ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é uma Metodologia de Pesquisa?
Qual o objetivo da Metodologia de Pesquisa?
O que colocar na Metodologia de Pesquisa?
Tipos de método científicos
Quais são as Metodologias da Pesquisa Científica?
Aprenda a apresentar trabalhos acadêmicos!

Aprenda neste artigo o que é uma Metodologia de Pesquisa Científica e como escrever uma!

Saiba mais sobre a importância da Metodologia de Pesquisa para os seus trabalhos acadêmicos, como escrevê-la e os principais exemplos que podem ser usados.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Aprenda neste artigo o que é uma Metodologia de Pesquisa Científica e como escrever uma!

A metodologia está presente nos mais diversos tipos de pesquisa científica e esta, com certeza, faz parte do dia a dia acadêmico de qualquer estudante. É através dela que todo o processo de estudo é guiado em busca de respostas para os questionamentos da pesquisa.

Dessa forma, a metodologia de pesquisa é parte essencial de todos os tipos de trabalhos acadêmicos e deve ser escolhida com cautela, já que os seus métodos serão responsáveis pelo resultado final do projeto.

Sendo assim, fica claro como ela é a determinante da qualidade de um trabalho e, por isso, não deve ser ignorada. Sem a metodologia você não saberia nem por onde começar, então a primeira etapa de um trabalho se resume na seguinte pergunta: “Qual a metodologia que irei usar?”

Com este artigo, veja as opções e saiba como escolher e estruturar uma metodologia de pesquisa.

Fique ligado, pois abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é uma Metodologia de Pesquisa?
  • Qual o objetivo da Metodologia de Pesquisa?
  • O que colocar na Metodologia de Pesquisa?
  • Tipos de métodos científicos;
  • Quais são as Metodologias da Pesquisa Científica?

Bom aprendizado!

O que é uma Metodologia de Pesquisa?

A metodologia de pesquisa é o conjunto de abordagens, ferramentas e técnicas que buscam respostas para questionamentos iniciais, permitindo testes para a comprovação da hipótese. É o estudo dos métodos e dos caminhos utilizados para chegar a um fim específico.

A metodologia apresenta todos os procedimentos necessários para a realização da pesquisa, tais como: o tipo de pesquisa, o embasamento teórico, as ferramentas e técnicas e a localização do objeto no tempo e no espaço.

Dessa forma, o pesquisador deve conhecer bem o método científico, pois nele serão apresentadas as técnicas responsáveis por construir o conhecimento científico por meio da interpretação de resultados e da análise de dados.

Qual o objetivo da Metodologia de Pesquisa?

O objetivo da metodologia de pesquisa é encontrar soluções embasadas para os questionamentos presentes no trabalho científico.

A metodologia deve estar presente em qualquer tipo de trabalho, seja em um projeto de pesquisa, em um artigo científico ou em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O Trabalho de Conclusão de Curso é, sem dúvidas, o modelo mais procurado entre os estudantes, afinal é a nota final de todo seu trabalho na faculdade

Esteja preparado para seu TCC!

Pensando nisso, viemos te dar uma mão e salvar seu dia com nosso Documento Modelo do TCC. Seguindo as normas ABNT, este recurso vai também te ensinar alguns básicos da estrutura que deve-se ficar de olho durante a formatação.

Então, já baixe e deixe salvo para quando for usá-lo. Com este modelo seu único trabalho vai ser colocar as informações do seu tema de pesquisa!

documento modelo de tcc

O que colocar na Metodologia de Pesquisa?

A metodologia de pesquisa é uma das partes mais importantes do trabalho científico, pois é através dela que o pesquisador será direcionado a encontrar as soluções para as perguntas da hipótese.

Dessa forma, a metodologia deve ser descrita minuciosamente, abordando o objetivo da pesquisa, os métodos utilizados para entender o problema, os procedimentos técnicos realizados e as fontes utilizadas.

Alguns dos tópicos importantes de serem lembrados são:

  • Propósito: se a pesquisa é descritiva, explicativa ou exploratória;
  • Abordagem: se é qualitativa, quantitativa ou uma mescla das duas;
  • Cenários e contextos: onde a pesquisa será realizada;
  • Sujeitos ou objetos: qual o objeto de estudo, se é uma comunidade ou um fenômeno;
  • Procedimentos: ferramentas e técnicas utilizadas para a obtenção de dados;
  • Instrumentos de análise de dados: programas e softwares para análise das informações coletadas.

Tipos de método científicos

Ao pensar no desenrolar de sua pesquisa, um tópico importante e que vai perdurar durante todo o seu trabalho é o método científico. Ele é o caminho e orientação de todo o processo que depois vai ser especificado com as metodologias de pesquisa.

Com isto em mente, vamos para alguns dos métodos mais utilizados:

Método indutivo

De modo simplificado, o método indutivo é o meio de pesquisa que a partir da observação em conjunto com diversos testes, se gera uma verdade generalizada do objeto de estudo (teoria).

Embora muito utilizado, diversos pesquisadores consideram este método falho, pois ele gera uma possibilidade para a verdade e não uma certeza irrefutável.

Método dedutivo

O método dedutivo se baseia na lógica de uma verdade maior já conhecida (um axioma) e a afunilando para uma verdade particular observada pelo pesquisador (um teorema), gerando uma conclusão já implícita. Por isto este método não gera novos conhecimentos!

Método histórico

Este método pega uma abordagem mais bibliográfica, pois funciona como uma coleta de informações, a partir de fatos históricos, e uma avaliação crítica de tudo que foi coletado.

Este meio é muito utilizado pelos historiadores para observar, por meio de fontes primárias e outras evidências, algumas ocorrências do passado.

Método tipológico

Criado para analisar fenômenos sociais não explicados, ou pouco elaborados, o método tipológico é uma idealização, não real, de situações sociais do passado, utilizadas por um pesquisador na tentativa de entender os motivos e a realidade do evento estudado.

Método comparativo

O método comparativo é um meio de analisar diferenças e semelhanças do objeto de estudo e outras situações/seres/circunstâncias que se relacionem e deem uma conclusão afirmativa ou negativa sobre o mesmo.

Se algum deles se encaixam para você agora fica fácil, é só escolher a metodologia de pesquisa que complementará seu estudo. Venha conhecer elas no próximo tópico!

Quais são as Metodologias da Pesquisa Científica?

As metodologias de pesquisa podem ser classificadas segundo a abordagem, a natureza, os objetivos e os procedimentos.

Confira os principais tipos de metodologia científica a seguir:

Pesquisa descritiva

A pesquisa descritiva possui como intuito responder alguma dúvida ou questionamento. Dessa forma, ela busca a descrição de características de determinado fenômeno, estabelecendo relações entre as variáveis participantes.

Pesquisa de campo

A pesquisa de campo está relacionada à busca presencial de informações necessárias para a pesquisa científica, no local onde ocorre o fenômeno pesquisado.

Semelhante ao levantamento, apresenta questionamento direto com pessoas relevantes para a pesquisa e posteriormente realiza-se uma análise quantitativa dos dados coletados.

Pesquisa bibliográfica

A pesquisa bibliográfica é baseada em materiais já elaborados, como livros e artigos científicos, permitindo ao pesquisador uma cobertura completa dos fenômenos.

É semelhante à pesquisa documental, que utiliza documentos como base. Alguns desses são cartas, diários, ofícios, regulamentos e correspondências pessoais.

Pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória busca encontrar dados e informações de temas e pesquisas em fase inicial, exigindo grande esforço do pesquisador.

Ela também está associada à pesquisa bibliográfica e ao estudo de caso.

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa está relacionada à quantificação dos dados coletados, utilizando gráficos, tabelas e cálculos para análise de opiniões e de informações obtidas durante a pesquisa.

É utilizada para apurar opiniões específicas de entrevistados por meio de questionários padronizados.

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa interpreta e analisa os fenômenos, atribuindo-os a significados. Apresenta análise direta entre o pesquisador e o objeto de estudo.

É utilizada para apurar opiniões de entrevistados por meio de respostas livres.

Pesquisa quali-quanti

A pesquisa quali-quanti é responsável por mesclar as pesquisas qualitativa e quantitativa, associando a investigação dos significados das relações humanas com dados estatísticos.

Pesquisa explicativa

A pesquisa explicativa busca a compreensão ou explicação das relações entre dimensões, ou características de indivíduos, grupos, situações ou eventos, por meio de análises e de correlações.

Estudo de caso

O estudo de caso está relacionado a uma pesquisa profunda sobre um ou poucos objetos, com o propósito de explorar e descrever certas situações, além da formulação de hipóteses e de teorias que expliquem causas do fenômeno.

Etnografia

A etnografia está relacionada à análise da realidade do objeto de estudo por meio da participação e vivência na comunidade selecionada.

Algumas ações realizadas são a observação participante, a entrevista intensiva e a análise de documentos, além da não intervenção do pesquisador sobre o ambiente pesquisado.

Agora que você já sabe quais são as metodologias de pesquisa, é hora de colocá-las no papel em seu trabalho científico em busca da nota 10. Confira como escrevê-lo no próximo tópico!

Aprenda a apresentar trabalhos acadêmicos!

[Kit] Trabalhos Acadêmicos
Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.