ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é mecânica dos fluidos?
Quais são as características dos fluidos?
Quem descobriu a mecânica dos fluidos?
Qual a importância da mecânica dos fluidos para a Engenharia?
Venha aprender mais com a Voitto!

Veja como a mecânica dos fluidos é importante para o mundo da engenharia!

Descubra do que realmente se trata a área e quais são algumas das aplicações da mecânica dos fluidos na vida de um engenheiro!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Veja como a mecânica dos fluidos é importante para o mundo da engenharia!

Existem algumas áreas de estudos que são de extrema importância para qualquer segmento da engenharia existente, e uma dessas é a chamada mecânica dos fluidos.

Com diversas aplicações possíveis, é muito importante que seu estudo esteja dentro das grades dos cursos de engenharia, a fim de que os futuros profissionais se tornem capacitados para lidar com qualquer problema envolvendo os fluidos em seu meio. 

Sendo assim, neste artigos vamos te contar um pouco melhor sobre a importância dessa área no mundo dos engenheiros, bem como detalhar mais algumas características a respeito da mecânica dos fluidos nos seguintes tópicos:

  • O que é mecânica dos fluidos?
  • Quais são as características dos fluidos?
  • Quem descobriu a mecânica dos fluidos? 
  • Qual a importância da mecânica dos fluidos para a Engenharia?

O que é mecânica dos fluidos?

A mecânica dos fluidos é uma área da física que foca seus estudos no efeito de forças em fluidos. Algumas vezes, ela pode aparecer como uma ciência independente, e outras, ligada à Mecânicaou ainda à Termodinâmica.

Os fluidos estudados podem ser líquidos ou gases, e seu movimento é estudado de maneira análoga ao movimento de corpos sólidos, podendo estar em repouso ou em movimento, e fazendo uso das leis fundamentais da física e as propriedades físicas dos fluidos para isso.

É uma área que possui inúmeras aplicações em diversos setores da engenharia, e por isso, entender sobre é muito útil para qualquer engenheiro.

Mas quais são as características desses fluidos que estão tão presentes dentro do universo da engenharia? É o que te mostraremos a seguir!

Mas dê uma olhada nesse material antes!

Se interessa por engenharia e gostaria de ter acesso um acesso mais direto a alguns dos engenheiros mais influentes do mercado?

Então, conheça a lista dos engenheiros mais influentes do ano para acompanhar, seguir e se conectar, através do ebook 50 Engenheiros para seguir em 2023.

Com o ebook 50 Engenheiros para seguir em 2023 você terá acesso uma curadoria com 25 engenheiros e 25 engenheiras influentes para conhecer, seguir e se inspirar ao planejar sua carreira.

Gostou? Então baixe agora nosso ebook 50 Engenheiros para seguir em 2023 e siga os top engenheiros sugeridos por nós!

Engenheiros para seguir em 2023

Quais são as características dos fluidos?

Os fluidos podem ser divididos entre líquidos e gasosos, e eles possuem a capacidade de se deformar com muita facilidade quando uma força paralela a seu movimento é aplicada em sua superfície.

Além do mais, líquidos possuem seu volume bem definido, porém a forma que ele assume varia de acordo com o recipiente no qual está contido. Já os gases, não têm volume definido, e ainda se expandem quando possuem espaço para tal.

Os estudos sobre essa área começaram a muitos anos atrás, por conta de sempre estarem presente no dia a dia das pessoas, e praticamente não existir um mundo sem engenharia. Veja a seguir quem deu início a eles!

Quem descobriu a mecânica dos fluidos?

O primeiro cientista que contribuiu para o estudo da mecânica dos fluidos foi Arquimedes de Siracusa. Um matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo grego, responsável por estabelecer os princípios básicos do empuxo e da flutuação. 

Depois dele, diversos estudiosos contribuíram para a área, se aprofundando nos conceitos e aplicações que hoje são estudados.

Sendo assim, para ver mais sobre essas aplicações, vamos entrar um pouco mais a fundo da importância da mecânica dos fluidos para o mundo da engenharia  no tópico a seguir!

Qual a importância da mecânica dos fluidos para a Engenharia?

O estudo da mecânica dos fluidos é importante para a engenharia pois, são diversos os sistemas em que algum fluido é o meio atuante, portanto, entender seus princípios e conceitos básicos é fundamental na análise e projeto desses sistemas. 

Por exemplo, na engenharia civil, é a área que está diretamente relacionada aos estudos de hidráulica e hidrologia, e suas aplicações estão relacionadas com o conforto térmico em edificações. 

Nas engenharias elétrica e eletrônica, faz parte dos cálculos de dissipação de potência, como é o caso das máquinas que transformam ou produzem energia elétrica, e ainda na otimização de gastos de energia em computadores e dispositivos de comunicação.

Também é essencial para as engenharias mecânica, sanitária e ambiental, sendo que a primeira faz parte dos processos de usinagem, de tratamentos térmicos, entre outras aplicações. Enquanto as duas últimas, são imprescindíveis para conhecer a difusão de poluentes no ar, na água, e no solo. 

Sendo tamanhas essas aplicações, é praticamente impossível para um bom engenheiro não entender sobre a mecânica dos fluidos.

Venha aprender mais com a Voitto! 

Sabe o que mais é imprescindível para um engenheiro nos dias atuais? A manipulação de diversos softwares! Então se liga nesse nosso super curso:

Você já se mostrou extremamente dedicado e compromissado com as possibilidades de crescimento no mercado da indústria digital por ter lido este artigo até aqui. Que tal continuar se atualizando nos meios de transformação oferecidos pela engenharia, enquanto se capacita para pôr todos esses conceitos em prática?
Pensando nisso, a Voitto preparou para você uma oportunidade de dominar os 5 Softwares para engenheiros mais requisitados na área de atuação. Como sabemos, o papel do engenheiro é solucionar problemas. Para fazer isso de forma assertiva, é indispensável o auxílio de boas plataformas e softwares para complementar o seu conhecimento, uma vez que as exigências do mercado por essas competências são crescentes.
Este curso pode ser a certificação ideal para você, profissional da área, responsável pelo gerenciamento e melhoria de projetos, para o engenheiro da sua empresa ou o setor de tecnologia. Não deixe para depois e se inscreva já clicando na imagem abaixo!

Pacote Softwares para Engenheiros

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Softwares Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.