ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

1. Entenda a estratégia do seu negócio
2. Conquiste o apoio da alta gestão
3. Preocupe-se com a gestão
4. Saiba por onde começar
5. Defina quais ferramentas aplicar
Implemente o Lean Six Sigma!

Entenda o que é necessário para liderar uma implantação Lean Six Sigma em 5 passos!

Está cansado de apresentar resultados pontuais e sem transformação efetiva na empresa? Está na hora de aprender a disseminar a cultura Lean!

Alexandre Brum
Por: Alexandre Brum
Entenda o que é necessário para liderar uma implantação Lean Six Sigma em 5 passos!

O projeto Lean Six Sigma é responsável por implementar a metodologia e a cultura ágil em uma empresa. Essa implementação é responsável por elevar a qualidade dos processos, a retenção e a satisfação dos clientes.

Dessa forma, ter uma pessoa para liderar projetos e estabelecer o Six Sigma na empresa é essencial para a padronização de processos e redução de custos.

Confira a seguir cinco passos que um líder deve realizar para implementar a metodologia Lean Six Sigma no seu negócio:

1. Entenda a estratégia do seu negócio

Para ter sucesso com a Liderança Lean Seis Sigma dentro da empresa, é  preciso estabelecer um link direto com a sua estratégia. A estratégia precisa ser desdobrada, estar clara e permear todos os níveis da organização.

Algumas técnicas podem ajudar no desdobramento de metas, como é o caso da Hoshin Kanri e do Balanced Scorecard, por exemplo. Tendo esta visão clara, fica muito mais fácil de entender quais resultados e quais projetos de melhoria são prioridade para o seu negócio.

O programa Lean Six Sigma só será valorizado e terá vida longa se ele estiver focado em buscar resultados de melhoria contínua alinhados com a estratégia.

Cada negócio tem a sua estratégia. E mais importante, ela muda de acordo com o mercado e com aquilo que os acionistas acreditam. O desdobramento da estratégia é a bússola que direciona todos os movimentos do seu negócio, principalmente a tomada de decisões.

Na era digital, onde a informação tem uma velocidade cada vez maior, estratégias desenhadas para ouvir o cliente vêm ganhando força. Algumas vezes, novos modelos de negócio nascem desse tipo de discussão.

Portanto, mais uma vez, o líder precisa ter uma visão 360 graus e não considerar somente o custo como alvo.

2. Conquiste o apoio da alta gestão

Por que falar de estratégia? Por que o programa Lean Six Sigma é “Top Down”. Se ele não ajudar a resolver as dores do seu negócio, você não terá apoio da alta gestão.

Sem esse “patrocínio”, você dificilmente terá recursos disponíveis. São recursos primordiais: pessoas dedicadas e treinadas, orçamento financeiro disponível e principalmente tempo.

Uma boa abertura, com técnicas de gestão de projetos, focada nas dores que precisam ser remediadas, terá sem dúvida, maiores chances de conquistar aliados de peso para o seu programa Lean Six Sigma.

Dentro do ciclo DMAIC, o D de Definição é fundamental nesta etapa. Escopo e metas claras, além de uma boa escuta na “voz do cliente” podem fazer total diferença.

Tentar liderar a implantação de um programa Lean Seis Sigma sem apoio de patrocinadores fortes é como dar um tiro de 100 metros ou de 200 metros para correr uma maratona. Você sai na frente, cansa rápido e logo será ultrapassado.

Da mesma forma, no mundo corporativo você começa bem, consegue dar a largada e reúne um grupo engajado, mas logo aparecem obstáculos, outras prioridades, mudanças de área e, assim, o programa ficará para trás.

Um projeto é como um tiro curto. Já o programa é um tiro bem mais longo. Envolve cultura e transformação. Deve ser um legado. Mesmo que as pessoas mudem, ele se mantém.

Por isso, esse líder é tratado como um grande transformador dos processos.

Seja um líder de alta performance!

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

3. Preocupe-se com a gestão

Cronograma, prazos, responsáveis, plano de ação e comunicação eficaz são palavras-chave na gestão de projetos. E na liderança Lean Seis Sigma não é diferente.

Uma governança de reuniões, reportes, papéis e responsabilidades bem estabelecidos são chave para fazer o “bonde” andar. Decisões importantes, correções de rota e pedidos de ajuda devem ser tratados em fóruns desta governança.

Um ponto crucial da gestão é a disciplina na execução das tarefas. Lidere pelo exemplo, cumprindo com os combinados sendo colaborativo, mas também não tenha receio de cobrar quando deve.

Também evite comportamentos e ações como: chegar atrasado, só delegar e colocar ações para os outros, não ouvir e só criticar. Lembre-se: toda a construção depende de uma boa gestão.

4. Saiba por onde começar

Pessoas

Sim, você precisará formar um time. Um time ideal é formado por pessoas que conhecem o processo (especialistas), pessoas que conhecem do processo anterior (fornecedores) e pessoas que recebem o produto ou serviço (clientes).

Com isso é possível ter uma visão mais ampla da cadeia. Vale um ponto de atenção aqui 🡪 No mundo real, as pessoas nem sempre estarão disponíveis. Planejamento para lidar com imprevistos e negociação para montar uma agenda factível são fundamentais.

Local

Escolha uma área piloto, com fronteiras bem definidas, principalmente se você faz parte de uma organização muito grande. É menos complexo, tem menos variáveis e você consegue ter resultados mais rápidos. O conceito de prototipagem se aplica muito bem aqui.

Teste em um escopo menor, valide a solução e depois replique para o todo. Falhas e erros podem acontecer e neste caso é muito mais rápido e menos custoso corrigir em um ambiente menor e com menos variáveis.

5. Defina quais ferramentas aplicar

“Comece pelo 5S”. Será? Nem sempre. Não há receita de bolo aqui. Planeje, converse com as pessoas e vá até o “gemba” para validar e entender o processo.

O 5S é pode ser um bom remédio, mas muitas vezes não é o mais eficaz para aquilo que você procura resolver. Focando naquilo que irá trazer resultados, financeiros ou não, é possível desenhar o “seu” programa Lean Six Sigma.

Implemente o Lean Six Sigma! 

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades do Blog Voitto.

A metodologia Lean Seis Sigma já demonstrou, ao longo da sua história, a enorme capacidade de redução de custos e desperdícios e otimização dos processos para as grandes empresas.

O conhecimento na metodologia Lean Seis Sigma faz a diferença para as empresas com projetos que impactam verdadeiramente a organização. E você pode conquistar o título que te dá a possibilidade de gerenciar todos esses projetos.

Já imaginou dominar essa metodologia e se tornar um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho? É por isso que a Voitto possui a formação no Pacote Especialista Master Black Belt, uma formação completa que engloba todos os níveis do Seis Sigma.

O Pacote Master Black Belt da Voitto conta com 250 horas de carga horária e foi feito para você que quer se tornar Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Lembrando que nossas capacitações em Seis Sigma são os únicos cursos online acreditados pelo fórum Six Sigma Brasil, além de possuírem acreditação internacional pelo The Council for Six Sigma Certification, alinhada com o conteúdo recomendado pela ASQ (American Society for Quality) e com a ISO 10353.

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma

Alexandre Brum

Alexandre Brum

Graduado em Engenharia Mecatrônica pela PUC-PR e pós-graduado em Gestão da Produção pela FAE Business School. Atua há 20 anos na área de Operações Industriais em empresas nacionais e multinacionais de grande porte dos segmentos médico, cosmético, alimentício e automotivo. Grande experiência em gestão de fábrica, gestão de manutenção, gestão de projetos e melhoria contínua com inúmeros projetos e treinamentos realizados. É Black Belt em Lean Six Sigma e APICS – CPIM: Certified in Production and Inventory Management.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Upgrade De Green Belt Para Black Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.