ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é a Lei de Okun?
Como calcular a lei de Okun?
Qual é a utilidade da lei de Okun?
Em que situações a lei de Okun é aplicada?

Sabe qual a relação entre o PIB e desemprego? Entenda a partir da Lei de Okun!

Saiba o que é a Lei de Okun e para que ele serve. Aprenda também como calculá-la e em que situações ela pode ser aplicada.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Sabe qual a relação entre o PIB e desemprego? Entenda a partir da Lei de Okun!

Uma das grandes questões da economia tange à relação entre o crescimento exponencial de empresas, desenvolvimento econômico e a diminuição das taxas de desemprego. Nessa vertente vários estudos foram criados, mas um deles se destaca: a lei de Okun.

Essa abordagem econômica estudou as principais relações entre as variáveis nos Estados Unidos. Com isso, chegou a conclusões importantes que ao longo do tempo foram validadas até mesmo em outras localidades.

Quer entender melhor como deveria crescer o PIB com o aumento da taxa de mão de obra empregada? Confira tudo sobre a lei de Okun pelos seguintes tópicos:

  • O que é a Lei de Okun?
  • Como calcular a lei de Okun?
  • Qual é a utilidade da lei de Okun?
  • Em que situações a Lei de Okun é aplicada?

O que é a Lei de Okun? 

A lei de Okun é um fruto de um estudo desenvolvido pelo economista estadunidense Arthur Okun. Durante suas pesquisas, o autor buscou desvendar matematicamente a relação entre Produto Interno Bruto (PIB) e a taxa de desemprego de uma economia. 

Com os cálculos e o aperfeiçoamento do modelo matemático, Okun entendeu que as variáveis possuem uma correlação inversamente proporcional. Ou seja, à medida que a taxa de desemprego diminui, o crescimento econômico aumenta.

Diante dos estudos, foi possível afirmar que a relação se dá da seguinte forma:

  • Queda de 1% do desemprego aumenta em 3% do PIB;
  • Para cada aumento percentual do desemprego, o PIB cai em 2%.

Apesar dos parâmetros analisados serem especificamente para a economia dos Estados Unidos, o estudo posteriormente se mostrou eficaz também para outros países.

Com isso, atualmente é utilizado até mesmo por economistas e chefes de Estados para nortear ações governamentais.

Quer aprender como é o cálculo da Lei de Okun? Separamos um tópico explicando a fórmula mais usada para descrever essa teoria.

Como calcular a lei de Okun?

Calcular a lei de Okun pode ser mais fácil do que você imagina. Uma das maneiras mais simples e utilizadas é a seguinte equação:

Ut – Ut – 1 = α + β (gyt – gy )

As variáveis nela apresentadas são:

  • Ut = taxa de desemprego no período t;
  • Ut – 1 = taxa de desemprego no período anterior ao t;
  • gyt = taxa de variação do PIB real;
  • gy = taxa normal de crescimento;
  • α = variação da taxa de desemprego não relacionada diretamente pela variação do PIB.

No estudo original, chegou-se à conclusão de que o coeficiente de Okun seria de -0,3. Isso significa que uma taxa de crescimento do PIB de 3 pontos percentuais faz com que a taxa de desemprego fique 1 ponto percentual abaixo da natural.

As variáveis não precisam ser calculadas, afinal, são dados já encontrados em estudos nacionais, no Brasil a principal organização que pode fornecer os mesmos é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além do próprio Banco Central.

Descubra a seguir em quais casos a lei de Okun pode ser utilizada para avaliar o mercado de trabalho e o crescimento econômico.

Qual é a utilidade da lei de Okun? 

A lei de Okun pode ser utilizada para analisar diversas situações. Entre as principais, é possível destacar as teorias de acompanhamento do desenvolvimento econômico. Afinal, a maior parte delas levam em consideração a redução do desemprego e também o crescimento do Produto Interno Bruto.

No entanto, esse não é o único cenário no qual ela é útil. Outras possibilidades são as avaliações dos seguintes parâmetros:

  • Entendimento de continuidade do PIB para diminuição da taxa de desemprego no mercado de trabalho local;
  • Avaliação se o país segue as taxas de crescimento econômico (3%) para a manutenção do número de pessoas empregadas;
  • Insumo para estratégias governamentais para diminuir a taxa de desemprego natural levando em consideração o alvo de crescimento da economia brasileira, bem como qualquer país desenvolvido ou subdesenvolvido. 

Interessante, não é mesmo? Calcular esses parâmetros pode ser um pouco complicado, e por isso separamos um material pra você que pode te ajudar muito quando se trata de números. Conheça o nosso KIT de Gestão Financeira.

Olha só!

Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal.

Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.

Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!

Banner do Kit de Planilha

Quer saber em quais situações a lei de Okun é aplicada na economia real? Confira a seguir!

Em que situações a lei de Okun é aplicada?

Antes de mais nada, é importante lembrar que como a maior parte das teorias econômicas, a lei de Okun se mostra mais eficaz em análises de longo prazo. Isso significa que ao longo do tempo a relação se comporta na média conforme o estudo.

No entanto, isso não significa necessariamente que ela não se comprove no curto prazo. De acordo com os pesquisadores de macroeconomia, já foi possível mostrar a efetividade da lei de Okun em diversos casos, sejam eles de países desenvolvidos ou subdesenvolvidos.

Vale ressaltar também que a sua eficácia se mostra com mais efeito para taxas de desemprego entre 3% a 7,5%. Afinal, com números muito altos desse indicador, outras variáveis passam a afetar a relação, deixando de ser direta entre PIB e vagas de emprego ocupadas.

Lei de Okun no Brasil

A aplicação da lei de Okun no Brasil passa por alguns detalhes criteriosos. Isso acontece pois o acompanhamento das variáveis necessárias para o cálculo passou a ser feito nos últimos anos, com isso a série histórica é considerada curta.

Além disso, há uma diferença no perfil das vagas de emprego encontradas no Brasil quando comparadas aos Estados Unidos.

Internamente elas são mais voltadas para o setor de bens e serviços não comercializáveis, enquanto fora estão mais na vertente de comercializáveis, por já terem passado por transformações de mercado.

Por isso, no Brasil é necessário mais mão de obra, pois a produtividade do setor é menor. Sendo assim, mesmo o PIB crescendo ou não, a relação não se dá na mesma proporção que se comprova nos estudos originais.

Quer aprender mais sobre economia e cálculos?

Conheça o nosso curso de Gestão Financeira e Analise de Investimentos.


Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.