CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é networking online?
Qual é a importância do networking online?
Como fazer networking online?
Gostou das dicas? Aqui vai mais uma!

O que é necessário para ter um bom networking online e captar mais clientes?

Descubra o que é networking online, qual a sua importância, receba 7 dicas sobre como fazê-lo e destrave sua rede de conexões!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é necessário para ter um bom networking online e captar mais clientes?

Há muito tempo se fala sobre a importância de realizar um bom networking. Mas um termo um pouco mais recente que começa a ser levantado é o networking online. Você sabe do que se trata?

Fato é que a digitalização chegou para inovar e transformar o mundo, os meios de trabalho, de comunicação e tantos outros.

O que era off agora é on! Mas o que o termo ”networking” ganhou com a adição do “online” em seguida. Você descobrirá neste artigo com os tópicos:

● O que é networking online?;

● Qual é a importância do networking online?;

● Como fazer networking online?.

O que é networking online?

O networking online consiste em trabalhar uma boa rede de contatos e construir uma boa relação com pessoas da sua área de atuação profissional, assim como o networking “comum”, porém, fazendo uso do meio digital.

Assim, o networking online é a construção de uma rede de contatos profissionais, por meio unicamente de plataformas digitais.

Existem várias plataformas nesse sentido e eu aposto que você conhece algumas delas. Desse modo, falaremos sobre elas mais a frente.

Qual é a importância do networking online?

Assim como o convencional, o networking online pode ser valioso para você de diversas formas.

Em um primeiro momento, o networking online pode ter sido visto e utilizado como um complemento ao networking convencional, fazendo um modelo híbrido entre os dois métodos.

Porém, no momento atual, o networking online tornou-se imprescindível e, em alguns casos, o único meio cabível de se obter contatos.

Justamente por vivermos em uma época tão propícia ao networking online, quem não o pratica acaba ficando para trás.

Isso vale tanto para empresas como para pessoas. Tanto para a conquista de uma vaga, quanto para a conversão de um lead e a efetivação de um cliente.

A força de um bom networking online vai além, permitindo a realização de grandes sonhos profissionais, criando uma rede de contatos mundial e possibilitando negócios, oportunidades e conquistas.

Quer saber mais? Então participe do nosso Workshop Marketing para Redes Sociais e entenda como captar mais clientes para o seu negócio.

Workshop Marketing para Redes Sociais

Como fazer networking online?

Para dominar o networking online existem várias dicas que podem ser seguidas, trouxemos as 7 principais delas para você. Veja a seguir:

1.   Domine as principais plataformas

As plataformas utilizadas para realizar o networking online são muito importantes, pois elas deverão guiar o seu discurso e suas ações, de acordo com o foco das abordagens.

Por exemplo, no facebook é possível abordar um possível contato com um pouco menos formalidade e mais dinamismo. Já no linkedin, espera-se um pouco mais de cordialidade.

2.   Pense na pessoa que está sendo abordada

Fazer um contato com alguém que você  não conheça, independente da plataforma, pode parecer uma atitude um pouco invasiva, por isso, todo cuidado e tato são poucos.

Entenda qual é o perfil do contato e sinta no andamento da abordagem até onde se pode ir na busca do que se quer, seja fechar uma venda, fazer um amigo de trabalho ou conseguir uma parceria. Falaremos mais disso no tópico a seguir.

3.   Defina seu objetivo

Antes de começar a construir determinada rede de contatos, defina o seu objetivo. Com um objetivo em mente, torna-se mais fácil traçar uma estratégia e seguir passos voltados para aquela ação.

Por exemplo, está em busca de uma vaga de emprego?

Você pode buscar por pessoas no LinkedIn que já são colaboradores daquela empresa, buscar posts que te ajudem a entender como é o dia a dia da empresa e quais conquistas ela se orgulha em exibir.

Caso perceba que conhece algum membro interno, pode-se até pedir uma indicação ou pedir conselhos sobre a vaga e o processo seletivo.

4.   O networking online é uma via de mão dupla

Saiba gerar nas pessoas da sua rede de contatos o gatilho de reciprocidade. Não é pra se exibir, mas se orgulhe de seus feitos e saiba demonstrar que ter você como contato pode ser vantajoso também.

E faça valer a promessa. Ajude a quem puder! Tais atitudes tendem a ser recompensadas, principalmente no mercado de trabalho.

5.   Jamais faça comentários negativos

Sua rede de contatos de networking não é uma rede de psicólogos e muito menos uma mesa de barzinho.

Pessoas que falam mal de suas últimas experiências profissionais, de seus ex-colegas de trabalho, antigos supervisores e patrões, tendem a ser muito mal vistas no mercado de trabalho.

Busque aprender com suas últimas experiências, não busque culpados, ainda que eles existam e deixe o que não for proveitoso no passado.

Se ainda precisar do desabafo, o faça com alguém da sua confiança e siga de coração aberto para a sua nova experiência profissional.

6.   “Quem não é visto não é lembrado”

De nada adianta possuir uma rede incrível com contatos do mundo todo, se elas nem se lembrarem de que você está na rede delas.

Busque manter contato com suas conexões, converse sobre curiosidades, parabenize-os por seus feitos e realizações e interaja sempre que for possível.

Quando esse tipo de contato não for viável, poste atualizações sobre inovações interessantes na sua área de atuação, sobre suas realizações no trabalho, ou sobre as realizações da sua empresa.

Esse tipo de gesto faz com que sua rede tenha a percepção de que você é um profissional antenado e engajado nas causas da sua empresa, que faz do seu trabalho, não apenas sua fonte de sustento, mas também de satisfação.

7.   Explore todos os meios e canais possíveis

Não fique preso somente ao LinkedIn e, nem mesmo, apenas ao Facebook. Existem diversas redes sociais e canais de comunicação que viabilizam o encontro de pessoas com o mesmo intuito e de onde podem surgir ótimas oportunidades e relações profissionais.

Saiba enxergar essas oportunidades e busque por pessoas engajadas e dispostas a ajudar, assim como você.

Quanto mais qualidade você obtiver nas relações profissionais com os membros da sua rede, mais próximo você estará de alcançar seus objetivos. Tenha em mente que a qualidade dessas conexões é mais importante do que a quantidade.

Gostou das dicas? Aqui vai mais uma!

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.