é se será possível a tecnologia substituir o médico e levar à extinção da profissão. Entretanto, ainda não há indícios de que isso possa ser realidade algum dia.

A tecnologia impressiona por sua capacidade de analisar grande quantidade de dados em segundos, ter uma precisão única ao ser programada para determinada atividade e pelas inúmeras possibilidades.

Porém, o uso da tecnologia deve ser visto como um facilitador, um suporte técnico para melhorar a tomada de decisões. Assim, o médico tem a oportunidade de aprimorar sua humanidade no atendimento e suas soft skills, para contribuir com seu melhor trabalho.

A mesma tecnologia que brilha os olhos de alguns, assusta outros. De certo, o avanço tecnológico nos traz medos, esperanças e principalmente, possibilidades. O futuro da medicina já não é algo distante, pois já estamos vivendo ele! 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no Blog Voitto para sempre estar atualizado e agregar ainda mais seus conhecimentos.

Veja esse super curso disponível na Voitto! 

Com o curso de Planejamento de Carreira Médica, prepare-se para levar sua carreira na medicina a outro patamar!

Hoje em dia não basta ser médico para ter sucesso, é preciso alinhar seus sonhos e desejos com o que o mercado mais precisa dentro da sua área de atuação.

Se você precisa entender melhor sobre o que é necessário para ter uma carreira de sucesso e se precisa de ajuda para desenvolver planos de ação, nosso curso de Planejamento de Carreira Médica é para você! Nele aprenderá a alinhar o que você é bom com o que você quer para seu futuro, sendo já médico ou acadêmico.

O planejamento de sua carreira fará você conseguir alcançar os seus maiores objetivos! Não perca tempo e inscreva-se agora!

planejamento de carreira medica

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.