ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é a ISO 13053?
Mas o que é o Seis Sigma?
Belts na ISO 13053
Dica de ouro!
Como a ISO 13053 e o Seis Sigma se relacionam?
A estruturação da ISO 13053
A ISO 13053 e as ferramentas Seis Sigma
Como escolher projetos Seis Sigma com a ISO 13053
Seja um profissional qualificado

O que é a ISO 13053 e como ela se relaciona com o Seis Sigma?

Leia esse artigo e fique por dentro dos conceitos relacionados à ISO 13053 e o Seis Sigma. Veja também as ferramentas e como escolher projetos!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é a ISO 13053 e como ela se relaciona com o Seis Sigma?

Uma das formas mais indicadas para manter a padronização da produção com qualidade é por meio das normas do ISO 13053. Para quem ainda não conhece ou não sabe a sua relação com o Seis Sigma, nós ajudamos no entendimento.

Ter um processo que garante a qualidade do resultado final é extremamente importante. O ISO é a organização internacional de padronização que possui diversas normas de referência para serem utilizadas em projetos na indústria, universidades e atividades profissionais.

Sendo assim, neste artigo você ficará por dentro sobre:

  • O que é a ISO 13053
  • O que é Seis Sigma
  • O que é o conceito de BELTS
  • A relação entre ISSO 13053 e Seis Sigma
  • A estruturação da ISO 13053
  • A ISO 13053 e as ferramentas Seis Sigma
  • Como escolher projetos Seis Sigma com a ISO 13053.

O que é a ISO 13053?

A ISO 13053 é uma norma que classifica 32 fatores críticos para que a implementação do Seis Sigma obtenha sucesso. As especificações do Seis Sigma estão na parte 1 da norma que busca relacionar todos os fatores importantes na execução da técnica.

O gerenciamento de qualidade, quando segue um padrão, além de garantir a eficiência do processo, recebe mais credibilidade por estar padronizado em normas internacionais. Por isso, é extremamente importante utilizar a ISO 13053 e o Seis Sigma em alguns projetos profissionais e acadêmicos.

Mas o que é o Seis Sigma?

Para entender melhor como a ISO 13053 e o Seis Sigma funcionam é necessário conhecer os dois conceitos.

Seis Sigma nada mais é do que uma metodologia com ferramentas que buscam monitorar de forma adequada a qualidade de uma empresa. Por meio dela, é possível detectar algum problema ou anomalia e propor medidas corretivas para evitar danos e prejuízos.

Ela é basicamente uma rotina incorporada à produção para detectar problemas e corrigi-los. A base do Seis Sigma é a metodologia DMAIC, que é dividida em 5 etapas:

  • Definição: define o que se espera do projeto
  • Medição: obtenção de dados sobre o processo
  • Análise: identificar a causa raiz do problema
  • Melhoria (Improve): propor uma solução para cada causa raiz
  • Controle: monitorar os resultados alcançados.

Além disso, o Seis Sigma possui os chamados Belts. Veja mais sobre eles abaixo:

Belts na ISO 13053

Em um dos capítulos da ISO 13053 é apresentado o conceito de Belts, que também é uma ferramenta Seis Sigma. Estes Belts são cargos de colaboradores de acordo com o avanço no conhecimento da metodologia.

Os Belts possuem diferentes níveis de conhecimento e é possível obter formação em cada um deles por meio de cursos com certificados reconhecidos internacionalmente.

Yellow Belt

Essa graduação representa o trabalhador com conhecimentos básicos, que se dedica a sanar problemas de ordem mais prática. A ISO 13053 mostra uma tabela referente aos requisitos mínimos de competência dos níveis, incluindo aí o Yellow Belt.

Conforme esta tabela, um Yellow Belt deve manter o foco no cliente, sempre almejando bons resultados.

Black Belts e Green Belts

Esses profissionais podem liderar e executar projetos, pois possuem grande conhecimento de ferramentas estatísticas.

A diferença entre os dois está no nível de experiência, conhecimento das ferramentas e complexidade dos projetos. Isso porque o profissional possui uma carga horária de treinamento maior, e com isso, maior experiência e conhecimento.

Master Black Belt

Neste nível, o profissional é capaz de guiar e liderar uma equipe Seis Sigma, além disso, é o profissional que orienta os Black Belts.

Geralmente, esses profissionais dedicam-se exclusivamente a função, ademais precisam de uma carga horária de treinamento superior entre as outras titulações Belts.

Dica de ouro!

O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.

Insira o cupom e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Como a ISO 13053 e o Seis Sigma se relacionam?

Por ser uma metodologia de sucesso, bem estruturada, quantitativa e disciplinada, o Seis Sigma passou a ser parte das normas internacionais, representadas na ISO 13053.

Um projeto que deseja seguir os padrões da norma ISO poderá aplicar a metodologia Seis Sigma, sua base, estruturação dos colaboradores e ações do DMAIC.

O conjunto de normas no documento da ISO 13053 é muito maior do que o Seis Sigma, mas com certeza é parte importante dele. Veja abaixo como é estruturado todo o documento:

A estruturação da ISO 13053

Este é um documento dividido em duas partes. A primeira possui 14 capítulos em que os três primeiros representam as considerações iniciais. A partir do quarto, fica dividido da seguinte maneira:

  • Capítulo 4: fundamentos de projetos Seis Sigma dentro das organizações
  • Capítulo 5: medidas Seis Sigma
  • Capítulo 6: colaboradores e seus papéis no Seis Sigma
  • Capítulo 7: competências mínimas exigidas
  • Capítulo 8: requisitos mínimos de treinamento
  • Capítulo 9: priorização e seleção de projetos
  • Capítulo 10: metodologia DMAIC
  • Capítulo 11: metodologia do projeto Seis Sigma e ferramentas utilizadas
  • Capítulo 12: monitoramento do projeto
  • Capítulo 13: fatores críticos de sucesso de um projeto Seis Sigma
  • Capítulo 14: infraestrutura Seis Sigma dentro de uma organização.

A ISO 13053 e as ferramentas Seis Sigma

Como pode ser visto pelos títulos dos capítulos, a metodologia Seis Sigma foi incorporada à ISO 13053. Ainda na segunda parte do documento, podemos encontrar definições das ferramentas Seis Sigma utilizadas nos processos.

  • Fluxograma de processo: forma de acompanhar a evolução de um determinado processo
  • Estatísticas descritivas: dados extremamente relevantes sobre os indicadores de qualidade
  • Gráfico de Gantt: demonstra visualmente o avanço das atividades de um projeto
  • Capacidade/desempenho: análise de cada processo de forma individual, forma minuciosa de detectar possíveis problemas.

Como escolher projetos Seis Sigma com a ISO 13053

Para escolher projetos em que o Seis Sigma pode ser aplicado, basta você analisar a parte 1 da ISO 13053, onde você pode encontrar a lista de verificações que ajudam a identificar e dar prioridade aos mesmos. Veja abaixo onde a metodologia pode ser necessária:

  • Projetos com problemas relevantes e repetitivos
  • Projetos com medidas, especialmente aquelas alinhadas com os negócios
  • Projetos onde a satisfação do cliente pode ser aumentada
  • Projetos onde a economia pode ser entregue de forma eficiente.

É importante ressaltar que o projeto deve ser concluído em um período inferior a seis meses. Mesmo com processos extremamente complexos, utilizar as normas da ISO 13053 e a metodologia Seis Sigma se faz necessário somente neste período.

Seja um profissional qualificado

Toda a estruturação da norma é altamente eficaz e dá oportunidade para colaboradores se empenharem em cargos diferentes, com total responsabilidade e organização em prol de um projeto de sucesso.

Aplicar a ISO 13053 e entender mais a fundo a metodologia Seis Sigma é essencial para desenvolver bons projetos em diversas áreas profissionais.

Já pensou em ter uma formação acreditada internacionalmente em uma das metodologias mais valorizadas do mercado? É exatamente esse patamar que você alcançará com a nossa Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma!


Além do curso de Green Belt, na formação especialista, você recebe 1 projeto prático aplicado para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso e, ainda, terá acesso ao Ciclo de Mentoria para Projetos Lean Seis Sigma com suporte em tempo real do consultor e Master Black Belt Daniel Fraga, durante 5 encontros por transmissão ao vivo!


Está esperando o que? Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma

Gostou das informações? Não deixe de acompanhar o nosso blog para saber mais dicas interessantes para a sua carreira. Deixe também o seu comentário para sabermos o que você pensa sobre o assunto.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.