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O que é Modelo de Excelência da Gestão (MEG)?
Por que seguir o Modelo de Excelência da Gestão?
Quais são os 8 fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão?
Quais são os benefícios do Modelo de Excelência da Gestão para as empresas?
Busque a qualidade todos os dias: veja como

Conheça o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e aprenda a implementá-lo na sua empresa

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é uma ferramenta que auxilia, por meio de 8 fundamentos, a implementação de uma gestão sustentável em uma empresa.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Conheça o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e aprenda a implementá-lo na sua empresa

Desenvolver uma gestão sólida é um desafio e, pensando nisso, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) criou o Modelo de Excelência da Gestão.

Também chamado de MEG, esse modelo é uma ferramenta que tem como finalidade auxiliar as organizações a estabelecer uma gestão de forma madura, buscando a excelência.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é e como funciona o Modelo de Excelência da Gestão - MEG, por meio dos tópicos abaixo:

  • O que é Modelo de Excelência da Gestão (MEG)?
  • Por que seguir o Modelo de Excelência da Gestão?
  • Quais são os 8 fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão?
  • Quais são os benefícios do Modelo de Excelência da Gestão para as empresas?

Vamos lá?

O que é Modelo de Excelência da Gestão (MEG)?

Modelo de Excelência da Gestão - MEG é uma ferramenta brasileira criada pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), a fim de estimular as empresas nacionais a desenvolverem uma gestão mais sustentável.

O MEG surgiu quando, a partir de pesquisas entre várias organizações e especialistas em gestão no Brasil e no exterior, observou-se o quanto um modelo de gestão era visto como algo desafiador pelas empresas.

O objetivo do modelo de excelência da gestão é tornar os processos abaixo mais simples, de fácil absorção e entendimento, são eles:

A busca pela excelência sempre estará vinculada ao termo qualidade e, por isso, é necessário um modelo que incentive as organizações a aplicarem a Gestão da Qualidade.

Ao falar de Gestão da Qualidade, é fundamental conhecer as ferramentas que auxiliam na padronização e controle de todos os processos de uma organização.

Esse modelo tem auxiliado inúmeras organizações a trabalharem o conceito de melhoria contínua, com o aprendizado constante. Para isso, são utilizados os 8 fundamentos da excelência.

O modelo está em melhorias constantes, ele orienta as empresas à melhoria contínua. O MEG da 21ª edição, mostrado na figura abaixo, é representado pela analogia de um Tangram, nas cores da bandeira do Brasil.

Analogia de Tangram usada para explicar o Modelo de Exelência da Gestão - MEG

Fonte: Fundação Nacional da Qualidade, FNQ.

Esse modelo é inspirado em uma técnica chinesa de um quebra-cabeça com sete peças, em que todas as peças podem formar diversas figuras. O seu propósito é que cada organização o utilize como referência, mas adaptando da melhor forma, de acordo com a sua missão, visão e valores.

Além disso, essa analogia mostra a importância de todos os 8 fundamentos estarem conectados entre si.

Por que seguir o Modelo de Excelência da Gestão?

Uma empresa que segue o MEG, tem o foco na melhoria contínua e em atender às necessidades dos stakeholders. Esse modelo auxilia a empresa a se manter competitiva de maneira sustentável.

Com uma gestão sustentável o capital humano é mais valorizado, aumentando a produtividade dos colaboradores e consequentemente a satisfação dos clientes, o que traz mais resultados para a organização.

Quer saber quais são os 8 fundamentos? Então, vamos para o próximo tópico.

Quais são os 8 fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão?

O modelo de excelência da gestão baseia-se hoje em 8 fundamentos, a princípio eram 13 fundamentos e 8 critérios que foram simplificados em apenas 8 fundamentos. Nesse tópico, vamos falar um pouco sobre cada um desses temas e os seus objetivos.

1. Pensamento Sistêmico

O pensamento sistêmico é uma forma de enxergar as coisas como um todo, ou seja, no caso de uma organização, significa compreender que uma empresa é composta por pessoas, departamentos, processos, produtos e que todas essas partes possuem uma conexão entre si.

2. Aprendizado organizacional e inovação

Inovação é uma capacidade que, quando desenvolvida em uma organização, é instalada uma cultura da inovação e estabelecida uma competitividade no mercado de trabalho. Mas não basta apenas inovar, é necessário também permanecer em constante aprendizado.

3. Liderança transformadora

Uma liderança transformadora é aquela que formula estratégias observando não apenas as necessidade dos clientes, mas também da sociedade, com ética e excelência, sempre se adaptando ao cenário e à tendências do ambiente em que está inserido.

4. Compromisso com as partes interessadas

As partes interessadas, também chamado de stakeholders, são todos aqueles que estão envolvidos com a organização. É preciso saber ouvir e compreender as necessidades e as demandas desses, principalmente os clientes.

5. Adaptabilidade

Ao ouvir o termo adaptabilidade, é importante compreender sobre os conceitos de mudanças e de flexibilidade, além de como agir diante das mudanças. É por isso que falamos demétodos ágeis para transformar sua organização adaptativa.

6. Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é um compromisso da empresa com três componentes o ecológico, social e econômico, o chamado tripé da sustentabilidade, fazendo com que as organizações se preocupem com satisfazer todas essas necessidades.

7. Orientação por processos

Esse fundamento é uma parte importante para o gerenciamento dos processos, a orientação dessas práticas são essenciais para a garantir a eficiência e eficácia em todas as atividades com foco em agregar valor.

8. Geração de valor

Esse fundamento é o que complementa todos os tópicos acima, isso porque, quando uma organização compreende a necessidade de todos os temas acima, o resultado é a geração de valor a nível econômico, social e ambiental.

Quais são os benefícios do Modelo de Excelência da Gestão para as empresas?

Empresas como Bradesco, Sebrae, Embraer, entre outras, implementaram o Modelo de Excelência da Gestão e os seus 8 fundamentos. De acordo com os resultados as empresas observaram inúmeros benefícios, alguns deles são:

  • Incentiva a competitividade e a sustentabilidade
  • Incorpora a cultura da excelência
  • Contribui no desenvolvimento dos colaboradores
  • Permite o treinamento de líderes
  • Estimula o desempenho financeiro.

Assista ao vídeo produzido pela FNQ e entenda melhor os benefícios do Modelos de Excelência da Gestão para as organizações:

Busque a qualidade todos os dias: veja como

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Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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