O que é Marketing para Delivery?
Quais as vantagens em aplicar o Marketing para Delivery?
Qual a relevância em inovar nesse novo setor de vendas?
5 dicas para aumentar o volume de vendas!
Essa é a trilha para o sucesso!

Quer aumentar as suas vendas? Aplique o Marketing para Delivery!

O marketing para delivery é um conjunto de ações que auxilia desde a divulgação de um produto até a melhora da experiência do consumidor!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer aumentar as suas vendas? Aplique o Marketing para Delivery!

Se você quer atrair novas oportunidades de negócio e estar mais perto do seu público-alvo é muito importante criar uma boa estratégia de marketing para delivery. Afinal, assim você vai conseguir romper algumas barreiras geográficas e dar mais comodidade para os seus consumidores.

Em um cenário pós-pandemia, já é fácil notar que alguns hábitos vieram para ficar e o delivery é um deles. Isso porque quando os clientes são bem atendidos e podem otimizar o seu tempo, acabam optando por essa versão mais moderna de compras.

Diante disso, as empresas precisam estar atentas e aproveitar essa oportunidade para aumentar as suas vendas. Quer saber mais sobre como usar o marketing para delivery a favor do seu negócio? Confira este conteúdo até o final! Aqui você encontrará:

●        O que é Marketing para Delivery?

●        Quais as vantagens em aplicar o Marketing para Delivery?

●        Qual a relevância em inovar nesse novo setor de vendas?

●        5 dicas para aumentar o volume de vendas!

Vamos à leitura?

O que é Marketing para Delivery?

O Marketing para Delivery foi uma vertente consolidada após a disseminação do marketing digital. Isso aconteceu pois as empresas começaram a investir em redes sociais, mídias pagas, materiais gráficos e outros meios para divulgar os seus produtos e serviços.

No entanto, como a internet muitas vezes quebra as barreiras geográficas, os negócios começaram a perceber demandas vindas de localidades que antes não atendiam.

Sendo assim, o delivery é uma das formas de conseguir ampliar as vendas e atingir esses consumidores em potencial.

Mas para que isso seja feito de uma maneira eficaz, é necessário pensar em toda a jornada de compra e em seu público alvo. Partindo da divulgação do produto, passando pelo interesse do cliente e pelo recebimento do produto e chegando ao pós venda.

Por ser um processo longo, institui-se uma área do marketing focada em utilizar as melhores ferramentas e otimizar as atividades que envolvem o delivery.

Vale lembrar que o fortalecimento dessa vertente se deu pelas inúmeras vantagens que esse novo canal de vendas traz para as empresas. Por isso, confira a seguir os benefícios de se aplicar o Marketing para Delivery.

Quais as vantagens em aplicar o Marketing para Delivery?

O Marketing para Delivery é um investimento que traz muitos benefícios para os negócios que o utilizam. Para exemplificar isso, ressaltamos as suas principais vantagens:

●     Aproximação da marca com seus clientes e potenciais consumidores;

●     Custo-benefício, pois é um investimento que pode ser mais baixo do que a criação de mais unidades físicas pulverizadas;

●     Possibilidade de criação de uma experiência diferenciada para o cliente, com bilhetes e brindes, por exemplo;

●     Utilização otimizada de redes sociais como ferramenta de marketing para impulsionar as vendas.

Mas, além dessas vantagens, o marketing para delivery é uma das ferramentas mais importantes para alavancar as vendas e o crescimento de uma empresa. Por isso, confira como ele pode ser um meio eficaz de inovar nesse setor.

Qual a relevância em inovar nesse novo setor de vendas?

Para que um negócio cresça é fundamental que as vendas tenham desempenhos melhores. Por isso, você deve estar atento às novas tendências dessa área.

Sendo assim, investir nas vendas por delivery é uma ação que pode gerar resultados exponenciais. Afinal, ele traz possibilidades de inovação. Para que você tenha algumas ideias de como atuar nesse sentido, confira os insights abaixo.

Maior proximidade com o cliente

A personalização do atendimento hoje em dia é essencial para fidelizar clientes. Diante disso, o marketing para delivery pode influenciar positivamente.

Algumas ações para inovar nessa frente são:

●     Cupons de desconto e brindes;

●     Recados personalizados;

●     Pós-venda através de contato direto;

●  Chats para verificação das demandas de clientes em tempo real até a entrega.

Acesso aos dados

Na maior parte das vezes que um usuário faz pedidos pelo delivery é necessário que dados como e-mail ou telefone sejam fornecidos.

Com a permissão do cliente ao acesso a essas informações, é mais fácil entrar em contato com ele para divulgar novidades, promoções e manter os relacionamentos mais próximos.

Oportunidades

Vale lembrar que quem trabalha com delivery também usufrui de diversas oportunidades de escalar os seus negócios. Por exemplo, caso a empresa esteja em processo de expansão, é possível notar quais são as localidades com mais demanda para abrir outras lojas físicas.

Além disso, também existe a possibilidade de abrir pequenas operações nos locais em que os serviços e produtos sejam mais procurados para reduzir custos, trazer mais agilidade e satisfação para os clientes. Dessa forma, atende-se um público que talvez não fosse atingido sem o delivery.

Agora que você já entendeu quais as vantagens e a importância de se investir no marketing para delivery, confira abaixo dicas de como divulgar o seu negócio e aumentar o seu volume de vendas através dele.

5 dicas para aumentar o volume de vendas!

Confira a seguir 5 dicas práticas que separamos para você aumentar o seu volume de vendas com a utilização do marketing para delivery.

1. Tenha um bom processo de delivery

Antes de começar qualquer nova frente de atuação, faça o básico bem feito! Por isso, estruture o seu processo de delivery de forma a não ter grandes falhas que podem causar más impressões para os seus clientes.

Para isso, você deve:

●     Definir a região de atuação do delivery;

●     Analisar o tempo de entrega para não frustrar expectativas;

●     Fazer uma análise de custo para precificar a entrega;

●     Conhecer qual a embalagem mais adequada para cada tipo de produto;

●     Averiguar quais os horários de funcionamento do delivery.

2. Defina seus parceiros

Para que você tenha um bom processo de delivery também é necessário que os parceiros de entrega sejam definidos, levantando os prós e contras de cada opção.

Basicamente existe a escolha de ter um delivery próprio. Com isso, você ficará responsável por todos os processos, desde a implementação de um canal de pedidos até a contratação de entregadores.

Outra opção é fazer parcerias com aplicativos que já estruturam esse meio de vendas. Entre os mais populares estão o iFood e o Rappi.

3. Invista em redes sociais

Depois de ter segurança de um bom processo de delivery, é hora de focar em redes sociais. Você pode criar contas em aplicativos como Instagram, TikTok, YouTube, Facebook e WhatsApp Business. Assim, terá um canal mais próximo aos clientes.

Nesse contexto é importante:

●    Divulgar boas fotos e vídeos dos seus produtos e serviços, uma dica é fazer storyboards;

●    Promover a humanização de marca com colaboradores e até mesmo depoimentos de clientes;

●  Ter pessoas para atendimento nas redes sociais criadas que sejam capazes de tirar dúvidas e ajudar os consumidores;

●   Investir em ações orgânicas e pagas para que seu conteúdo chegue a mais pessoas, como por exemplo o uso do Google ADS.

4. Encante o cliente

O processo de delivery pode ser considerado uma boa estratégia para encantar e fidelizar o cliente. E, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é necessário ações inovadoras para isso.

Sendo assim, ter uma embalagem diferenciada, enviar brindes, cupons de desconto para a próxima compra ou até mesmo recados podem ser o suficiente para que os clientes fiquem satisfeitos e sejam promotores da marca.

Muitas vezes essa também é uma forma de impulsionar o marketing para delivery de maneira orgânica. Afinal, os clientes acabam postando em redes sociais e indicando para conhecidos.

5. Mantenha o contato

Como já falamos anteriormente, em muitos casos, com o uso do delivery, os clientes permitem o acesso e uso de seus dados. Dessa forma, a empresa pode continuar o contato com eles divulgando seus novos produtos, promoções e incentivando novas compras.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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