ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Fundamentos da Liderança Autocrática
Como Funciona a Liderança Autocrática?
Vantagens e Benefícios da Liderança Autocrática
Seja um Líder de Sucesso!

Descubra como Funciona a Gestão sob uma Liderança Autocrática

Saiba como a liderança autocrática se desempenha como forma de gestão e aprenda mais sobre as suas características e funcionamento.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Descubra como Funciona a Gestão sob uma Liderança Autocrática

A liderança autocrática é a forma de gestão que tem como característica a autoridade. Nesse modelo de liderança, o líder autocrático pode ser rígido com seus subordinados e prezar muito para que as decisões sejam sempre levadas a ele.

Um líder autocrático é aquele que toma todas as decisões da empresa e até pode escutar as opiniões dos seus funcionários, mas o que se sobressai sempre é a decisão final dele.

Nessa forma de gestão, podemos dizer que a frase de Nicolau Maquiavel se torna praticamente uma filosofia de gestão.“É bem mais seguro ser temível do que amável.”

Curioso, não é? Continue a leitura e vem com a gente saber mais sobre o assunto nos seguintes tópicos:

  • Fundamentos da liderança autocrática
  • Como funciona a liderança autocrática?
  • Vantagens e desvantagens desse modelo de liderança
  • Você já conhece todos os tipos de liderança?

Vamos lá?

Fundamentos da Liderança Autocrática 

A liderança autocrática pode ser comparada ao sistema hierárquico. Seu poder é centralizado, a ordem do líder sempre deve ser acatada e todas as decisões precisam e devem ser tomadas unicamente pelo líder.

Esse tipo de pensamento, e de gestão, advém principalmente do período da idade média, aonde reis e rainhas obtinham toda autoridade e poder sob um determinado território e as pessoas que habitavam nele.

O modelo de liderançaautocrático tem como base fundamentos semelhantes ao da idade média, e essa correlação é fácil de ser feita como analogia perante ao modo de gerir pessoas que esse tipo de líder opta por adquirir.

Hoje em dia, existem vários tipos de liderança, e temos um leque de opções para escolher a melhor forma de gerir pessoas ao nosso redor, mas isso depende muito também do nosso objetivo.

Cada liderança tem uma particularidade, e cada líder se propõe ao melhor jeito de liderar pessoas de acordo com o seu perfil. Dessa forma, o sucesso de uma gestão está no esforço subjetivo de cada um.


Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?

Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.

Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.

Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança!

5 práticas exemplares de Liderança, baixe agora!

Como Funciona a Liderança Autocrática?

Assim como vimos no tópico anterior, entre os tipos de lideranças existentes, a liderança autocrática é a que mais consiste na autoridade. Dessa forma, vamos te mostrar como ela funciona.

Nesse modelo, os membros da equipe recebem bastante demandas de seu superior, e devem cumprir com a meta estabelecida por ele. Geralmente, seus trabalhos são inflexíveis e a comunicação com o líder vai de “pouca” para “nenhuma”.

O funcionamento desse tipo de liderança gira em torno do superior, isso porque o líder é a figura de máximo respeito dentro da corporação.

Com o poder de decisão centralizado, o líder autocrático tem o aval para fazer o que bem entender, mas isso não significa que ele não entrará em contato com os seus subordinados, muito pelo contrário.

Apesar da comunicação ser escassa, o líder autocrático supervisiona de perto os seus funcionários e tende a ser bem rígido com as tarefas a serem executadas!

Conheça agora as vantagens e os benefícios da liderança autocrática.

Vantagens e Benefícios da Liderança Autocrática

Vantagens:


Resultados Contínuos

Dentro da liderança autocrática, pela forma com que o líder é rígido e exige metas de curto prazo para a sua equipe, os resultados geralmente são bem satisfatórios, com altos números e crescimento gradual.

Respeito

Dentro desse modelo de liderança, o respeito é firmado pelo medo, mas funciona. Os funcionários raramente se opõem ao que é dito e acatam as ideias do gestor sem hesitações.

Decisões Rápidas

Na liderança autocrática a tomada de decisão é feita rapidamente, isso porque dependem de uma única pessoa, o líder.

Estabilidade

Em momentos de crise, é necessário alguém que tome as decisões com pulso firme e mantenha o bom ambiente de trabalho, sem desespero ou stress conjunto. O líder autocrático representa justamente isso, pela descentralização do poder no outro, tudo se refere a ele, estabilizando a cultura organizacional.

Inteligência Emocional 

O líder autocrático tem a capacidade de desenvolver inteligência emocional.  Em situações de estresse,ele prioriza a razão em detrimento das emoções e consegue lidar e contornar os conflitos internos.

Desvantagens:

Saúde Mental dos Funcionários Comprometida

O modelo autocrático de funcionamento pode ser prejudicial à saúde mental dos colaboradores pois quando o poder se torna centralizado em apenas uma pessoa, as outras podem se sentir invalidadas.

Além disso, o excesso de tarefas definidas pelo líder e a cultura de resultados contínuos podem ser extremamente prejudiciais, afetando o bem estar do funcionário uma vez que exposto a cargas excessivas pode até mesmo desenvolver a síndrome do burnout.

Equipe Desmotivada

Uma das maiores técnicas utilizadas principalmente por startups, é fazer com que as equipes se tornem unidas pois é cientificamente comprovado que um ambiente em harmonia gera maiores resultados, além de estimular também a criatividade.

Na liderança autocrática os funcionários geralmente se sentem desmotivados e desvalorizados, sem objetivo a longo prazo, uma vez que não possuem poder de decisão algum, e trabalham apenas para ver o resultado sendo feito por outro (o líder). A consequência de uma equipe desmotivada é a queda da produtividade e aumento do turnover.

Dependência Profissional

Uma das desvantagens da liderança autocrática é que pelo fato do líder ter o poder centralizado nele, isso acaba gerando uma dependência dos funcionários quanto a sua figura.

Por exemplo, se algum dia o líder tiver que se ausentar, essa equipe terá dificuldades para se organizar pois já está acostumada a recorrer a palavra do líder em todas as situações.

Falta de Comunicação

A grande filosofia de preferir ser temido do que amado é adotada muitas vezes pois isso dá respeito e autoridade para a figura, mas isso gera, sem dúvidas, a falta de comunicação.

Isso porque, se você é uma figura autoritária raramente os seus funcionários irão querer se comunicar com você, pois possuem medo.

O temor, por sua vez, diminui além da liberdade de expressão, a criatividade do indivíduo, que se tivesse o livre acesso para se comunicar, poderia até propor melhorias para a empresa.

Seja um Líder de Sucesso!

Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.

Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?

Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.

Imperdível, não é mesmo? Inscreva-se agora no nosso curso de Liderança para Gestorese se torne um líder de alta performance!

Liderança para Gestores

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Botão] Mba Em Liderança E Gestão De Pessoas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.