ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Como um Autônomo trabalha na prestação de serviços?
Como se tornar um Autônomo?
Quais os benefícios de ser Autônomo?
Está começando a empreender agora?

Descubra o que é ser um Autônomo e saiba como trilhar esse caminho de independência!

Aprenda mais sobre o que significa ser um trabalhador Autônomo e como você pode se tornar um prestador desse tipo de serviço. Desvende mais sobre esse conceito!

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Descubra o que é ser um Autônomo e saiba como trilhar esse caminho de independência!

A palavra “autônomo” vem de “ser autônomo” e tem como princípio a independência e capacidade autodidata de se reger pelos próprios costumes e crenças. Dessa forma, costumamos chamar de autônomos os profissionais liberais e que trabalham por conta própria.

Um trabalhador autônomo é aquele que não se submete ao poder de outra pessoa, ele trabalha prestando serviços, sendo, assim, o seu próprio chefe. Na atualidade, esse tipo de serviço cresce cada vez mais devido à atividade econômica instável do país.

Conseguir um emprego formal dentro das empresas se tornou uma tarefa difícil, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Com isso, uma alternativa surgiu: os próprios trabalhadores podem conseguir o seu dinheiro oferecendo seus próprios serviços, de forma independente.

Você conhece alguém que trabalha de forma autônoma? Hoje em dia isso é muito comum! Venha com a gente saber mais sobre o autônomo nos próximos tópicos:

  • Como um Autônomo trabalha na prestação de serviços?
  • Como se tornar um Autônomo?
  • Quais os benefícios de ser Autônomo?

Vamos lá?

Como um Autônomo trabalha na prestação de serviços?

Um autônomo trabalha sem qualquer vínculo empregatício com nenhuma empresa. Isto é, sendo apenas uma pessoa física, ainda sim os autônomos são considerados prestadores de serviços e podem trabalhar ganhando sua própria renda, mas fazem isso sem estarem vinculados a alguma corporação.

Esse tipo de profissional trabalha prestando serviços à sociedade fazendo o seu próprio horário, as próprias metas e seus próprios resultados. Por outro lado, faz parte do processo também ter instabilidade e ter que lidar com turbulências imprevistas, já que tudo é centralizado em uma pessoa só.

Quem é autônomo precisa declarar imposto de renda?

O trabalhador autônomo precisa declarar o IR (imposto de renda) apenas em dois casos:

  • Quando sua renda tributável for maior do que 28.559,70;
  • Quando receberam rendimentos não tributáveis maior do que 40 mil.

Fora esses dois casos, não se torna obrigatório que a declaração de imposto de renda seja feita pelo autônomo.

Interessante, não é? Vamos saber mais agora sobre como se tornar um autônomo.

Como se tornar um Autônomo?

Para se tornar um autônomo é preciso que você encontre alguma habilidade em que domine para levar a mesma adiante.

Por exemplo, se você trabalha em uma fábrica de doces e quer sair do vínculo empregatício hierárquico e seguir o seu próprio negócio, você pode começar a fazer os seus próprios doces e vendê-los para sua própria clientela.

Mas atenção, ao criar o seu próprio negócio, fique atento para não correr o risco de já criar um produto ou marca que outra pessoa já possui. Isso poderá resultar em problemas judiciais, multas e até mesmo o banimento do seu trabalho por tempo indeterminado.

Para evitar que isso aconteça, siga as leis:

  • Crie um MEI;
  • Pesquise se o nome que você carregará ao seu produto ou marca já possui vigência por outra pessoa no mercado;
  • Registre sua marca;
  • Regularize-se como profissional autônomo fazendo o CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários)

Além disso, para ser um autônomo de sucesso, não deixe de usar estratégias do marketing digital para levar o seu trabalho para mais pessoas, tornando-o reconhecido em seu meio.

Agora que já vimos um pouco sobre o que é um autônomo e o que fazer para se tornar um, vamos saber também quais são os benefícios de trabalhar de forma independente no mercado de trabalho. Fique conosco!

Quais os benefícios de ser Autônomo?

Uma das maiores dúvidas sobre o mercado de trabalho para as pessoas autônomas é se realmente vale a pena ou não.

Por isso, listamos 4 benefícios do serviço independente!

1. Flexibilidade

O maior benefício de se tornar um autônomo é sem dúvidas, a flexibilidade. Um profissional que trabalha de forma independente pode fazer o seu horário de trabalho a hora que quiser, assim como também definir as suas férias no momento em que desejar e optar por seu local de trabalho aonde quer que seja.

2. Poder centralizado em uma única pessoa

No trabalho autônomo o poder é centralizado em uma única pessoa: você mesmo. Dessa forma, todas as decisões e idéias tidas são definidas por você, facilitando o manejo das táticas de empreendedorismo tampouco como também, as suas estratégias.

3. Desenvolvimento da independência e planejamento estratégico

Um profissional autônomo a partir da sua rotina diária de trabalho acaba desenvolvendo uma maior independência não só no quesito empreendedor, mas também no quesito financeiro e pessoal da vida. 


Essa forma de trabalho ensina a sermos proativos e eficientes, e também, a ter uma maior desenvoltura nos planejamentos estratégicos, uma vez que, a gestão do seu negócio depende unicamente de você.

4. Menos impostos

A forma de trabalho autônomo requer menos pagamentos de impostos do que um profissional com CLT.


Os impostos que devem ser pagos são:

  • Imposto Sobre Serviço (ISS);
  • Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF);
  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Está começando a empreender agora?

É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!

Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.

Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!

kit empreendedorismo

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Clique aqui e faça o download

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Marketing Digital

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.