ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Quais são os benefícios de uma cirurgia robótica?
Afinal, é correto chamar esse procedimento de Cirurgia Robótica?
É possível fazer Telecirurgia?
Quais procedimentos têm alto sucesso?
Segurança comprovada
Medicina robótica como uma fonte de inovação
A tecnologia é a maior aliada do ser humano, mas não é a única...

Saiba como a inovação está impactando a medicina robótica

Entenda como realizar procedimentos médicos mais seguros através da medicina robótica.

Sabrícia Andrade
Por: Sabrícia Andrade
Saiba como a inovação está impactando a medicina robótica

Imagine um mundo onde as máquinas fazem tudo por você. Fazer procedimentos médicos robotizados será algo comum. Dizem que no futuro será assim, tudo automatizado.

Porém o futuro não está distante, daqui a 5 minutos já vai ser o futuro e você vai ter lido esse artigo, não é mesmo? O futuro é feito a partir do agora.

Dessa forma, saiba como a tecnologia está influenciando as mudanças nas ciências médicas.

Neste artigo, você vai encontrar:

  • Quais são os benefícios de uma cirurgia robótica?
  • Afinal, é correto chamar esse procedimento de Cirurgia Robótica?
  • É possível fazer telecirurgias?
  • Quais procedimentos têm alto sucesso?
  • Segurança comprovada
  • Medicina robótica como uma fonte de inovação 

Quais são os benefícios de uma cirurgia robótica?

A máquina ao realizar os movimentos em 360º melhora o desempenho durante o procedimento cirúrgico e o paciente pode se recuperar mais rápido, assim o “robô” consegue alcançar partes que nenhum ser humano conseguiria.

Além disso, por conta dessa eficiência, a perda de sangue, a duração do procedimento cirúrgico e os riscos são reduzidos. Sabe aquelas marcas enormes de cirurgia? bem, com as inovações na medicina é comprovado que as marcas ficam menores justamente por haver menos cortes e não ser tão invasivo.

Devido às imagens Full HD em 3D, o médico é capaz de conduzir a máquina a ponto de realizar a cirurgia de forma mais eficaz, com menos cortes e de forma menos invasiva. Vale ressaltar que o procedimento cirúrgico não é realizado de forma autônoma.

Assim, o médico cirurgião serve como um guia para efetuar os movimentos que podem chegar à 360º. Portanto, o trabalho do médico continua sendo essencial.

Afinal, é correto chamar esse procedimento de Cirurgia Robótica?

Alguns cientistas podem dizer que sim e outros que não, pois é uma vida humana em jogo, logo, não há automatização completa no momento. Entretanto, algum dia teremos um robô com capacidade plena de conduzir a cirurgia sozinho.

Dessa forma, é necessário ter profissionais capacitados e alinhados com as máquinas, tanto os médicos como os enfermeiros. Não é qualquer pessoa que pode operar os equipamentos, é obrigatório passar por muitas capacitações.

É possível fazer Telecirurgia? 

Com o advento da internet e os impactos da pandemia causada pelo COVID-19 as consultas remotas (telemedicina) passaram a ser mais comum, mas o que muitas pessoas não sabem é que também é possível realizar a telecirurgia.

A telecirurgia é feita através do acompanhamento de um médico que irá monitorar todo o processo enquanto o cirurgião opera a máquina à distância. O médico presente serve para intervir caso haja alguma complicação.

Vale destacar que esse tipo de cirurgia à distância é mais frequente em locais onde não há profissionais capacitados para realizar a medicina robótica.

Os avanços na medicina ficam notórios ao realizar procedimentos mais complexos, como por exemplo, cirurgias e exames médicos.

Quais procedimentos têm alto sucesso?

Nas cirurgias cardíacas os benefícios não são tão evidentes, em contrapartida é um procedimento de grande sucesso na cirurgia de câncer pulmonar onde é usado o robô Da Vinci XI da Rede Mater Dei de Saúde (Belo Horizonte, MG).

São diversas especialidades que a medicina robótica pode ser efetivada, através de procedimentos para erradicar o câncer de próstata é possível diminuir os riscos de incontinência e impotência urinária.

Além disso, é possível identificar o câncer ginecológico usando a radiação infravermelha chamada Firefly.

Portanto, as técnicas usadas são de altíssimo nível, podendo alcançar diversos eixos e facilitar todo o processo da operação e pós-cirúrgico.

Segurança comprovada 

Para garantir que a cirurgia tenha o resultado esperado é necessário realizar o Protocolo de Cirurgia Segura que consiste em determinar medidas com objetivo de reduzir eventuais acidentes durante a prática da medicina.

Na cirurgia robótica, o médico não precisa se preocupar com tremores das mãos, horário excessivo ou complicações graves.

Todavia, caso aconteça algo de errado com o médico que está manobrando a máquina, o robô automaticamente para de funcionar, pois ele é programado para evitar que incidentes aconteçam.

Através da Inteligência Artificial (IA) as informações sobre os pacientes são armazenadas para monitorar e cruzar os dados com precisão. É possível enviar esses dados para parentes e médicos.

Medicina robótica como uma fonte de inovação

Cada vez mais os impactos das inovações tecnológicas ficam evidentes, assim é possível enxergar avanços significativos em muitas áreas. Na medicina, a inovação representa o quanto evoluímos.

Como exemplo, temos a  Realidade Virtual (RV) que tem sido bastante estimulada no treinamento de médicos, pois garante uma maior segurança e precisão para a prática dos estudantes, principalmente.

A Realidade Virtual na medicina pode ser usada em consultas psiquiátricas, treinamentos (ex: cirurgias, aulas de medicina…), tratamentos de fobias e transtornos.

Além da RV,  a IoT na medicina  conta com tecnologias que possibilitam a transmissão de vídeos e de áudio em tempo real. Tais recursos eliminam a distância e permitem que um médico possa participar, por exemplo, de uma reunião ou de uma palestra de qualquer lugar.

A tecnologia é a maior aliada do ser humano, mas não é a única...

Gostou de conhecer um pouco sobre essas inovações na medicina? Agora você vai ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre outro assunto.

Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

Sabrícia Andrade

Sabrícia Andrade

Graduanda em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui certificação de Analista de Inovação e participou da Imersão Internacional do Vale do Silício: Tecnologias Disruptivas pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI). Foi assessora de Marketing na Empresa Júnior Internacionalize. Atuou no Centro Acadêmico do seu curso por 2 anos, sendo o primeiro ano na área de comunicação e o segundo na presidência. Além de ter trabalhado como voluntária e estagiária no projeto de extensão Mobilang, busca ajudar pessoas através do ensino de idiomas estrangeiros.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.