O que é Masterclass?
Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, uma dica!
Como funciona uma Masterclass?
Quais as principais vantagens de uma Masterclass?
Você quer liberdade de tempo, autonomia de decisão e independência financeira?

Aprenda o conceito de Masterclass, entenda seu funcionamento e conheça suas vantagens

A Masterclass tem se tornado cada vez mais comum no nosso dia a dia. Neste artigo, você irá sanar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o conceito de Masterclass, entenda seu funcionamento e conheça suas vantagens

Já imaginou ter uma aula com um expert da sua área que realmente já vivenciou inúmeras experiências e lidou com diversas situações diferentes? Pois bem, através da masterclass isso é possível!

Esse conceito foi introduzido, pela primeira vez, no século XIX por William Thomson, no qual deu vinte palestras sobre dinâmica molecular de uma maneira coloquial e informal, quase sem utilizar anotações.

Separamos alguns tópicos para caso você tenha ficado curioso em saber mais sobre Masterclass, sendo eles:

  • O que é Masterclass?
  • Como funciona uma Masterclass?
  • Quais as principais vantagens de uma Masterclass?

Vamos à leitura?

O que é Masterclass?

Masterclass é uma expressão composta pela junção de duas palavras em inglês, “Master”, que significa “mestre” e “Class”, que significa aula. Sendo assim, uma masterclass é simplesmente uma aula dada por um especialista da área.

Portanto, as masterclasses são eventos que chamam especialistas no assunto em questão, para ensinar, aconselhar, compartilhar experiências e conhecimentos técnicos para outros profissionais menos experientes na área.

Imagine um cenário onde você é um praticante de golfe e almeja um dia jogar golfe profissionalmente. Conhecer o Tiger Woods e ter uma aula com ele, com certeza seria algo muito importante para ser um jogador de golfe profissional.

Em uma Masterclass, o Tiger Woods poderia contar toda sua história dentro do esporte e dar dicas sobre o avanço da carreira de um jogador profissional de golfe.

As masterclasses também se abrangem para outras áreas de conhecimento, como por exemplo: ciência, tecnologia, pintura, música, jogos, comportamental e em qualquer outra área que as habilidades precisam ser desenvolvidas.

Masterclass no meio corporativo

É muito comum encontrarmos masterclasses no ambiente corporativo, geralmente elas são realizadas com o objetivo de preparar os funcionários para assumir cargos mais altos, tendo como temas, a liderança, soft-skills ou hard-skills (assuntos que vão ao encontro das habilidades requeridas por profissionais no futuro).

Isso acaba sendo muito vantajoso para a empresa e também para os funcionários, pois consegue desenvolvê-los pessoalmente e profissionalmente com pessoas que de fato são especialistas no assunto abordado.

Onde são realizadas as Masterclasses?

Uma masterclass pode acontecer em diversos lugares diferentes. Com a pandemia, popularizou-se por meio do Youtube, Google Meet, Zoom, entre outras plataformas online.

As masterclasses também podem ocorrer dentro de uma empresa ou em universidades. A duração varia muito de acordo com o quanto o conteúdo deve ser aprofundado.

Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, uma dica!

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Como funciona uma Masterclass?

O planejamento de toda a Masterclass basicamente funciona em 8 etapas, que são elas:

  • Assunto a ser bordado;
  • O palestrante ou especialista que irá conduzir a masterclass;
  • Meio onde o conteúdo será distribuído, seja ele presencialmente ou virtualmente;
  • O tempo de duração aproximado, podendo ser por meio de aulas únicas, ou por meio da distribuição semanal de conteúdos;
  • Como será feita as inscrições;
  • Planejamento da campanha de divulgação;
  • Comunicação pré evento, como por exemplo, alguns recados e lembretes antes do evento;
  • Comunicação pós evento através de uma abordagem pouco mais comercial.

Porém, existem duas grandes etapas que iremos abordar com mais detalhes, que são:

Planejamento antes da masterclass

Para que uma masterclass seja realizada com sucesso, é necessário planejá-la muito bem. Tanto é importante a fase de planejamento que, no ciclo PDCA, essa etapa é a principal, onde tudo será estruturado para a resolução do problema.

Portanto, é necessário ter em mente o assunto que será abordado e também a pessoa  da qual ficará responsável pela entrega do conteúdo da masterclass.

Outro ponto importante a ser realizado nesta etapa é sobre o canal onde a masterclass será realizada. Hoje em dia, os meios mais populares são o Youtube, Google Meet e também através de lives no Instagram. Porém, elas podem acontecer normalmente de maneira presencial.

Também é importante lembrar sobre como será realizada a inscrição da masterclass. Ter um bom marketing por trás, pode ser essencial para o sucesso da aula, através de tráfego pago ou através de tráfego orgânico, com uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) muito bem executada.

Além de tudo, vale a pena ter um lugar onde as informações serão divulgadas e armazenadas, e também formulários com o objetivo de captar os interessados em participar. É comum que essa pré comunicação seja realizada no WhatsApp, Telegram ou E-mail.

Comunicação após a masterclass ser concluída

Toda a comunicação realizada antes do evento é muito importante, criar conteúdos simples capazes de serem lidos no WhatsApp e enviar e-mail lembrando os inscritos sobre o dia e a hora da masterclass, são algumas das boas práticas.

Mas um outro ponto importante que nem sempre é dado a atenção devida, é a comunicação após a masterclass ser concluída! Pois agora, é possível você trabalhar com uma abordagem mais comercial com a base de inscritos que você conseguiu.

Você pode, por exemplo, nutrir sua base de dados com conteúdos ricos e também com e-mails ou mensagens, apresentando mais sobre seus produtos e serviços.

Portanto, procure sempre criar um bom relacionamento com os usuários que foram inscritos na masterclass.

Quais as principais vantagens de uma Masterclass?

Agora que você já conhece sobre o que é uma masterclass e como ela funciona, vamos ver algumas de suas principais vantagens:

Conteúdo denso mas rápido de ser absorvido

O grande diferencial em participar de uma masterclass, é que nela, você poderá encontrar conteúdo exclusivo, que você não conseguirá achar em cursos ou em materiais didáticos na internet. São assuntos que só a carreira e o know-how do especialista será capaz de abordar, de uma maneira rápida e simples, buscando capacitar todos os participantes.

Diferencial para um estudante de graduação

Pode ser um diferencial muito grande para um estudante de graduação, pois é desta forma que ele conseguirá ter uma visão interna e mais prática da profissão que ele está se capacitando.

Uma perspectiva diferente

O especialista pode oferecer aos participantes perspectivas diferentes de como lidar com certas situações, ajudando o grupo a ter insights sobre suas funções.

Informações atualizadas

Em uma masterclass é apresentado informações atualizadas sobre a área. Ideal para casos onde algumas empresas usam metodologias ultrapassadas.

Networking

Em uma masterclass, você conhecerá outras pessoas que passaram ou vão passar por problemas parecidos com o seu, compartilhar essas informações poderá ser muito benéfico para todos.

Você quer liberdade de tempo, autonomia de decisão e independência financeira?

É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!

Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.

Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!

kit empreendedorismo

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Do Growth Hacking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.