CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é a matriz RICE?
Como aplicar a RICE
Benefícios de usar a Matriz RICE
Dica de Ouro!

Matriz RICE: Entenda Como Utilizar essa Metodologia para Tomada de Decisão!

Veja como utilizar a Matriz RICE para apoiar o processo de priorização e tomada de decisão. Obtendo resultados assertivos no desenvolvimento de projetos!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Matriz RICE: Entenda Como Utilizar essa Metodologia para Tomada de Decisão!

Priorização de tarefas é um problema recorrente para profissionais que atuam em diversos projetos, além disso, saber a forma correta para tomada de decisão pode ser um fator importante durante a implementação de novas metodologias.

Como uma forma de minimizar esses desafios, conheça a Matriz RICE, um framework capaz de auxiliar no processo de priorização de execuções e otimizar a produtividade da equipe.

Ao utilizar essa metodologia, os gestores conseguem de forma analítica observar o melhor ponto de partida, além de dimensionar o tamanho dos projetos em desenvolvimento e o quanto de esforço da equipe aquele projeto demandará.

Ficou curioso para entender mais sobre a Matriz RICE? Continue a leitura desse texto que será desenvolvido através dos seguintes tópicos:

  • O que é a matriz RICE?
  • Como aplicar a RICE
  • Benefícios de usar a Matriz RICE

Pensar estrategicamente é a competência obrigatória que um empresário ou consultor precisa possuir. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

No Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Já imaginou ser capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá?

Então não perde tempo e se inscreve já no nosso Curso de Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados!

Estruturação de um Sistema de Gestão para Resultados


Aproveite a leitura e tenha um bom aprendizado!

O que é a matriz RICE?

A Matriz RICE, também conhecida como Matriz de Priorização, é um método utilizado para facilitar o processo de tomada de decisão, fazendo com que a produtividade seja potencializada.

Dessa forma, a Matriz RICE faz com que os gestores tenham de maneira analítica, uma visão mais ampla de projetos e processos. Com isso, torna-se possível uma observação mais profunda de como eles se encaixam nas prioridades do momento da empresa.

Para que o objetivo dessa metodologia seja concluído da maneira esperada, o profissional deve saber de forma clara diversos pontos, sendo eles: número de pessoas que pretendem alcançar, o impacto que aquele projeto pode gerar em nível de empresa e cliente, grau de confiabilidade para o êxito e quais os esforços necessários para que se torne realidade.

A Matriz RICE possui esse nome devido a junção da inicial dos 4 pilares de priorização utilizados na metodologia. Confira um pouco mais detalhadamente sobre cada um deles:

Reach

Do português, Alcance, o Reach é o primeiro pilar da Matriz RICE. Nessa etapa será definido o número de pessoas impactadas com o projeto proposto e em quanto tempo.

O tempo definido deve seguir de forma linear e inalterada para todos os projetos, pois, dessa forma, será possível estimar qual a proporção do alcance e realizar comparativos. Além disso, o tempo definido deve ser próximo da realidade atual da empresa.

Um exemplo simples de aplicação do Reach é:

Suponha que um Blog deseje atingir através de marketing orgânico, 5000 novos usuários por mês, ao final de 3 meses esse número será de 15000 usuários adicionados.

Esse número pode ser atingido através de um processo contínuo de observação do número de usuários diários que fazem alguma interação com o blog.

Impact

O Impacto é o segundo pilar da Matriz RICE. Essa métrica ocorre juntamente do Reach, isso porque, o impacto nada mais é que o efeito que o projeto causou nos clientes alcançados.

Dando continuidade ao exemplo apresentado no tópico anterior e considerando que o blog dispare diariamente uma newsletter, a pergunta para resposta neste tópico será: quanto o disparo diário da newsletter fará com que o blog consiga novos leitores de forma orgânica?

Para metrificar esse Impacto, foi desenvolvida uma escala de 0.25 à 3 que deve ser seguida, confira:

  • Muito impacto: 3
  • Grande impacto: 2
  • Médio impacto: 1
  • Pequeno impacto: 0.5
  • Mínimo impacto: 0.25

Essa escala deve ser utilizada pois ao final do cálculo da matriz serão utilizados os valores definidos por ela.

Confidence

A confiançaestá diretamente ligada aos passos anteriores, isso porque ela determina em forma de porcentagem o quanto os gestores se sentem confiantes com as propostas definidas anteriormente.

Novamente existe uma escala para que essa confiança seja determinada:

  • Alta confiança: 100%
  • Média confiança: 80%
  • Baixa confiança: 50%

Quanto mais próximo de 100%, o indicativo é que o projeto tem altas chances de obter o resultado esperado. Caso o valor fique abaixo de 50%, é necessário que exija uma revisão do que está sendo proposto, pois pode ser muito arriscado.

Effort

Effort significa “Esforço”,  esse pilar busca entender e mensurar qual o esforço demandado pelo time, mais especificamente por cada membro da equipe para o desenvolvimento do projeto em questão.

Assim como Confidence e Impact, essa métrica também possui uma unidade de medida utilizada para defini-lo. O esforço é dado da forma:  pessoa-mês, ou seja, o quanto um colaborador pode produzir durante o mês.

A diferença é que, como oposto às outras métricas, quanto maior o esforço realizado por um membro, pior é para o projeto em desenvolvimento. 

Como exemplo, suponha que o projeto de divulgação dos artigos do blog será realizado em 1 mês, dessa forma, demanda 1 pessoa-mês e assim sucessivamente.

Como aplicar a RICE

Agora que você já conhece cada pilar da Matriz RICE e entende como eles funcionam, é hora de aprender como aplicá-la em seu negócio.

Como mencionado anteriormente, o valor da Matriz RICE é determinado através de uma fórmula, sendo ela:


Pontuação Matriz RICE = (Reach x Impact x Confidence)/Effort 


Dessa maneira, basta o gestor analisar o valor e observar se precisam ser realizadas mudanças em alguns dos pilares ou não. Caso fosse esperado obter uma pontuação mais baixa e obteve-se um valor alto, vale a observação das métricas anteriores para encontrar o gargalo do problema.

Além disso,  para que essa implementação seja realizada de maneira assertiva, é necessário que todos os colaboradores estejam dispostos a trabalhar de maneira integrada para o bem do projeto em desenvolvimento.

Benefícios de usar a Matriz RICE

A Matriz Rice é um framework capaz de auxiliar gestores e desenvolvedores no processo de tomada de decisão e priorização de tarefas. Com a aplicação dessa metodologia, é possível que as equipes trabalhem baseadas em prioridades já definidas.

Outro ponto importante, é que essa ferramenta faz com que os processos sejam otimizados, impulsionando as chances de sucesso, fazendo com que o impacto cresça de forma exponencial e, consequentemente, aumentando os resultados positivos para a corporação.

Para continuar seu aprendizado, confira mais alguns benefícios da aplicação da Matriz RICE:

Identificação do roadmap de produtos 

O Roadmap pode ser definido como um guia para o desenvolvimento de produtos, fazendo com que a equipe possua orientação sobre o que deve ser feito. Além disso, esse roteiro tem em seu escopo quais os objetivos, prazos e quais as atividades devem ser realizadas durante o desenvolvimento do projeto.

Dessa forma, a utilização da Matriz RICE auxilia no processo de definição desse roadmap, apresentando quais as prioridades e posteriormente, o que será anexado junto à gestão de produtos.

Alinhamento da equipe

Uma vantagem muito importante da Matriz RICE, que muitas empresas buscam diariamente, é o alimento das equipes. Isso ocorre pois, esse framework apresenta de forma clara quais as prioridades designadas para área de produtos que todos os colaboradores possuem.

Para que essa vantagem aconteça, é ideal que o processo de construção e definição dos pilares envolva o time responsável, por isso, é importante que seja criada em um documento compartilhável.

Dessa forma, essa forma de definição e criação das prioridades faz com que os profissionais possuam senso de pertencimento, elevando a consciência acerca do roadmap e do que a empresa espera do desenvolvimento dos produtos.

Tomada de decisão baseada em Dados

Outro benefício da utilização desse framework, é possuir embasamento a respeito de  dados para tomada de decisões assertivas, priorizando os processos certos para garantir a produtividade do time e os resultados esperados.

Dessa maneira, através de uma escala numérica, o time de desenvolvimento prioriza as atividades que devem ser realizadas mais rapidamente. Além disso, essa escala faz com que os objetivos estejam claros e objetivos, transformando a avaliação de diversos processos de forma semelhante.

Priorização de backlog assertiva

Como já apresentado anteriormente, a Matriz RICE foi desenvolvida para auxiliar no processo de otimização e priorização de tarefas. Muitas equipes acabam trabalhando em produtos digitais e por isso, precisam saber gerenciar stakeholders e suas necessidades.

Outro ponto importante, é que esse framework também auxilia na aquisição do chamado buy-in dos stakeholders. Isso porque, através dela é possível alinhar as atividades a serem realizadas e hierarquizar todo processo.

Dica de Ouro!

Para aplicar de forma eficiente a Matriz RICE, busque aprender também sobre como funciona uma Gestão, com a nossa formação direcionada a isso!

Você sabia que um consultor em Gestão, no Brasil, tem salário médio de R$ 6 mil ao mês?


Por ser um profissional completo, que domina técnicas de gestão, além de liderar e inspirar pessoas, o consultor em gestão pode trabalhar em diversos tipos de projetos e processos, visando sempre atingir altos resultados.


Com a Formação em Gestão da Voitto você tem acesso a 19 cursos + 4 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!


Com desconto de 75%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


Seja o responsável pelo seu sucesso. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Gestão da Voitto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.