ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é MEG Saúde?
Qual o objetivo do MEG saúde?
Benefícios do MEG Saúde
Dica bônus!

MEG Saúde: Conheça o modelo que traz padrões de qualidade para as organizações

O MEG Saúde incentiva centros de saúde a buscarem um referencial de excelência em serviços e estrutura para a sociedade.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
MEG Saúde: Conheça o modelo que traz padrões de qualidade para as organizações

O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) Saúde se tornou um modelo fundamental para inspirar organizações e institutos em busca da excelência.

Ele estabelece padrões de qualidade para que centros de saúde possam oferecer os melhores serviços possíveis.

Além disso, também serve como parâmetro para competições entre essas instituições, a fim de beneficiar toda a sociedade brasileira.

Sendo assim, preparamos um conteúdo especial sobre o que é a MEG Saúde e qual sua importância para o setor social, público e privado. Você vai conferir:

  • O que é MEG Saúde?
  • Qual o objetivo do MEG Saúde?
  • Benefícios do MEG Saúde.

Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

O que é MEG Saúde?

Modelo de Excelência em Gestão é uma metodologia de avaliação desenvolvida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

A iniciativa surgiu em 1991, em parceria com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o Grupo Giovanoni.

Basicamente, o MEG é um modelo para avaliar o nível de qualidade da gestão das organizações de saúde.

A princípio, a ideia surgiu de duas propostas apresentadas pelas entidades parceiras. O Instituto de Infectologia buscava traduzir a metodologia como forma de publicação interna, para seus funcionários.

Enquanto isso, o Grupo Giovanoni visava trazer o MEG para o setor de saúde em sua totalidade.

MEG Saúde no País

A partir dessas ideias, o FNQ originou o MEG Saúde no país, com base nas necessidades específicas dessa área. Sendo assim, o Modelo de Excelência em Gestão determina referências para que as organizações possam alcançar em sua própria atuação.

Com isso, se incentiva a competitividade no Brasil, enquanto as instituições de saúde oferecem serviços de qualidade para a população.

Para fins de comparação e avaliação, o MEG Saúde estabelece 13 fundamentos da excelência, com oito critérios. Assim, a qualidade das organizações que atuam nessa área podem ser avaliadas de forma correta. São eles:

  1. Pensamento sistêmico;
  2. Atuação em rede;
  3. Aprendizado organizacional;
  4. Inovação;
  5. Agilidade;
  6. Liderança transformadora;
  7. Olhar para o futuro;
  8. Conhecimento sobre clientes e mercados;
  9. Responsabilidade social;
  10. Valorização das pessoas e da cultura;
  11. Decisões fundamentadas;
  12. Orientação por processos;
  13. Geração de valor.

Além disso, os critérios de avaliação envolvem conhecimento de clientes, processos, estratégias, ações de liderança e resultados positivos.

Qual o objetivo do MEG saúde?

Seu objetivo principal é implementar metodologias e formas de gestão que proporcionem os melhores resultados para as organizações.

Inclusive, cada sistema pode aderir ao modelo de forma gradativa, adaptando os parâmetros para suas próprias necessidades.

Entretanto, é importante ressaltar que o Modelo de Excelência em Gestão não é um padrão, mas um referencial de qualidade.

Resultados com o MEG Saúde

Afinal, com o MEG Saúde, as empresas podem alcançar níveis superiores de desempenho e faturamento.

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, em 2014, analisou organizações que utilizaram este modelo em um período de 10 anos. Os resultados revelaram que as empresas alcançaram maior percentual de lucros ao longo do tempo com essa implantação.

Dessa forma, ao estabelecer uma visão sistêmica de uma gestão organizacional, a FNQ oferece oportunidades para os centros de saúde atingirem a excelência em sua atuação.

Além disso, também realiza o Prêmio Nacional de Qualidade, que prestigia as empresas com gestões inovadoras e atuação inspiradora.

Com isso, além de nortear os padrões de excelência para empresas de todo o país, o MEG Saúde também premia e oferece visibilidade a instituições da área.

Benefícios do MEG Saúde

Depois de conhecer um pouco mais sobre a MEG Saúde, é hora de conhecer um pouco mais sobre os benefícios que esse modelo traz.

Confira algumas das principais vantagens da excelência da gestão MEG para as organizações de saúde.

1. Competitividade

Baseado no modelo de excelência da FNQ, a instituição realiza o Prêmio Anual de Qualidade, que destaca as melhores empresas brasileiras.

Dessa forma, as organizações ganham visibilidade no mercado, atraindo novos públicos, investidores e renome.

Por isso, o desenvolvimento do MEG Saúde gera competitividade entre as empresas do ramo, para determinar os melhores destaques.

Com a competição, as instituições também se esforçam proporcionar atendimentos de clínicas médicas com qualidade. Assim, os pacientes também sempre serão beneficiados.

Além disso, a competitividade gera maior busca por inovações e modernização dos processos, oferecendo serviços de excelência no setor de saúde.

2. Estruturação

Apesar de não ser um padrão, o Modelo de Excelência em Gestão se tornou um centro de referências para as empresas da área.

Deste modo, as instituições passam a se estruturar de maneira semelhante, mesmo que adaptem parte do projeto para suas necessidades específicas.

Assim, o MEG Saúde representa uma grande vantagem para as empresas e para a sociedade que utiliza seus serviços.

Isso porque o modelo estabelecido é um ideal de qualidade. Logo, se as empresas seguirem essa estrutura, estarão oferecendo uma formação básica com excelência.

Os benefícios não são refletidos somente nos lucros, mas também na satisfação do público e no nível de qualidade da saúde no país..

3. Foco em resultados

A saúde é um direito de todas as pessoas e deve ser priorizada acima de tudo.

No entanto, centros de saúde também são empresas, e, como tal, se preocupam com os resultados alcançados. E, para isso, nada melhor do que se atentar a itens como o gerenciamento estratégico de clínicas médicas.

Ao seguir o MEG, essas unidades estabelecem um foco maior nos rendimentos. Não apenas financeiros, mas também produtivos. Dessa forma, a competitividade proposta pelo Modelo de Excelência em Gestão e a busca pelo reconhecimento levam a uma otimização dos processos.

Com maior foco e dedicação, todas as partes são beneficiadas. A organização de saúde alcança maiores lucros.

Assim, traz melhores resultados para o setor corporativo, além de visibilidade para a empresa.

Enquanto isso, a sociedade também pode contar com uma estrutura de qualidade e equipes capacitadas da área, assim como a implantação do sistema TiSS.

Dica bônus!

Neste artigo, você aprendeu um pouco como o Modelo de Excelência em Gestão poderá ajudá-lo no desempenho do seu consultório médico. Se ainda você não está preparado para implantá-lo, você pode começar fazendo pequenas mudanças de gestão.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.