O que é Mercado Digital?
Como funciona o Mercado Digital?
Quais as principais áreas e tendências do Mercado Digital?
Como se destacar no Mercado Digital?
Dica de ouro!

Como atuar de forma assertiva no Mercado Digital? Saiba aqui!

Conheça mais a respeito do Mercado Digital, suas principais tendências e aprenda as melhores ferramentas para te ajudar a adquirir mais clientes online.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como atuar de forma assertiva no Mercado Digital? Saiba aqui!

É nítido que estamos vivendo em uma verdadeira era digital. Os produtos que conhecemos, como computadores, smartphones e tablets estão cada vez mais modernizados. E, certamente, eles estão inseridos no mercado digital.

O mercado digital não é limitado por barreiras e, nem mesmo, por fronteiras locais. O mesmo acontece para as comidas, bebidas, eletrônicos e eletrodomésticos.

Dessa forma, se você empreende, transformar o seu empreendimento em um negócio online pode ajudá-lo ainda mais a impulsionar suas vendas.

Se você deseja saber mais sobre o mercado digital, as suas principais tendências e descobrir como você pode se destacar nesse meio, continue conosco. Neste artigo vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é Mercado Digital?
  • Como funciona o Mercado Digital?
  • Quais as principais áreas e tendências do Mercado Digital?
  • Como se destacar do mercado digital?

O que é Mercado Digital?

O mercado digital é o processo de compra, venda e troca de produtos e/ou serviços utilizando a internet e tem sido aceito e implementado por praticamente todas as empresas, por aumentar exponencialmente o seu local de atuação.

Com isso, ocorre o aumento da receita e dos clientes, além de facilitar muito para quem deseja anunciar seus serviços ou produtos online.

Com a  transformação digital, os negócios, muitas vezes, também deixam de ser físicos para entrar no meio digital ou até híbrido, que é a mescla de loja física e virtual.

Neste sentido, conseguimos observar a importância de se estar inserido no mercado online.

Como funciona o Mercado Digital?

O mercado digital possui um funcionamento simples e que pode ser facilmente acessado pelos interessados.

Antes de mais nada, se você possui uma loja virtual, é importante que analise o tipo de dispositivo que os clientes utilizam para acessar sua plataforma - se é pelo celular ou pelo computador. Mas, por que pensar nisso?

É preciso possuir um site adequado e com design responsivo, para que ele seja adaptável em qualquer dispositivo utilizado.

Além disso, com toda a expansão digital que vem ocorrendo, novas estratégias sempre estão surgindo, atraindo interesses de cada vez mais empreendedores que buscam se atualizar quanto às novas tendências do mercado digital.

Dentre as oportunidades, podemos citar o marketing de afiliados, produtos digitais e SEO, que é uma estratégia de otimização de conteúdo, por exemplo.

E, existe ainda o mindset digital,  muito importante para que as pessoas que trabalham nesse mercado possam pensar e lidar com as mais diversas situações nos meios tecnológicos.


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Agora vamos aprender a respeito das principais tendências do mercado digital! Continue conosco para saber mais.

Quais as principais áreas e tendências do Mercado Digital?

Como dissemos anteriormente, o mercado digital tem crescido de forma exponencial pelo mundo. Por isso, às vezes pode ser difícil alguém que não atua na área entender como ou o que fazer nesse novo mundo.

Pensando nisso, listamos aqui algumas das principais áreas e tendências no  mercado digital:

1.   E-commerce

O e-commerce, ou seja, a compra e venda pela internet, é uma das áreas mais promissoras do mercado digital. Só no ano passado, este setor cresceu cerca de 30% no Brasil.

Segundo a revista Exame, mais de 7 milhões de brasileiros compraram online pela primeira vez no semestre inicial de 2020.

Estes números são um reflexo da pandemia, que transformou a maneira de consumo e de compra da população, que passou a estar ainda mais no meio digital.

E, quando se pensa em praticidade, comodidade e, principalmente, no isolamento social, vemos que, de fato, o e-commerce é uma grande oportunidade para as empresas que desejam se manterem no mercado.

2.   Marketing Digital

O marketing digital é outra área que deslanchou nos últimos anos. Cada uma das empresas ou pessoas que passam a investir no mercado digital precisa também de profissionais que realizem a divulgação e a venda dos seus produtos

Dessa forma, quanto mais cresce o número de negócios digitais, maior é a tendência de que o marketing digital também cresça, atingindo cada vez mais públicos interessados em expandir a sua empresa.

Com tanta vastidão nesse meio, um ponto importante a ser sempre analisado são os indicadores do marketing digital, que são fundamentais para qualquer empresa na hora de ser criada a sua estratégia de divulgação por meio dos canais digitais.

Outro detalhe interessante é a abrangência do marketing digital, que conta com uma grande variedade de áreas, como: email marketing, SEO, mídia paga, etc.

3.   Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um segmento do marketing digital em que é feita a criação de diferentes tipos de conteúdo nas redes sociais para atrair os clientes.

Nele, não é feita a divulgação direta dos serviços ou produtos oferecidos (como ocorre no marketing digital). Ao invés disso, o cliente recebe ebooks, vídeos ou textos que vão ajudá-lo de alguma maneira com o seu problema.

Esta ação aumenta as chances de que esse cliente venha a contratar a empresa em seguida, graças ao conteúdo que o ajudou anteriormente.

4.   Realidade virtual e realidade aumentada

A realidade virtual e a realidade aumentada são outras duas grandes apostas no mercado digital, já sendo bastante utilizadas pelas empresas.

A realidade virtual propõe inserir o usuário em um ambiente virtual novo e diferente, fazendo-o sentir como se estivesse realmente ali, como ocorre em games e simulações.

Já a realidade aumentada realiza uma integração entre os elementos reais de um ambiente com elementos virtuais, proporcionando uma experiência diferenciada ao usuário, como acontece com alguns aplicativos e jornais com QR code, por exemplo.

5.   Inteligência artificial

A Inteligência Artificial é um tipo de tecnologia que vem sendo cada vez mais empregada no mercado digital devido à sua capacidade de processamento.

É utilizada pelas empresas principalmente em chats para atendimento ao cliente, campanhas de marketing, automação de email, etc.

6.   Economia compartilhada

A economia compartilhada funciona como o compartilhamento de bens e serviços, ocorrendo principalmente por meio de aplicativos, e tem como objetivo diminuir os custos de serviços e também gerar maior consciência no consumo.

Alguns exemplos de empresas que estão inseridas na economia compartilhada são:  Uber, Yellow, 99Pop, e muitos outros.

É uma tendência dentro do mercado digital que traz uma forte concorrência com os modelos de mercado tradicionais, além de apresentar preço e qualidade altamente competitivos.

Como se destacar no Mercado Digital?

Após conhecer as diferentes áreas do mercado digital, você precisa definir onde  (ou sua empresa)  se inserir e, com isso, é necessário investir seus esforços e se dedicar para conquistar o mercado.

A concorrência é sempre grande, mas com a definição das melhores estratégias e metas, é possível alcançar diversos públicos e clientes.

Por isso, trouxemos algumas dicas que, com certeza, vão te ajudar a se destacar no mercado digital, são elas:

●     Defina bem o seu objetivo dentro do mercado digital;

●     Crie o seu funil de vendas;

●     Tenha uma boa comunicação digital com os seu público;

●     Invista em suas redes sociais;

●     Esteja preparado para lidar com os consumidores.


Com essas dicas, somadas ao conhecimento assertivo do segmento no qual você atua, é possível tornar-se um verdadeiro líder digital na sua área, conquistando cada vez mais clientes dentro (e fora) do mercado digital.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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