ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Lead Time?
Os 3 principais tipos de Lead Time
DICA DE OURO!
Como calcular o Lead Time?
Qual a importância de calcular o Lead Time?
5 benefícios ao otimizar o Lead Time
Como reduzir o Lead Time?
Aprenda mais sobre Lean Manufacturing

O que é Lead Time? Saiba seu significado e como calcular

Saiba o significado do Lead Time, um conceito importantíssimo usado no Lean Manufacturing para ajudar a identificar gargalos e problemas em toda a produção!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Lead Time? Saiba seu significado e como calcular

Antes de falar sobre o conceito de Lead Time, deixa eu te fazer uma pergunta: Você gosta de esperar? Nem precisa responder. Nós dois sabemos que a resposta é não!

Ainda mais nesse mundo tecnológico e instantâneo em que vivemos, onde 10 segundos parecem uma eternidade. Vai falar que quando a mensagem no WhatsApp não chega você não fica irritado?

Quando uma mensagem demora a chegar, o que acontece é que você apenas terá um atraso na comunicação e verá como era a realidade antes dos mensageiros instantâneos.

Mas quando tratamos de processos de produção, quanto mais tempo o ciclo de produção dura, menos produtivo esse ciclo será, e isso acarreta em um gasto enorme que poderia ser evitado.

Numa linha de produção, tempo é dinheiro! Reduzir o Lead Time resulta diretamente em custos menores, o que por sua vez acarreta no aumento dos lucros.

O Lead Time é um dos principais conceitos e métricas do Lean Manufacturing, oriundo do Sistema Toyota de Produção, sendo o ponto principal no qual se apoia essa metodologia.

Prepare-se! Neste artigo você irá aprender:

  • O que é Lead Time?
  • Os 3 principais tipos de Lead Time;
  • Como calcular o Lead Time?
  • Qual a importância de calcular o Lead Time?
  • 5 Benefícios ao otimizar o Lead Time
  • Como reduzir o Lead Time?

O que é Lead Time?

Lead Time é uma medida do tempo necessário para um produto ou serviço percorrer todas as etapas do processo ou fluxo de valor, do início até o fim.

De forma geral, o Lead Time significa o tempo transcorrido desde o momento em que o cliente faz a solicitação de um produto ou serviço, até o recebimento do produto acabado pelo cliente ou a finalização da prestação do serviço.

O termo Lead Time vem da junção de Lead (conduzir) e Time (tempo), ou seja, é o tempo que se leva para conduzir todo o processo através do ciclo de produção. Daí vem a definição básica como sendo o "tempo de espera" do ciclo.

Como funciona o Lead Time?

Diversas pessoas costumam confundir o Lead Time com outros tempos de processos. Eles podem até ser parecidos mas, definitivamente, não são a mesma coisa. Siga a leitura e descubra a diferença entre Lead Time, Takt Time e Cycle Time!

Qual a diferença entre Lead Time, Takt Time e Cycle Time? 

Para facilitar o seu entendimento, a Voitto produziu o gráfico abaixo. Assim, você consegue visualizar, de forma dinâmica, o conceito dos três tempos de produção. Mas não se preocupe, nós te explicaremos tudo!

Lead Time, Cycle Time e Takt Time


Vamos lá!

Enquanto o Cycle Time ou Tempo de Ciclo é o tempo em que certo produto (ou lote de produtos) é finalizado numa etapa do processo, o Takt Time se porta como o ritmo da produção. Ele define o andamento necessário para que as demandas possam ser atendidas.

Em contrapartida, pode-se dizer que o Lead Time configura-se na soma desses dois processos de tempo de produção. Ou seja, ele é o tempo percorrido desde o começo ao fim do processo.

Um exemplo de Lead Time é a sua espera no McDonalds. O Lead Time inicia-se quando você faz o seu pedido e finaliza-se quando você recebe o seu hambúrguer em mãos.

Existem alguns tipos diferentes de Lead Time. Siga a leitura e eu te apresentarei 3 deles!

Os 3 principais tipos de Lead Time

1. Produção 

Muito presente no ramo da indústria, ou seja, nas fábricas, o Lead Time de produção se faz presente em absolutamente todas as etapas de desenvolvimento de um determinado produto.

Pode ser utilizado de diversas formas: repensando a logística, o tempo para produção de certo artigos para diminuir gastos e assim sucessivamente.

2. Compras

Neste ponto, o responsável pelo setor de vendas deve se questionar “como alavancar meus resultados e, principalmente, manter o setor de vendas funcionando sempre bem?” e colocar em prática os insights.

Além disso, deve pensar, também, nos produtos oferecidos aos clientes.

3. Logística

No Lead Time de Logística, tudo a partir da pré-produção, processos e entregas aos clientes são englobadas. Por isso, o auxílio tecnológico de softwares é uma boa oportunidade de alta produtividade.

DICA DE OURO!

O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.

Insira o cupom e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Como calcular o Lead Time?

Para calcular o Lead Time, você deve seguir as seguintes etapas:

  1. Listar os materiais necessários para a produção do produto (matéria prima)
  2. Listar o tempo de entrega de cada item
  3. Identificar o item com maior prazo de entrega
  4. Estabelecer o número de dias úteis/horas que são necessários para a produção e entrega do produto, considerando também o tempo gasto nas tarefas administrativas
  5. O Lead Time será a soma do tempo de aquisição da matéria-prima com o tempo de produção e entrega do produto.

Qual a importância de calcular o Lead Time?

Essa é uma pergunta que alguns podem fazer e que deve ser respondida com toda a clareza possível! Então vamos aos fatos. A partir do cálculo do Lead Time, é possível ter uma visão sistêmica do tempo total gasto em todo o fluxo de valor. Desta forma, podem ser realizadas análises como:

  • Determinação do prazo de atendimento a demanda;
  • Satisfação do cliente;
  • Produtividade;
  • Verificação de gargalos;
  • Otimização dos processos.

5 benefícios ao otimizar o Lead Time

Como visto anteriormente, é muito importante calcular o Lead Time, mas além de calcular e ter uma visão mais ampla do processo, é preciso otimizar aqueles fatores que estão contribuindo para um alto Lead Time.

E uma das formas de otimizar o Lead Time, é através do uso da Metodologia Lean Seis Sigma, com ela você irá identificar os gargalos, processos que estão gastando um tempo desnecessário, resolver estes problemas e posteriormente fazer o controle.

Tudo isso de uma forma estruturada e utilizando ferramentas específicas que mais se adequam em cada fase do método DMAIC.

Benefícios em Otimizar o Lead Time:

  • 1. Definição do prazo de entrega de maneira mais precisa e segura;
  • 2. Maior velocidade na entrega final do produto;
  • 3. Identificação de gargalos na produção;
  • 4. Confiabilidade;
  • 5. Maior satisfação do cliente;

O Método do Caminho Crítico para o cálculo do Lead Time

O Método do Caminho Crítico se baseia na identificação da sequência de atividades (críticas) desde o recebimento da ordem de serviço até a entrega do produto ao cliente, na qual se houver atraso, o cumprimento do prazo de entrega será comprometido, ou seja, o Lead Time será a soma do tempo das atividades no caminho crítico.

Para facilitar a sua compreensão, vou demonstrar o cálculo do Lead Time através de um exemplo:

A empresa Voitto Bikes, fabrica bicicletas esportivas. O Gerente de Produção deseja calcular o Lead Time de produção das bicicletas a partir do momento em que um pedido foi realizado. O sequenciamento das atividades de produção é conhecido, assim como o tempo de aquisição dos materiais e de produção gasto em cada atividade.

O método do caminho crítico como auxílio para o cálculo do Lead Time


Agora, basta identificar o caminho crítico e fazer o cálculo do Lead Time:

O método do caminho crítico como auxílio para o cálculo do Lead Time


Logo, pode-se concluir que o Lead Time nesse exemplo é de 12 dias.

Como reduzir o Lead Time?

Essa é a pergunta que Taiichi Ohno, o grande responsável pela criação do Sistema Toyota de Produçãoe referência mundial em Lean Manufacturing, se propôs a responder justamente através do modelo de produção que decidiu implementar em suas fábricas.

Taiichi queria implementar uma produção enxuta, com o menor Lead Time possível. Para isso, ele se concentrou em uma solução: eliminar desperdícios!

Mas que tipo de desperdício? Nada mais, nada menos do que oito tipos! Sendo eles: transporte, inventário, movimentação, espera, conhecimento, produção excessiva, processamento excessivo e defeitos.

Além disso, o modelo enxuto também utilizou o nivelamento da produção e ferramentas Lean para diminuir ainda mais o lead time.

Isso porque o Japão passava por uma fase de reestruturação no pós guerra e precisava de conquistar vantagens competitivas, a fim de que as empresas nacionais pudessem voltar a crescer.

Nada melhor para isso do que reduzir o lead time, pois, assim, reduz-se os custos de produção, torna-se possível lançar produtos com preços mais baixos e aumentar os lucros da empresa. Tudo isso utilizando o Lean Manufacturing!

Aprenda mais sobre Lean Manufacturing

Agora que você aprendeu sobre o conceito base do Lean Manufacturing, que tal aprender mais sobre essa metodologia que faz a diferença na eliminação de desperdícios?

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

construindo um time de vendas campeao

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Construindo Um Time De Vendas Campeão

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.