CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Manutenção Proativa?
Quais os benefícios da Manutenção Proativa?
Como implantar a Manutenção Proativa?
Dica de ouro!

Como aumentar o lucro de sua companhia com a Manutenção Proativa?

Aprenda o que é a Manutenção Proativa, seus principais benefícios e como essa estratégia poderá aumentar os resultados de sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como aumentar o lucro de sua companhia com a Manutenção Proativa?

Caso você tenha chegado neste artigo, é possível que provavelmente você já conheça algumas denominações e tipos de manutenção, como por exemplo, manutenção corretiva, preventiva, preditiva e TPM. Mas um termo muito importante que está beneficiando muitas empresas é a Manutenção Proativa.

Ela funciona com base na análise de dados e busca resolver os problemas atacando diretamente sua causa raiz.

Ficou curioso em saber mais a respeito desta excelente estratégia de manutenção? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado:

  • O que é Manutenção Proativa?
  • Quais os benefícios da Manutenção Proativa?
  • Como implantar a Manutenção Proativa?
  • Dica de ouro!

Acesse esse material completo!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Vamos à leitura?

O que é Manutenção Proativa?

A manutenção proativa é uma forma de manutenção preventiva e manutenção preditiva que tem o objetivo de corrigir as causas raiz de falhas de equipamentos e evitar que estes sofram desvios subjacentes.

O principal objetivo da manutenção proativa é saber que as falhas que as máquinas apresentam podem ser antecipadas e eliminadas antes de se desenvolverem e transformarem em algo mais crítico.

Além disso, ter um programa de manutenção proativa implementado dentro do sistema de gestão da sua empresa, fará com que a organização encontre problemas que antes estavam ocultos e imperceptíveis.

Como funciona a Manutenção Proativa?

A manutenção proativa busca ser executada somente quando for necessária, levando em consideração dados coletados pelo time de manutenção.

O programa de manutenção proativa faz com que as pessoas mudem a abordagem de máquinas com problema para:

  • Procurar identificar a causa raiz das principais falhas;
  • Agir antes que o problema fique maior;
  • Prolongar a vida útil do equipamento;
  • Diminuir o tempo de máquina parada por manutenção corretiva;
  • Programar a manutenção junto ao chão de fábrica para que a produção não seja comprometida.

Coletar dados iniciais, identificar tendências no processo e analisar dados para agir quando forem encontrados sinais de falha, são os pilares da manutenção proativa.

Muitos programas de manutenção proativa são suportados por um sistema de gerenciamento de manutenção computadorizado, que possui, dados integrados, monitoramento de condições e ferramentas e sensores conectados.

Você deve estar imaginando que este tipo de manutenção tenha diversos benefícios, e você está certo! Isso é o que vamos conferir agora.

Quais os benefícios da Manutenção Proativa?

É conhecido que  cerca de 10% das causas de uma falha em um equipamento são responsáveis por 90% dos problemas ocorridos no chão de fábrica (alguma semelhança com o diagrama de pareto?).

Sendo assim, nada melhor do que atacar diretamente a causa raiz e evitar que ela se torne um problema ainda maior, não é mesmo?

Segundo um artigo da UFJF, a manutenção proativa consegue uma economia de até 10x maior comparada a outras estratégias de manutenção, sendo uma ótima forma para aumentar os lucros da companhia. Os principais benefícios desta estratégia são:

  • Aumentar a vida útil do equipamento;
  • Agir de forma precisa e calculada, para que a intervenção não ocorra cedo demais e dinheiro seja jogado fora e nem tarde demais depois que o problema já estiver grande;
  • Priorizar a manutenção programada ao invés da manutenção de falha de crise;
  • Analisar de maneira aprofundada todos os componentes sistêmicos do equipamento, garantindo uma visão mais aprofundada do estado da máquina;
  • Maior confiabilidade no equipamento;
  • Adequação nos padrões de qualidade.

Desta maneira, podemos garantir que a manutenção proativa entrega uma maior autonomia para qualquer indústria. Analisar os elementos da máquina e identificar as possíveis formas de falha fará com que o time entenda a condição de funcionamento de maneira assertiva.

Desta maneira, é possível se programar, sabendo qual investimento e tempo será necessário.

Agora que já sabe o que é e quais são os principais benefícios da manutenção proativa, aposto que está curioso em saber como implementar este plano de manutenção na sua empresa. Vamos lá?

Como implantar a Manutenção Proativa?

Existem muitos caminhos e métodos a seguir para implantar a estratégia de manutenção proativa, vamos mostrar abaixo alguma ideias para isso:

1. Formação de uma equipe multidisciplinar

Ter uma equipe em que cada membro tenha conhecimentos diversos de modo a se complementar uns aos outros é fundamental para esta estratégia.

Um time de técnicos treinados, qualificados e capacitados a garantir a disponibilidade e confiabilidade do equipamento é de extrema importância, pois conseguirão trabalhar melhor com as ferramentas de análise de falha e agir com maior assertividade.

2. Manutenção preventiva e preditiva

Basicamente a manutenção proativa consiste na execução da manutenção preventiva e preditiva, desta forma, é obrigação do time ter estes conceitos para reduzir a manutenção reativa na empresa.

Uma boa forma de implantar o programa é começando pela leitura e entendimento dos manuais dos equipamentos junto com o know hall e experiência da equipe para criar um programa de preventiva e preditiva.

Sendo que o principal objetivo é identificar precocemente as possíveis falhas, sendo essencial o uso das tecnologias de monitoramento no maquinário.

3. Planejamento, programação e controle da manutenção

É necessário que todas as atividades sejam bem planejadas e controladas, sendo essencial possuir um PPCM.

Desta forma, é possível ter um processo contínuo e eficiente das atividades do time.

4. Considerar a manutenção corretiva

Apesar de na maioria das vezes a manutenção realizada de maneira proativa ser mais eficiente e economicamente viável, existem casos onde a manutenção corretiva pode ocorrer de forma inevitável.

Portanto, as intervenções precisam ser entendidas e avaliadas para que as atividades sejam feitas com as ferramentas necessárias de maneira rápida para que o problema seja minimizado ou até mesmo eliminado.

5. Dados

Qualquer tipo de informação sobre as atividades de manutenção são essenciais e valiosas para criação de um banco de dados sólido.

Pois é através dele, que o time irá se basear para tomar as decisões, por meio da correlação de eventos, frequência e na busca das melhores estratégias e planos de ação.

6. Treinamentos

Uma das formas de garantir a eficiência da manutenção proativa é manter todo o time alinhado com a estratégia através de programas de treinamentos e capacitações.

Uma dica é começar com as boas práticas de manutenção para que cada um saiba o que é necessário para desenvolver suas atividades.

Gostou? Então continue navegando em nosso blog para conferir muito mais!

Dica de ouro!

A Manutenção Produtiva Total (TPM) é uma ferramenta Lean que, como todas as outras, busca reduzir desperdícios e aumentar produtividade.

Por esse motivo, essa ferramenta atua através do desenvolvimento e entrosamento entre todos os profissionais de uma empresa. Uma vez que tem como objetivo principal evitar falhas e paradas com máquinas e, caso elas ocorram, que o tempo de parada seja o menor possível.

Nesse treinamento, você irá aprender como implementar passo a passo a Manutenção Produtiva Total (TPM), conhecendo os seus benefícios e ferramentas. Além disso, nosso curso irá te mostrar como construir e consolidar os pilares de Manutenção Autônoma e Manutenção Profissional. Muito interessante, né?

Portanto, se você tem interesse em se capacitar e dar um salto na sua carreira, se inscreva agora no nosso curso de Manutenção Produtiva Total(TPM)!

Manutenção Produtiva Total

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manutenção Produtiva Total

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.