ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Quais as diferenças entre investir e empreender?
É melhor investir ou empreender?
Investir para poder empreender

Investir ou empreender? Veja em 3 passos como desmistificar a pauta!

Descubra agora com esse artigo se o seu perfil é empreendedor ou investidor, quais são as vantagens de cada modalidade e como seguir em cada uma das áreas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Investir ou empreender? Veja em 3 passos como desmistificar a pauta!

Em um mundo incerto e volátil, é importante buscar fontes de renda adequadas para o seu propósito. Nesse sentido, surge em pauta o debate entre investir ou empreender, qual seria a melhor alternativa?

Passando do dia a dia de um gestor de negócios, para as ações na bolsa de valores, tanto investir quanto empreenderrepresentam o sonho de trabalho de grande parcela da população brasileira.

No entanto, essas duas atividades não são excludentes! Na verdade, normalmente só é possível extrair o melhor de cada uma delas quando aplicadas em conjunto.

Então, se você quer entender melhor sobre a solução para o falso dilema que existe entre investir ou empreender, não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:

  • Quais as diferenças entre investir e empreender?
  • É melhor investir ou empreender?
  • Investir para poder empreender.

Vamos lá!

Quais as diferenças entre investir e empreender?

A principal diferença entre investir e empreender está explícita nos próprios nomes: enquanto o empreendedor é o responsável por administrar um empreendimento, o investidor é aquele que investe o seu dinheiro em algo.

Assim, por um lado, um empreendedor é o responsável por tomar conta de um negócio. São eles que estão por trás dos sucessos das startups, e podemos citar entre os mais conhecidos do mundo figuras como Elon Musk, Mark Zuckerberg e Bill Gates.

Por outro lado, os investidores alocam parte do seu dinheiro em algum investimento, como outros empreendimentos, por exemplo. Nessa categoria, são exemplos famosos Warren Buffett, Benjamin Graham e Ray Dalio.

Desse modo, tanto o investidor quanto o empreendedor são fundamentais para a economia de um país, sendo muitas vezes o investidor quem viabiliza, através do investimento, a execução do empreendedor (que atua no negócio da empresa propriamente dito).

Da mesma maneira que há diversas áreas para se empreender, há também diversas categorias de investimento. Assim, para tomar uma decisão em qualquer uma das duas opções, é necessário bastante estudo e disciplina para entender o funcionamento de um negócio.

As duas principais são a renda variável, com investimento em ações na bolsa de valores, que possui um risco maior, proporcional a segurança do negócio da empresa, e renda fixa, na qual em geral se compra títulos de dívidas de alguma empresa, ou próprio governo (como o Tesouro SELIC).

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

É melhor investir ou empreender?

Apesar de não serem excludentes, é preciso começar por algum lugar. Nesse sentido, qual seria a melhor opção, empreender ou investir? Acompanhe esse tópico para entender melhor.

Os dois principais fatores para ajudar na decisão são perfil e recursos. O perfil serve para você entender que tipo de atividade que o agrada mais. Você prefere estudar e entender um negócio para decidir se vale a pena investir nele, ou gerenciá-lo diretamente?

Além disso, dependendo da disponibilidade de recursos, quando alinhado com seu perfil, alguma das duas opções pode ser mais viável.

Se o seu produto for um ativo digital, por exemplo, então é possível começar a empreender com pouco dinheiro. No entanto, algumas pessoas preferem juntar uma  quantia mínima até começar o seu negócio, e isso pode ser alcançado investindo!

Afinal, atualmente é possível começar a investir com poucos reais. Seja em ações, renda fixa ou até modalidades mais complexas, os mercados estão cada vez mais acessíveis para o investidor Pessoa Física.

Por fim, vale ressaltar que é possível, e normalmente ideal, investir e empreender. Quanto aos pesos de cada atividade, busque entender a fundo o seu perfil, com as características fundamentais que direcionam a sua afinidade, como sua aversão risco.

Investir para poder empreender

Por fim, após entender qual é a melhor opção para começar, chegou a hora de aprender o método mais eficaz para ser aplicado no longo prazo: investir para poder empreender.

Pela alta escalabilidade, empreender é uma atividade com a qual é possível aumentar o patrimônio inicial gasto em várias vezes, e gerar uma fonte de renda relacionada com a atividade do negócio, baseado na sua capacidade de gestão.

Com o mercado financeiro, também há a possibilidade de se multiplicar o capital investido, mas agora o retorno é proporcional à sua habilidade de avaliar o preço das empresas para comprá-las por um preço menor do que o seu valor.

Não entendeu a diferença? Em resumo, preço é o número pelo qual o mercado está  disposto a vender um ativo, enquanto valor trata de uma característica intrínseca desse ativo.

Se você compra uma ação (ou seja, uma participação em uma parte de alguma empresa) por R$5,00 e a vende por R$10,00, você acabou de dobrar o seu capital inicial, e pode ganhar dinheiro de fato vendendo essa ação, ou através de dividendos.

Diante disso, tanto empreender quanto investirapresentam suas vantagens e desvantagens. Por isso, a maneira ideal é tratá-los como complementares, e esquecer o falso dilema da fonte de renda única.

Assim, uma das formas de alcançar esse equilíbrio é investir para poder empreender. Para isso, basta você buscar uma forma de investimento que retorne o suficiente para você começar a empreender.

Nesse sentido, há diversas opções de investimentos, e ainda mais alternativas para se empreender. Ao escolher entre as melhores aplicações financeiras, busque sempre levar em conta ao menos os 3 pilares fundamentais:

  • Rentabilidade;
  • Prazo; 
  • Liquidez.

Para empreender, há uma infinidade de setores possíveis. Para começar, busque algum que você domine e tente sempre aproveitar das ferramentas do marketing digital para acelerar o crescimento.

Confira abaixo os setores que mais estão em altas para se empreender:

  • Ciência dos dados;
  • Mercado Financeiro (FinTechs);
  • Inteligência Artificial;
  • Telemedicina;
  • Law Techs;
  • Blockchain;
  • Nanotecnologia.

Vale salientar ainda que não há um caminho certo para seguir. Você pode começar da maneira que achar mais adequada, e ir se adaptando com o passar do tempo.

Ainda, é importante lembrar que não é fácil encontrar sempre os melhores investimentos, ou transformar sua empresa numa startup unicórnio. A principal chave para o sucesso para investir ou empreender e pensar no longo prazo e ser perseverante.

Você já se perguntou o que faz um gerente de projetos? Ele é responsável por definir todas as rotinas de um projeto, a sua metodologia, escopo e objetivos. Mas e quais são suas competências? Gostaria de saber mais?

Criamos um e-bookpara te guiar e te ensinar quais são todas as competências que esse profissional precisa ter! Faça agora mesmo o download e descubra!

Clique no botão baixe o nosso conteúdo!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.