ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Logotipo?
Qual a importância do Logotipo para sua marca?
Dicas para fazer o seu Logotipo
Dica Extra!

Conheça a importância do Logotipo para a identificação visual da sua marca!

Nesse artigo você irá saber mais sobre Logotipo, um artifício visual que pode auxiliar no crescimento e reconhecimento da sua marca!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Conheça a importância do Logotipo para a identificação visual da sua marca!

Você com certeza já ouviu falar sobre Logotipo, mas você sabe o que isso significa e qual a importância desse símbolo para a sua marca?

Bem, sabemos que o Logotipo é uma representação visual, composta por símbolos, palavras e desenhos que tem como intuito criar uma identificação da marca.

Atualmente, essa identificação é muito importante, devido à infinidade de empresas e produtos ofertados no mercado.

Pensando nisso, iremos te contar nesse artigo tudo que você precisa saber sobre Logotipo. Continue a leitura abaixo e saiba mais sobre:

  • O que é Logotipo?
  • Qual a importância do Logotipo para sua marca? 
  • Dicas para fazer seu Logotipo!
  • Dica Extra!

O que é Logotipo?

Bem, se você chegou até aqui posso dizer que você está querendo aprender mais sobre o que é Logotipo.

Desse modo, sem mais delongas, é possível afirmar que o Logotipo é uma representação visual, que tem como objetivo aumentar ou criar a identificação de uma determinada marca no mercado.

Ou seja, é através do seu Logotipo que sua marca será identificada e escolhida em um mar de concorrentes no mercado.

Dessa forma, é importante ressaltar que esse design pode envolver diversos elementos, fonte, cor  etc. E, por esse motivo, ele pode ser altamente personalizado, até se tornar único!

Outro ponto importante é compreender a diferença entre os termos Logo e Logotipo. Uma vez que Logo é apenas a representação gráfica da marca (nome associado a alguma fonte), enquanto Logotipo é a junção do nome com o desenho.

Um bom exemplo de Logo e Logotipo é a marca Nike. Isso porque conhecemos o Logo da marca Nike, assim como a Logotipo,  que ocorre quando juntamos o nome Nike com o seu símbolo.

A criação do Logotipo atualmente é essencial para gerar a identificação das marcas com o cliente. Isso porque com um bom Logotipo, mais associações cerebrais ocorrem e mais clientes se lembram automaticamente da sua marca.

Além disso, o Logotipo deve ser capaz de transmitir todos os valores e propósitos de uma determinada marca. Para que o público possa fazer uma associação interna e externa do seu produto.

Sendo assim, agora que você já compreendeu melhor o que é um Logotipo, que tal entender a importância dele para o seu negócio? Então continue a leitura a seguir!

Qual a importância do Logotipo para sua marca?

É uma falha muito comum atualmente que novas empresas não invistam na criação da identidade visual da marca.

Todavia, esse erro inicial pode impactar muito seu negócio. Isso porque a criação da identidade visual de uma marca pode ser um grande auxílio na captação de novos clientes.

Não entende como o Logotipo pode impactar a experiência de um cliente? Então vem comigo que eu te explico.

Imagine só, um indivíduo com uma carteira lotada com cartões de visitas de diferentes empresas, que resolve procurar um cartão de visitas de uma papelaria. O mesmo ramo da sua empresa.

Ela encontra 2 cartões: um bem básico com as informações necessárias e sem um Logo bem definido e outro, com uma identificação visual bem pensada e com um Logotipo transmitindo toda a intenção da sua marca.

Qual você acha que ela irá escolher?

Pois é, entendeu agora a importância da identificação visual do cliente com a sua marca?

Além disso, uma logo bem pensada, elaborada, com alta resolução e alta qualidade poderá atrair uma série de clientes, até mesmo nas redes sociais.

Interessante, não é mesmo?

Então agora, que tal aprender mais sobre como criar a sua própria Logotipo?

Mas antes, se liga nessa surpresa especial que preparamos pra você!

Confira o eBook Guia Prático de Growth Hacking e melhores os planejamentos de sua empresa!

Você aprenderá o que é Growth Hacking e como utilizá-lo para aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial através dos níveis de retenção e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.

Ficou interessado? baixe agora!


Guia Prático de Growth Hacking

Dicas para fazer o seu Logotipo

Se surpreendeu com os diversos benefícios que o Logotipo pode trazer para o seu negócio e agora está querendo colocar em prática seus conhecimentos? Então se liga nessas dicas que nós preparamos pra você!

1. Seja simples!

Uma dica muito importante no momento da criação da sua identidade visual é: seja simples!

Essa dica é valiosa porque ao criar um Logotipo, você irá se deparar com uma infinidade de possibilidades. São milhares de cores, fontes, formatos e modelos de logotipos. E, obviamente, você não deve colocar tudo isso em uma só criação.

Sendo assim, tenha cuidado com a quantidade de cores que pretende usar. Assim como fique atento a quantidade de formas e formatos que estão sendo inseridos no design.

Outro ponto importante é: utilize apenas uma fonte na criação da sua logo. As maiores marcas fazem isso porque essa estratégia facilita a memorização da logo.

Por fim, pense com calma e reflita: qual imagem a minha marca quer passar? É a partir daí que a sua criação deve partir.

2. Se inspire!

Outro passo muito importante em qualquer processo de criação é: se inspire!

Não faça cópias de outras marcas, mas tire ideias dos designers delas para a criação da sua logotipo.

Se inspire em marcas que você tem como referência na sua vida e busque compreender qual mensagem aquele design quer passar!

Outro ponto é: faça uma pesquisa nas logos dos seus concorrentes. É muito importante conhecer o mercado em que você está se inserindo.

Portanto, faça benchmarking! Tenha o Logotipo dos seus concorrentes como referência e se destaque positivamente dentro do seu nicho!

3. Faça testes: 

Existem diversos sites em que você pode criar sua logo. Portanto, antes de definir as cores da sua marca ou a fonte do seu nome, faça testes!

Com o criador de logos online você pode alterar e testar diversas combinações!

Uma outra dica é: rascunhe suas ideias no papel antes de passar para a tela do computador. Muitos insights surgem graças a um papel e uma caneta na mão!

Use a sua criatividade!

4. Conheça o seu público!

Após definir a sua persona, busque saber mais sobre ela. Quais conteúdos ela consome? Quais marcas ela aprecia?

Tudo isso te ajudará a chegar no seu próprio logo personalizado!

5. Defina o conceito da sua marca!

Por fim, a última dica que nós preparamos pra você é: pense no conceito da sua marca e tente transmitir isso na sua Logotipo!

Reflita bem sobre o nicho do seu negócio, sobre quais pessoas você pretende impactar, quais valores você gostaria de deixar em evidência e tente transmitir tudo isso no design da sua logo!

Pense com calma e lembre-se: uma identidade visual bem consolidada pode mudar o rumo do seu negócio!

Dica Extra!

E aí? Gostou do nosso conteúdo sobre Logotipo?

Então não deixe de conferir esse curso que nós preparamos especialmente pra você que pretende alavancar seu negócio!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

[Teste] Qual seu nível de pensamento crítico?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Qual Seu Nível De Pensamento Crítico?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.