CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Modelo de Orçamento?
Qual a importância de um Modelo de Orçamento?
Como desenvolver um Modelo de Orçamento?
2. Dados do cliente
O que não pode faltar em um Modelo de Orçamento?
Alguns exemplos de Modelos de Orçamento
Modelo de Orçamento digital

Modelos de Orçamento: um passo para impulsionar a credibilidade da sua empresa

O Modelo de Orçamento é um documento criado por empresas para detalhar os procedimentos e métodos para a prestação de serviços para o conhecimento dos clientes

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Modelos de Orçamento: um passo para impulsionar a credibilidade da sua empresa

O Modelo de Orçamento é uma ferramenta indispensável para assegurar a organização, o crescimento, a gestão financeira e um gerenciamento interno eficaz de uma empresa.

Esse documento é fundamental para análise dos clientes, haja vista que, por apresentar de forma detalhada as etapas e as condições da prestação dos serviços, conseguem avaliar se as suas propostas e demandas são atendidas pela empresa.

Sendo assim, o Modelo de Orçamento realizado de forma eficiente transmite segurança aos clientes, o que aumenta a credibilidade das empresas no mercado altamente competitivo.

E você? Já conhecia a importância dos Modelos de Orçamento? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre esse documento.

Acompanhe a leitura, a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Modelo de Orçamento?
  • Qual a importância de um Modelo de Orçamento?
  • Como desenvolver um Modelo de Orçamento?
  • O que não pode faltar em um Modelo de Orçamento?
  • Alguns exemplos de Modelos de Orçamento 
  • Modelo de Orçamento digital

Vamos a leitura?!

O que é Modelo de Orçamento?

O Modelo de Orçamento é um documento emitido pelas empresas aos clientes para informar os dados sobre os serviços prestados. Assim, esse documento apresenta todos os elementos e dados pertinentes para a realização do trabalho ofertado, fazendo com que o cliente possa se planejar financeiramente.

Cada empresa apresenta uma maneira única de operar no mercado de trabalho. No entanto, os modelos de orçamento precisam seguir um padrão entre os colaboradores, a fim de se evitar mal-entendidos entres os clientes.

Além disso, esse documento, ao informar detalhadamente os serviços prestados, os valores, os equipamentos e os produtos,  permite que os clientes entendam com facilidade todo o processo.

Dessa forma, a elaboração de um modelo orçamentário nos moldes apresentados acima é capaz de melhorar a imagem da empresa perante o mercado, tornando uma ótima estratégia para atrair clientes que buscam qualidade e segurança.

Qual a importância de um Modelo de Orçamento?

Um modelo de orçamento estruturado, completo e objetivo comporta-se como um diferencial competitivo no mercado, visto que os clientes, ao buscarem uma empresa prestadora de serviços, utilizam tal documento para fazerem suas escolhas.

Isso faz com que os clientes optem pelas empresas que apresentam um orçamento com todos os dados necessários para uma possível negociação, incluindo os valores, os detalhes dos serviços e os materiais utilizados, por exemplo.

Além disso, os modelos de orçamento são muito importantes para a prestação de serviços, uma vez que permitem o detalhamento das necessidades dos clientes e dos projetos a serem realizados.

Sendo assim, os clientes conseguem verificar o custo-benefício da negociação, bem como as possíveis formas de realizar o pagamento das tarefas desempenhadas pela empresa.

Dica Especial!

Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal.

Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.

Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!

Banner do Kit de Planilha

Como desenvolver um Modelo de Orçamento?

A utilização de Modelos de Orçamento, se torna uma ferramenta imprescindível para um gerenciamento eficaz das empresas.

Nesse sentido, a produção desse documento precisa de muita atenção para se evitar possíveis erros, os quais podem comprometer os negócios.

Logo abaixo, você encontra algumas informações necessárias para realizar um orçamento completo e eficiente.

1. Dados da corporação empresarial

No orçamento, é muito importante detalhar os dados da empresa, a fim de que os clientes consigam entender a proposta inicial da corporação.

Dessa forma, é preciso reservar um espaço do documento para inserir os dados, a exemplo do cabeçalho.

Os dados essenciais que devem ser inseridos no documento, são:

  • Logo da empresa;
  • Nome da corporação;
  • CNPJ;
  • Telefone;
  • Endereço completo do empreendimento; 
  • E-mail para contato.

2. Dados do cliente

A identificação do cliente que receberá o documento é uma informação fundamental para a confecção de um orçamento.

Isso é importante para mostrar que o orçamento produzido é compatível com as exigências e necessidades dos clientes. Além disso, permite maior organização dos relatórios.

Nessa parte do orçamento, deve inserir as informações listadas abaixo:

  • nome completo 
  • endereço completo do cliente 
  • telefone 
  • e-mail para contato

3. Detalhar o serviço 

No orçamento, o campo destinado ao detalhamento do serviço é composto pelo detalhamento da falha, os procedimentos dos serviços e o cronograma da execução dos projetos.

Essas informações são muito importantes para explicar aos cliente os possíveis problemas dos equipamentos, assim como as soluções que as empresas oferecem.

Veja, em seguida, um pouco mais sobre os tópicos do detalhamento de serviço:

  • Detalhamento de falha: esse tópico é muito importante para as empresas que operam no ramo de manutenção. Assim, é importante deixar evidente as falhas ocorridas no equipamento;
  • Procedimentos adotados: após identificar as falhas, é preciso identificar os métodos para a manutenção dos problemas gerados;
  • Cronograma: essa etapa apresenta o prazo de execução das atividades. Ou seja, é preciso informar o prazo e a duração de cada etapa do serviço. 

4. Investimento 

O investimento é uma informação imprescindível, haja vista que é a partir dela que os clientes conseguem se planejar financeiramente para a contratação do serviço.

Ou seja, é importante detalhar todos os valores referentes ao serviço prestado. À seguir, estão listados esses os dados que devem ter:

  • Mão de obra;  
  • Produtos a serem utilizados nos procedimentos;
  • Peças que precisam ser trocadas; 
  • Valores adicionais.

5. Campos adicionais 

Os dados adicionais não representam uma obrigatoriedade. No entanto, as empresas podem inserir tais informações se acharem pertinentes.

A seguir, descubra alguns dados que podem ser detalhados no orçamento:

  • Informações sobre os técnicos do serviço;
  • Espaço para a assinatura;
  • Formas de pagamento para a contratação do serviço; 
  • Tempo médio de validade do orçamento.

6. Oferta Comercial

Uma oferta comercial refere-se à apresentação de um orçamento para a prestação de um serviço a um cliente. Essas informações são muito importantes para mostrar a diferenciação dos concorrentes.

Portanto, é importante incluir os seguintes tópicos:

  • Identificação do contratante;
  • Apresentação da Companhia;  
  • Detalhes dos serviços prestados;
  • Dados sobre o investimento total em serviços; 
  • Período de execução

O que não pode faltar em um Modelo de Orçamento?

O modelo de orçamento precisa apresentar informações bem detalhadas sobre os serviços prestados. Assim, alguns dados são essenciais para realizar o orçamento. Logo abaixo, você encontra quais são eles.

  • Peças trocadas: a maioria das empresas se responsabiliza pela compra das peças e do serviço.  Dessa maneira, é muito importante descrever quais peças deverão ser trocadas; 
  • Data: a informação da data é muito importante para o cliente ter a certeza que os dados estão atualizados; 
  • Prazo: essa informação é muito importante para o cliente verificar o período pelo qual o orçamento é válido;
  • Fotos: nos modelos de orçamento digitais, é possível acrescentar fotos, as quais são imprescindíveis para o cliente verificar a credibilidade e a segurança do serviço a ser contratado; 
  • Tempo médio de atendimento: essa informação é muito importante para um gerenciamento eficiente dos serviços;
  • Assinatura: esse campo é essencial, haja vista que representa o reconhecimento de todas as partes envolvidas na prestação do serviço. 

Alguns exemplos de Modelos de Orçamento 

Apesar dos modelos de orçamento seguirem a mesma configuração de informações gerais, eles podem variar dependendo do ramo de atuação da empresa.

A adequação ao nicho de operação das empresas é muito importante para atender as necessidades e as particularidades do mercado. Nesse viés, tais questões precisam ser detalhadas no orçamento para apresentar aos clientes.

Confira, logo abaixo, alguns exemplos de modelo de orçamento que você pode utilizar em seus negócios.

Modelo de Orçamento padrão 

Esse  tipo de modelo é ideal para as corporações que não desejam investir muito dinheiro na preparação ou que necessitam de mais rapidez para enviar os documentos aos clientes.

Além disso, esse modelo orçamentário também é indicado para as empresas que estão aperfeiçoando processos e recebendo feedbacks dos clientes na fase inicial de negociação, haja vista que buscar melhorias é imprescindível no primeiro contato.

Esse modelo de orçamento deve apresentar algumas características, como

  • Prazo de duração do orçamento em questão;
  • Dados da corporação; 
  • Informações para contato com a empresa;
  • Informações sobre preços e descontos; 
  • Métodos de pagamento oferecidos pela corporação;
  • Datas de emissão; 
  • Cidade onde a empresa está localizada; 
  • Dados sobre os produtos, como a descrição e códigos dos itens listados.

Modelo de Cotação de Preço. Fonte: Santa Cruz PE

Modelo de Orçamento de serviços 

O orçamento para realização de serviços é um documento emitido pelas empresas ao cliente, a fim de detalhar os serviços prestados, o preço da operação e outras informações pertinentes para a realização do trabalho.

Esse modelo de orçamento, por abranger os serviços no geral, precisa apresentar informações específicas. Logo abaixo, detalhamos quais são elas:

  • Dados gerais dos clientes; 
  • Investimentos para a realização dos procedimentos; 
  • Cronograma que consta toda a execução do serviço; 
  • Procedimentos que serão realizados pela corporação;
  • Setores que requerem observações complementares;
  • Dados sobre a empresa prestadora do serviço;
  • Apontar os serviços a serem executados de forma detalhada;

Ademais, o modelo de orçamento de serviço necessita apresentar as datas específicas para a realização de cada etapa do serviço, as quais, posteriormente, serão mais detalhadas pelos clientes.

Modelo de Orçamento de obra 

O modelo de orçamento de obra é um documento que apresenta uma divisão quanto aos serviços prestados, isto é, abrange as preliminares, a infraestrutura e a superestrutura. Além disso, as informações básicas sobre a empresa e os clientes devem ser incluídas.

Esse modelo de orçamento também pode apresentar outras categorias, as quais dependem da demanda de serviço do ramo da engenharia civil. Em seguida, seja outras especificidades que o orçamento de obra pode constar:

  • Custos sociais;
  • Precificação total do trabalho a ser realizado;
  • Unidades de atendimento;
  • Número de serviços executados;
  • Preços unitários das tarefa;
  • Código que consta nos itens e nos produtos; 
  • Descrição dos trabalhos que serão realizados; 
  • Prazo final; 
  • Vantagens eoutras despesas que serão utilizadas na planilha.

Modelo de Orçamento de projeto 

O Modelos de Orçamento para projetos é um documento que abrange informações sobre diversos serviços, os quais podem ser do ramo da arquitetura, design, programação de sites e entre outros.

Descubra, a seguir, algumas informações importantes que devem ser apresentadas no modelo de orçamento de projetos:

  • Especificar o propósito do projeto;
  • Detalhar o prazo e as entregas programadas; 
  • Elencar os valores de cada etapa do projeto; 
  • Detalhar todas as etapas dos serviços oferecidos; 
  • Mencionar os recursos que a equipe precisa para executar o projeto.

Modelo de Orçamento de produtos 

No ramo de produtos, a proposta é um documento que segue os moldes dos exemplos orçamentários descritos acima.

Ou seja, é imprescindível que esse modelo apresente ao fornecedor os detalhes da quantidade e dos produtos oferecidos, assim como dos códigos referentes.

Além disso, na área de venda de produtos, os fornecedores apresentam o hábito de oferecer descontos nas compras de grande quantidade, o que se refere a uma ferramenta para cativar clientes.

Assim, é muito importante que a empresa, no momento de fazer o orçamento da venda do produto, especifique os descontos e os preços das compras do atacado, a fim de que o cliente consiga se informar do valor total da compra.

Modelo de Orçamento para profissionais do Direito

O Modelo de Orçamento para especialistas do Direito deve conter informações bem específicas de acordo com o  ramo de operação de cada profissional da área.

Esse tipo de orçamento é semelhante entre os estabelecimentos de advocacia, variando de acordo com as demandas jurídicas.

Além dos conteúdos básicos sobre o cliente e o escritório, há outros dados que precisam ser mencionados nesse modelo de orçamento. Veja quais os dados necessários:

  • Despesas;
  • Remuneração;
  • Registro do advogado na OAB;
  • Condições de pagamentos e prazos; 
  • Detalhamento dos serviços jurídicos previstos.

Modelo de Orçamento para instituições de ensino 

Para instituições educacionais como escolas, jardins de infância e universidades, é imprescindível que os pais e responsáveis ​​possam avaliar as diferenças nas propinas e instituições.

Como tal, tais modelos de orçamento são muitas vezes tendenciosos comercialmente e também podem incluir fotografias de atividades que ocorrem no local de ensino para incentivar as partes interessadas a se inscreverem.

Listadas à seguir, estão os dados essenciais para criação do modelo para essa funcionalidade:

  • Período de aula;
  • Materiais didáticos oferecidos;
  • Metodologia de ensino da instituição; 
  • Número de estudantes por classe; 
  • Valor cobrado na mensalidade; 
  • Condições de pagamento da mensalidade.

Modelo de Orçamento para agência de viagem 

Em uma agência de viagens, tais orçamentos devem apresentar forte apelo visual. Por isso, é necessário incluir fotos e detalhar todos os serviços oferecidos pela empresa de turismo, o que pode proporcionar maior credibilidade e segurança aos clientes.

Alguns pontos que devem constar no orçamento de agências de viagem, são:

  • Detalhes do destino;
  • Orientação sobre o seguro-viagem;
  • Cronograma do roteiro de viagem; 
  • Detalhes sobre a alimentação, a estadia e os passeios inclusos;
  • Orientação sobre os atendimentos oferecidos; 
  • Valor do pacote de viagem;
  • Formas de pagamento.

Além disso, é muito importante apresentar as avaliações dos outros clientes para os futuros clientes sentirem mais segurança ao contratar os serviços.

Modelo de Orçamento para serviços odontológicos 

Os serviços odontológicos, precisam que o orçamento seja destinado a um ramo muito específico e, por isso, precisa constar informações essenciais para orientar os pacientes antes da realização dos procedimentos escolhidos.

À vista disso, além de apresentar as informações básicas, deve conter outras especificidades. São elas:

  • Horário de funcionamento do consultório;
  • Tempo médio de duração do tratamento; 
  • Registro do profissional ( CRO);
  • Detalhamento dos procedimentos oferecidos pelo consultório; 
  • Valor total do serviço prestado; 
  • Formas de pagamento. 

Modelo de Orçamento digital

No modelo de orçamento digital, o cliente tem acesso a um portal exclusivo para obter informações sobre o serviço a ser contratado.

Além disso, nessa plataforma o gestor da empresa pode contratar um técnico para atender a demanda, o que permite realizar orçamentos de forma otimizada.

Assim, o  procedimento é realizado totalmente pelo aplicativo, o qual gera um relatório em poucos instantes. Isso é possível, porque a plataforma oferece a possibilidade  dos clientes preencherem o orçamento ou de solicitar a ordem de serviço.

Melhore sua Gestão Financeira!

Já pensou em como seria mais fácil se existisse uma planilha onde você consegue fazer uma análise financeira completa da sua empresa? E se te falarmos que criamos isso para você?

Faça o download agora da nossa planilha de Mapa de Analise Financeira, ela é totalmente editável para você preencher com os seus próprios dados e verificar a situação econômico-financeira.

Clique aqui e faça o download!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Controle de Orçamento e Despesas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Orcamento E Despesas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.