CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é a Lei de Murphy e qual sua história?
A Lei de Murphy pode ser comprovada cientificamente?
Se liga nessa dica!

Lei de Murphy: tudo que puder dar errado, dará! Você concorda?

A Lei de Murphy vem sendo citada a muitos anos, mas qual o princípio desta lei? Será que ela é realmente válida?

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Lei de Murphy: tudo que puder dar errado, dará! Você concorda?

A Lei de Murphy é citada a muito tempo, mas será mesmo que tudo dará errado se existir a possibilidade? Existe algum princípio que comprova ou valida esse argumento?

Felizmente não existem profundos conceitos e estudos por trás dessa lei, se trata apenas de um ditado popular sobre os infortúnios da vida. Sua história não é registrada em literaturas, apenas passada pelas gerações, portanto sua credibilidade não pode ser confirmada.

Porém, existem alguns outros conceitos que estão na literatura que possuem uma certa similaridade com a Lei de Murphy e é possível citar até alguns matemáticos e físicos.

Então vem tirar suas próprias conclusões sobre a Lei de Murphy para decidir se ela é realmente válida ou não! O texto está dividido pelos tópicos:

  • O que é a Lei de Murphy e qual sua história?
  • A Lei de Murphy pode ser comprovada?
  • Se liga nessa dica!

O que é a Lei de Murphy e qual sua história?

A Lei de Murphy é conhecida pelo enunciado “tudo que puder dar errado, dará”, uma visão pessimista que em muitas ocasiões acaba fazendo sentido e por isso é tão difundida até hoje.

Entretanto, não há nenhum registro histórico de como a famosa frase surgiu e muito menos estudos científicos que a comprovem, apenas algumas literaturas como a de 1866, A Budget of Paradoxes, onde o autor Augustus de Morgan alegou que tudo pode acontecer se fizermos o número de experimentos necessários.

Portanto, o azar já vem sendo considerado a muito tempo… As especulações que passam pelas gerações sobre sua origem da Lei de Murphy é que ela foi dita pelo engenheiro aeroespacial Major Edward Aloysius Murphy Jr..

A história gira em torno de um teste realizado pela equipe de Murphy, onde o objetivo era registrar os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos, porém os sensores foram conectados erroneamente o que impossibilitou a coleta de dados, fazendo com que o único objetivo do teste não tenha sido realizado.

E assim Edward havia declarado algo como “se existe alguma chance de dar errado, certamente dará”, expressão conhecida atualmente como a famosa Lei de Murphy.

Se a história é verdadeira e ocorreu exatamente assim, não temos como saber, porém muitas vezes a Lei de Murphy parece dominar nosso cotidiano, trazendo uma onda de azar.

Que não existem provas científicas sobre sua veracidade já sabemos, mas a existência de alguns conceitos fazem com que a Lei seja melhor compreendida ou até mesmo cogitada como verdadeira para algumas pessoas (um tanto pessimistas, claro).

Antes de conferir, já parou para pensar como está sua inteligência emocional?

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Agora sim! Veja abaixo as suposições que selecionamos!

A Lei de Murphy pode ser comprovada cientificamente?

A Lei de Murphy infelizmente (ou felizmente) não pode ser comprovada cientificamente por não se tratar de uma verdade absoluta que pode ser testada e comprovada em diversos e diferentes testes.

Porém, existem conceitos que mostram que essa Lei não está totalmente errada, ou seja, que existe uma certa lógica e conceito por trás dessa afirmação, veja abaixo alguns deles:

Probabilidade matemática

O primeiro e principal fato a ser citado definitivamente é a probabilidade matemática de alguma coisa acontecer, ou seja, qual a possibilidade real considerando diversas variáveis de um fato acontecer ou não.

Um acontecimento muito citado quando se trata da Lei de Murphy é o simples fato de que um pão sempre cai no chão com a manteiga virada para baixo, mas será que este simples acontecimento realmente tem 50% de probabilidade de cair com a manteiga para baixo e 50% para cima?

Quando se analisa questões físicas, como a dinâmica do pão com manteiga e o atrito da superfície com o ar, é possível observar que a probabilidade da manteiga cair para baixo é maior do que para cima.

Não é um fato que comprova a Lei de Murphy, mas demonstra que algumas coisas realmente têm maior probabilidade de dar errado.

Conceito de entropia

Um conceito da física e da química que também pode ser interpretado de maneira que vá de encontro com a Lei de Murphy é o da entropia. A entropia mede o grau de desordem de um sistema e um fato imutável é que a entropia do universo está aumentando constantemente.

Trazendo para nosso cotidiano, o conceito da entropia diz que as coisas tendem a desordem, que o universo tende a ir para desordem pois sua entropia sempre aumenta.

Pensando em um conceito que envolva a Lei de Murphy faz total sentido, ou seja, se tem a possibilidade de ficar mais desordenado (o que pode ser um sinônimo de dar errado) vai ficar, pois o próprio universo reage assim, ele tende a desordem e ao caos.

Claro que é uma comparação desproporcional e que não comprova cientificamente a Lei de Murphy, mas é possível observar as pequenas similaridades que fazem sentido, tornando a Lei de Murphy não apenas um “ditado popular”.

Claro que não passam de especulações, mas realmente existem fatos que possuem tendência em dar errado e a Lei de Murphy cabe perfeitamente para esses acontecimentos.

Mas não se deixe levar pelo pessimismo de um momento e de acontecimentos, manter-se firme nas mais diversas ocasiões auxilia seu desenvolvimento pessoal e profissional e muitas vezes não podemos culpar a Lei de Murphy por erros que ocorrem, principalmente profissionais.

Se liga nessa dica!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.