ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o multitasking?
Quais são as vantagens e desvantagens do multitasking?
7 dicas para aliar ser multitasking com produtividade!

O Equilíbrio entre os Benefícios e os Desafios do Multitasking

Ser multitasking é mesmo algo bom? Entenda como organizar sua rotina e aliar a mentalidade multitasking com foco e produtividade.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
O Equilíbrio entre os Benefícios e os Desafios do Multitasking

Em um mundo onde cada vez mais as pessoas estão expostas a diversos estímulos ao mesmo tempo, se caracterizar como multitasking pode ser considerado uma das formas de demonstrar habilidade cognitivasdiferenciadas.

Isso acontece, pois, trabalhar em duas ou mais tarefas simultaneamente é visto como uma maneira de otimizar o tempo, mostrando produtividade e alto índice de performance.

Mas, não se deixe iludir. Como você já deve imaginar, nada em excesso é bom. Por isso, aqui você irá encontrar as vantagens e desvantagens de ser multitasking e como desenvolver essa skill de maneira que equilibre os dois lados da moeda.

Para isso, vamos lá conferir os seguintes tópicos:

  • O que é o multitasking?
  • Quais são as vantagens e desvantagens do multitasking?
  • 7 dicas para aliar ser multitasking com produtividade! 

O que é o multitasking?

Multitasking é o termo utilizado para definir a capacidade de uma pessoa de realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo e de forma eficaz. Essa característica pode ser aplicada em atividades simples e também complexas.

No entanto, é possível dizer que o maior sucesso do multitasking está quando há uma combinação entre as duas. Ou seja, uma tarefa feita de maneira automática com outra que envolva mais processamentos cerebrais. Por exemplo: fazer exercício físico e ouvir podcasts ao mesmo tempo.

Você sente que está sempre correndo contra o relógio?

Você sabe o que precisa ser feito para ter uma boa Gestão de Tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar os horários da sua rotina com o nosso Teste Princípios da gestão do Tempo.

Nele, você encontrará perguntas referentes as suas atividades profissionais e pessoais. Contabilizando a sua pontuação e trazendo seu resultado com dicas de como melhorar a sua Gestão de Tempo. Para aproveitar esse teste, clique na imagem abaixo e tenha acesso gratuito!

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

A ciência por trás do multitasking

Apesar disso ser um padrão, há pessoas que identificam no seu dia a dia a possibilidade de executarem duas ou mais tarefas que exijam alto nível cognitivo ao mesmo tempo. Estudos como da Association for Psychological Science (APS) reforçam essa ideia.

Bem como, há pesquisadores que chegaram a conclusões opostas. Como o especialista em neurociência, Dr. René Marois, que verificou em suas publicações a impossibilidade da atenção de humanos em duas tarefas simultâneas segundo a base neuronal.

Independentemente dos vieses de pesquisas, é necessário entender que ser multitasking pode ter vantagens e desvantagens no desenvolvimento de atividades do dia a dia. Para que você compreenda melhor quais são elas, confira o próximo tópico!

Quais são as vantagens e desvantagens do multitasking? 

Como qualquer situação, ser multitasking pode causar diversos impactos positivos na vida de uma pessoa e também no trabalho em equipe. Porém, também pode ser um favor que gere atritos individuais e coletivos.

Para que esses dois lados sejam trabalhados de maneira mais eficiente, é preciso saber identificar quais são as oportunidades e fraquezas dessa skill.

Vantagens do multitasking

A maior parte das pessoas pensa que executar várias tarefas ao mesmo tempo pode ter muitas vantagens. E isso é realmente verdade. Quer saber quais são elas? Para isso, separamos uma lista com as principais.

  • Economia de tempo: ao realizar duas tarefas ao mesmo tempo é possível otimizar o uso do tempo. Como por exemplo: cozinhar e ouvir um audiobook para estudar para prova da faculdade ou estar no transporte público e conversar no telefone;
  • Estímulo da criatividade: o multitasking faz com que as pessoas se sintam menos entediadas e busquem formas mais simples de realizar tarefas. Esse contexto pode ser inspirador para criar novas soluções no ambiente pessoal e profissional;
  • Otimizações financeiras: a economia de tempo em um ambiente corporativo pode significar também poupar dinheiro. Afinal, quando se contrata uma pessoa de desenvolver mais de uma tarefa ao mesmo tempo, ela será, em geral, mais produtiva;
  • Redução da procrastinação: pessoas multitasking tendem a ser menos procrastinadoras. Afinal, a execução de tarefas as motiva a serem mais produtivas e atingirem os objetivos de entregas diárias.

Desvantagens do multitasking

No entanto, o multitasking também acarreta situações de desvantagens, principalmente para quem não possui autoconhecimento. Para que você as identifique, veja quais são as mais comuns abaixo.

  • Desatenção e baixo foco: quando uma pessoa desenvolve diversas tarefas ao mesmo tempo não se concentra na execução da forma com que se concentraria se fizesse apenas uma. Por isso, é possível uma de perda de qualidade nas entregas;
  • Estresse: como um multitasking está sempre concentrado na sua próxima tarefa, isso pode causar um estresse maior tanto na vida pessoal quanto na profissional;
  • Retrabalho: ao executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, as chances de falhas se tornam maiores. Com isso, pode-se desencadear uma maior necessidade de retrabalho para corrigir imperfeições;
  • Menor nível cognitivo: pela dificuldade de concentração, apesar de em geral gerar mais produtividade, pessoas multitasking podem apresentar mais dificuldades em questões relacionadas à memória, raciocínio ou aprendizado. 

Como você já deve imaginar, para ter sucesso e ser multitasking é fundamental que a pessoa encontre um equilíbrio entre as vantagens e desvantagens apresentadas. Por isso, separamos algumas das melhores dicas para encontrar a forma de otimizar os lados positivos e negativos dessa habilidade.

7 dicas para aliar ser multitasking com produtividade!

Por mais que não seja uma tarefa fácil, é possível ser multitarefas e ao mesmo tempo ter assertividade no que se está desenvolvendo. Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas que alinham gestão de tempo ao foco e efetividade. Vamos conferir?

1. Alterne entre diferentes estímulos

Como você já sabe, desenvolver ao mesmo tempo tarefas de diferentes estímulos pode ser uma maneira eficaz de colocar a habilidade de multitarefas em prática.

Para isso, sempre conecte ações mais automáticas àquelas que dependam de capacidades neurais, como cozinhar e fazer telefonemas.

2. Faça pausas

Como você já sabe, ser multitasking pode gerar mais estresse na vida pessoal e profissional. Para evitar esse cenário, é recomendável que você faça pausas que ajudem a se desconectar e possibilitem que o grande esforço mental seja duradouro mas não cansativo.

Um exemplo é estabelecer pausas de 20 minutos a cada duas horas. Esse tempo pode ser ideal para relaxar e voltar com mais foco no desenvolvimento das atividades.

3. Crie modelos com visões gerais

Uma das habilidades profissionais mais importantes nos dias de hoje é a capacidade de ter uma visão global de determinada situação. Por isso, uma das dicas para otimizar o multitasking está associada a isso.

No início de um projeto, por exemplo, crie um planing mensal com as datas das principais entregas. Isso pode ser essencial como ferramenta de gestão de tempo e priorização.

4. Saiba priorizar tarefas

Por falar em priorização, essa também é uma das dicas para equilibrar as vantagens e desvantagens de ser multitasking. Cada vez que você faz uma alteração de tarefas, está focando sua energia em uma, deixa de dar atenção à outra.

Visto isso, as atividades mais importantes e urgentes devem ser concluídas com maior nível de prioridade. Mesmo que você tenha algumas ações que podem ser feitas ao mesmo tempo, evite desviar o foco quando deve ser mais assertivo em uma grande entrega.

5. Estabeleça metas e objetivos

Começar diversas atividades e não concluí-las pode deixar uma impressão errada do que é gestão de tempo e produtividade. Por isso, estabeleça quais são os prazos para finalizar cada atividade.

6. Tenha uma relação próxima à equipe

Ser uma pessoa multitasking pode causar atritos entre pessoas de uma mesma equipe. Afinal, essa habilidade exige organização e nem sempre isso depende apenas de você.

Por isso, quanto maior for a relação com os colegas de trabalho, mais fácil é alinhar o fluxo de demandas e entregas, seja em um ambiente corporativo, acadêmico e até mesmo na sua própria casa.

Outro ponto importante é o fato de que a qualidade de suas atividades podem impactar também nas ações do outro. Sendo assim, você deve estar sempre aberto a feedbacks, principalmente das diferentes gerações ou posições hierárquicas.

7. Organize-se com um cronograma de tarefas

Se você tem dificuldade em manter uma rotina e não consegue cumprir todas as atividades propostas, mas quer dar um up na sua maneira de organizar suas atividades do dia a dia, temos a solução para você!
Faça o download agora da nossa planilha de cronograma completamente gratuita e comece agora a organizar suas atividades de forma prática. Não perca tempo!

Clique no botão abaixo e faça o download!

Cronograma

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Princípios Da Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.