O que é um Bot de Vendas?
Vantagens em utilizar um Bot de Vendas
Como criar um Bot de Vendas?
4 dicas de como utilizar o Bot de Vendas para alavancar os resultados!
Dica de ouro!

Confira 4 dicas para implementar o Bot de Vendas e potencializar seus resultados!

Como implementar a tecnologia no setor de vendas e aprimorar seus resultados? Conheça o Bot de Vendas e se surpreenda com essa ferramenta!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Confira 4 dicas para implementar o Bot de Vendas e potencializar seus resultados!

Com a transformação digital, o uso de tecnologias no mundo dos negócios deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito para o sucesso. Por isso, hoje vamos falar de uma poderosa ferramenta de automatização: o Bot de Vendas!

Você sabe o que são Bots? Tal, trata-se da abreviação para Robots, que são aplicações da Inteligência Artificial programadas para a resolução de problemas, de modo semelhante à ação humana.

Diante disso, ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, não perca a oportunidade de investir na leitura desse artigo, tal que os tópicos listados abaixo serão abordados com mais detalhes.


● O que é um Bot de Vendas?

● Vantagens em utilizar um Bot de Vendas

● Como criar um Bot de Vendas?

● 4 dicas de como utilizar o Bot de Vendas para alavancar os resultados!

  •  Dica de Ouro!

Vamos à leitura?

O que é um Bot de Vendas?

Os Robots, que são popularmente conhecidos como Bots, são os Robôs programados para realizar repetidamente determinadas tarefas para alcançar o objetivo almejado. Assim, um Bot de Vendas tem a função de aumentar a conversão de leads e levar o cliente a decisão de compra.

Para alcançar o seu objetivo, o Bot de Vendas é programado para criar interações com o público alvo e ainda, responder a comandos que irão induzir o fechamento da venda através do atendimento.

Dessa forma, há diversas aplicações produtivas no e-commerce para os Bots, tais como: direcionamento de leads para a próxima etapa do funil, solucionamento de dúvidas, segmentação de clientes de acordo com o perfil, relacionamento pós vendas, etc.

Além disso, o ChatBot é uma função muito utilizada. Nele, um Bot estabelece um diálogo com o consumidor com a finalidade de guiá-lo através do funil de vendase fornecer as principais informações.

Diante disso, fica evidente que o Bot de Vendas é uma aplicação que pode facilitar para sua equipe entrar em contato com os leads qualificados, o que por sua vez levará a um aumento exponencial dos resultados.

Logo, para entender mais detalhes sobre as vantagens do uso dessa poderosa ferramenta, não deixe de conferir o tópico a seguir!

Vantagens em utilizar um Bot de Vendas

Agora que você já sabe o que é um Bot de vendas, chegou o momento de conhecer suas vantagens para facilitar sua tomada de decisão em relação ao seu uso. Por isso, confira!

Otimização de tempo e recursos

Através do uso do Bot de Vendas é possível atender milhares de pessoas de modo simultâneo, o que representa uma grande vantagem para a otimização do tempo e ainda, redução do investimento de recursos no processo de vendas.

Afinal, para um funcionário humano não é possível oferecer um atendimento personalizado para muitas pessoas ao mesmo tempo. Mas, com o uso de Bots, é possível direcionar apenas os atendimentos com mais potencial de fechamento de vendas para esse setor.

Ferramenta acessível e simples

Qualquer profissional da Tecnologia da Informação pode programar um Bot .Por isso, é algo que pode ser feito de forma simplificada e muito acessível, o que representa um excelente custo benefício.

Impulsionamento de vendas

Com o aumento do volume de atendimentos e direcionamento através da jornada de compra, as chances da conversão de leads para clientes e fechamento de vendas aumentam de forma exponencial.

Além disso, com a automatização, processo em que os atendimentos são feitos de forma automática, e a possibilidade de personalização da interação com os clientes, seu negócio poderá fidelizar mais clientes e consolidar uma imagem positiva no mercado.

Muito interessante, não é mesmo? E não acaba por aqui, no próximo tópico, não deixe de conferir dicas de como fazer a criação de um Bot de Vendas eficiente para o seu negócio!

Como criar um Bot de Vendas?

Como já citado anteriormente, a criação de um Bot não é um processo muito complexo, mas para garantir o sucesso desse procedimento, separamos algumas dicas, veja!

Escolha um bom profissional de programação

Para se certificar de que um trabalho será desempenhado de forma excelente, é necessário contar com um profissional competente. No caso do Bot de Vendas, ele é desenvolvido por um bom programador.

Além disso, vale ressaltar que os Bots podem ser criados a partir de qualquer linguagem de programação, o que faz com que diversos desenvolvedores sejam aptos para fazer essa ferramenta.

Defina a melhor plataforma para criação do Bot

Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para a criação de um Bot, e para a escolha delas é necessário considerar quais as atividades e funções que serão desenvolvidas pelo seu robô de vendas!

Por isso, confira a lista das principais plataformas:

ManyChat;

Blip;

Motion.ai;

Hubspot.

Seja estratégico!

Tudo é baseado em uma estratégia para se obter o sucesso, afinal, é preciso direcionar suas ações para alcançar os objetivos almejados. Por isso, com o Bot de Vendas não poderia ser diferente!

Assim, é fundamental definir qual o propósito do seu Bot, quais serão os principais canaisem que seus robôs serão usados e ainda, traçar um plano de manutenção para implementar melhorias continuamente.

Para finalizar, não deixe de conferir o próximo tópico que pode te ajudar a  implementar de forma mais eficiente o seu Bot de vendas, veja!

4 dicas de como utilizar o Bot de Vendas para alavancar os resultados!

Agora que você já conhece o conceito de Bot de vendas, sabe quais são seus principais benefícios e conferiu as dicas de como criar um, chegou o momento de aumentar seus resultados a partir do uso dessa ferramenta. Por isso, confira!

1. Crie possibilidades para a condução do processo de vendas

Em um processo de atendimento visando as vendas, existem diversas possibilidades em que o lead pode ser conduzido até o fechamento. Por isso, criar diversas opções de condução é fundamental.

Além disso, o ideal é segmentar os assuntos em áreas de interesse para que o cliente possa escolher qual informação ele precisa, e a partir disso, seja possível conduzir a interação dentro das expectativas iniciais dele.

2. Ofereça promoções e ofertas especiais

Todo cliente gosta de se sentir exclusivo e ter vantagens com sua marca de confiança. Por isso, é interessante que o Bot ofereça cupons de descontos, brindes, benefícios como frete grátis, etc. Isso tornará a experiência do cliente mais marcante e aumentará suas chances de fidelização.

3. Desenvolva interações de estímulo das vendas

Existem diversas ferramentas de vendas usadas pelos vendedores durante esse processo que podem ser adaptadas para o uso dos Bots. Tais, como: gatilhos mentais e contorno de objeções.

Dessa forma, implementar essa estratégia de marketing digital para vendas no atendimento inicial vai fazer com que ocorra a qualificação de leads e assim, aumente seu interesse no produto ou serviço oferecido.

4. Ofereça opções para os clientes

Apesar de que a tecnologia é amplamente usada a nosso favor, deixar evidente que seu cliente está interagindo com uma máquina é um fator que não é visto com bons olhos. Assim, a humanização da IA é uma tendência que cresce cada vez mais.

Por isso, oferecer muitas opções dentro do atendimento com seus clientes, faz com que ele se sinta compreendido e contemplado, o que não acontece quando ele recebe apenas uma mensagem automática e padronizada.

Dica de ouro!

Para o profissional de vendas, o céu é o limite!

Além de receberem salários fixo em torno da casa dos R$ 4 mil, recebem comissões para cada venda que fazem. É importante ressaltar que esses salários e comissões se tornam exponencialmente mais altos quando se tratam de grandes empresas e multinacionais. Ou seja: quanto mais você vende, mais você ganha.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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