CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Memória Fotográfica?
Mitos e verdades sobre a Memória Fotográfica
Exemplos de pessoas com Memória Fotográfica
Como desenvolver a Memória Fotográfica?
Descubra mais sobre você com o Teste DISC!

Aprenda o que é e como desenvolver a habilidade de Memória Fotográfica!

Entenda tudo sobre a Memória Fotográfica, verificando seus mitos e verdades, vendo exemplos de pessoas que a possuem e aprendendo como desenvolvê-la.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é e como desenvolver a habilidade de Memória Fotográfica!

A memória fotográfica, também conhecida como memória eidética, pode ser entendida como um facilitador de memorização, fazendo com que algo que alguém viu uma ou duas vezes fique guardado e seja lembrado sempre que for necessário.

O processo de aprendizado pode se tornar mais fácil com diversas práticas, principalmente com o uso da memória fotográfica. Essa é uma característica compartilhada por pessoas notáveis, como Nikola Tesla e Teddy Roosevelt.

Quer entender mais sobre essa capacidade e descobrir como você também pode desenvolvê-la? Preparamos esse artigo para que você descubra tudo o que precisa saber através dos seguintes pontos:

  • O que é Memória Fotográfica?
  • Mitos e verdades sobre a Memória Fotográfica;
  • Exemplos de pessoas com Memória Fotográfica;
  • Como desenvolver a Memória Fotográfica?

O que é Memória Fotográfica?

A memória fotográfica é um termo frequentemente utilizado para se referir à habilidade de algumas pessoas de recordar detalhes visuais com alta precisão, similar ao que uma fotografia registraria.

Sendo assim, ela pode ser uma soft skill e é considerada como um diferencial em diversas profissões, afinal, torna algumas atividades do dia a dia mais assertivas.

Como surgiu esse conceito?

A memória fotográfica surgiu quando um pesquisador de Harvard chamado Charles Stromeyer III publicou um artigo histórico na revista Nature. O estudo foi baseado em Elizabeth, uma de suas alunas com habilidades impressionantes.

O estudo se deu da seguinte forma:

  • Em um primeiro momento, com o olho esquerdo coberto, Elizabeth foi exposta a uma sequência de 10 mil pontos aleatórios; 
  • Em seguida, agora com o olho direito coberto, outra sequência de 10 mil pontos aleatórios foi mostrada. 

Ao fim da exibição dos 20 mil pontos aleatórios, Elizabeth foi capaz de identificar a figura 3D formada pelo estereograma.

Diante desse feito histórico, essa prova se tornou a primeira e única desenvolvida até os dias de hoje para comprovar a existência da memória fotográfica.

Mas será que tudo o que se fala sobre memória fotográfica é realidade? Para descobrir, é necessário acompanhar o tópico abaixo sobre os mitos e verdades desse tema!

Mitos e verdades sobre a Memória Fotográfica 

Muitas pessoas acreditam que a memória fotográfica é a capacidade de gravar imagens em detalhes. No entanto, isso é um mito. Essa é uma técnica que pode ser impulsionada também por outros sentidos, como: audição, olfato, paladar, tato e outros aspectos da visão.

Por isso, uma das verdades sobre o tema é o fato de que ter memória fotográfica pode ser comprovado através da memorização de datas, acontecimentos, músicas, sequências e muito mais.

Outro mito que deve ser esclarecido é o fato de que a memória fotográfica é inata. Apesar de existirem pessoas com mais facilidade para aprimorar essa soft skill, ela pode ser desenvolvida com treinamentos e exercícios.

Quer conhecer mais sobre pessoas que possuem memória fotográfica e descobrir como esse tipo de memória fez com que elas se destacassem em suas atividades? Confira abaixo personalidades que mudaram suas histórias devido a essa característica.

Exemplos de pessoas com Memória Fotográfica

Você já observou algo pela primeira vez e conseguiu se lembrar em detalhes por muitos e muitos anos? Essa era uma situação corriqueira para as pessoas que vamos conhecer abaixo.

Todas elas possuem uma caraterística em comum: a memória fotográfica aguçada e, com essa capacidade, conseguiram feitos surpreendentes!

Nikola Tesla

Quando o assunto é memorização através de uma enorme capacidade de se lembrar de algo sem anotações, Nikola Tesla é uma das referências.

O cientista conhecido como pai do futuro, foi um dos primeiros pensadores a criar invenções ligadas a energia elétrica e outras funcionalidades indispensáveis nos dias de hoje.

Tesla desenvolveu mais de 700 projetos inovadores, os quais nenhum foi gravado através de anotações. Devido a sua memória fotográfica, o cientista possuía facilidade em guardar detalhes de todas elas apenas na mente.

Theodore Roosevelt

Theodore Roosevelt também é uma figura que inspira muitas pessoas no tema da memória fotográfica. O vigésimo presidente eleito dos Estados Unidos foi um exemplo em como alinhar trabalho e estudo.

Com uma das memórias notáveis mais impressionantes, o presidente conseguia ler de dois a três livros por dia mesmo com a rotina conturbada. Além disso, era capaz de citar páginas completas de uma matéria de jornal ou um livro, sem esquecer se quer uma palavra ou expressão.

Kim Peek 

A inspiração para o filme Rain Man (1988) também é um excelente exemplo. Kim Peek leu durante a sua vida 12 mil livros, dos quais memorizou 98% do conteúdo de forma extraordinária.

Assim como Roosevelt, ele também conseguia citar páginas em sequência sem esquecer de nenhuma palavra.

No entanto, apesar dessa habilidade inigualável, Peek nasceu com macrocefalia, o que causou muitas dificuldades motoras ao longo da sua vida.

Se agora você está se perguntando se é possível desenvolver uma boa memória fotográfica com técnicas de memorização, não se preocupe! Abaixo você irá desvendar esse mistério com dicas práticas.

Como desenvolver a Memória Fotográfica?

Desenvolver a memória fotográfica através de métodos de estudo e técnicas de memorização é possível. No entanto, exige esforço e dedicação.

Para que esse processo seja mais simples e efetivo, separamos para você boas práticas que poderão ajudá-lo a se tornar referência em memória fotográfica. Confira!

Use elementos visuais como referência 

Ter criatividade na solução de problemas pode ser um diferencial no desenvolvimento da memória fotográfica. Afinal, uma das grandes possibilidades de impulsionar essa habilidade é através de recursos visuais.

Para isso, sempre que estiver estudando ou lendo sobre algo, adote as seguintes práticas:

  • Faça conexões dos temas com imagens. Por exemplo: ao estudar a Revolução Francesa, assista o filmes que falem sobre o tema, como "Os Miseráveis";
  • Use gráficos, tabelas e mapas mentais. Esses recursos podem ajudar o cérebro a associar um tema aos seus acontecimentos. Por exemplo: mapas mentais com o fluxograma dos acontecimentos da Revolução Francesa, gráficos mostrando seus impactos e tabelas com as características de cada grupo envolvido;
  • Separe diferentes subtemas em cores distintas. Seguindo o exemplo: represente cada nicho político com uma cor diferente;
  • Faça associações que tornem a lembrança ligada direta ou indiretamente ao que já se conhece. De acordo com o exemplo: escolha a cor vermelha para apresentar grupos mais ligados ao que se considera como esquerda política nos dias de hoje. 

Use técnicas já validadas

Cada pessoa consegue se adaptar melhor com uma forma de aprendizado e desenvolvimento de uma habilidade. No entanto, é importante focar em tentar por meio de técnicas já validadas.

Quando o assunto é memória fotográfica, algumas se destacam, como:

  • Técnica do Palácio de Memórias: desenvolvida por Simônides, um talentoso poeta grego, essa prática consiste em associar algo que se deseja lembrar a lugares de um palácio. Assim, cria-se um processo de mapa mental; 
  • Técnica das Molas (Peg System): consiste em associar listas com algo que já se conhece. Por exemplo: lembrar uma fórmula de física criando uma frase que se associe através das primeiras letras de cada palavra. Fórmula da pressão ( P x v = n x R x T) com a frase "Por você nunca rezei tanto".

Descubra mais sobre você com o Teste DISC! 

Você já se perguntou por que interage de certas maneiras com as pessoas ao seu redor? Quer entender melhor suas motivações, comportamentos e como se destacar em diversos contextos, principalmente o profissional?

Com o nosso Teste DISC, uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, você pode descobrir mais sobre a sua personalidade e se está enquadrado no perfil Dominante, Influente, Estável ou Condescendente!

Clique na imagem abaixo e faça o seu teste gratuitamente.

Teste DISC

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do Kit "Resumos de livros Gestão de Tempo e Produtividade".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Produtividade E Gestão De Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.