ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Customer Data Perform (CDP)?
Quais os benefícios em utilizar uma CDP?
Quais as diferenças entre CRM e CDP?
Como a CDP pode auxiliar na proteção de dados dos clientes?
Vem aprender mais com a Voitto!

Profissionalize a sua gestão de clientes através da Customer Data Platform (CDP)!

Conheça melhor como o Customer Data Platform (CDP) pode auxiliar na captação de novos clientes, armazenamento dos seus dados e utilização estratégica deles.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Profissionalize a sua gestão de clientes através da Customer Data Platform (CDP)!

A internet e a consolidação do marketing digital demandam que as empresas melhorem e se aproximem no atendimento ao cliente. Para isso, a Customer Data Platform pode ser de grande ajuda.

Conhecida também pela sigla CDP, essa é uma plataforma que faz a gestão de maneira eficaz de qualquer quantidade de dados e informações. Com ela, é possível campanhas de marketing mais assertivas e condizentes com perfil de cliente a ser alcançado.

Outro ponto importante é o fato de que a Customer Data Platform também tem a vantagem de fornecer mais segurança para a base de dados coletados. Gerando até mais credibilidade para as marcas que a utilizam.

Quer saber mais sobre o assunto? Para isso, confira os tópicos a seguir:

●        O que é Customer Data Perform (CDP)?

●        Quais os benefícios em utilizar uma CDP?

●        Quais as diferenças entre CRM e CDP?

●        Como a CDP pode auxiliar na proteção de dados dos clientes?

O que é Customer Data Perform (CDP)?

O nome Customer Data Perform (CDP) tem como tradução literal o termo plataforma de dados de clientes. Como o próprio nome já propõe, essa é uma maneira de gerir as informações dos usuários e trabalhá-las de maneira estratégica.

Sendo assim, ela captura dados relevantes de todos os aspectos, como: geográficos, comportamentais, transacionais, demográficos e perfil de compras. Possibilitando que eles sejam trabalhados e perfis detalhados de clientes sejam traçados.

Dessa forma, a Customer Data Platform pode ajudar empresas a trabalharem melhor os  dados de clientes, fazendo campanhas de marketing mais assertivas e também lançando produtos e serviços que estejam alinhados com as suas necessidades.

Agora que você já entendeu o conceito de CDP, é hora de conhecer melhor os benefícios da utilização dessa plataforma. Leia mais a seguir!

Quais os benefícios em utilizar uma CDP?

Existem diversas vantagens em utilizar uma Plataforma de Gestão de Clientes. Afinal, ela permite que muitas áreas da empresa se tornem mais assertivas, baseando as suas estratégias em dados reais.

Mas essa não é a única vantagem da CDP. Também é possível destacar:

●     Interação de dados: permite que diversas fontes sejam unificadas e sem duplicidade, criando um perfil de consumidores ainda mais completo;

●     Redução de custos operacionais: apesar de demandar um investimento inicial, as plataformas permitem a criação de planos de ação para alavancar o pipeline de vendas e fidelizar os clientes. Por isso, a médio prazo reduz custos e ineficiências;

●     Mapeamento das demandas de mercado: pelo acompanhamento mais próximo do perfil dos consumidores, é possível mapear suas dores e lançar produtos e serviços que as pessoas realmente precisem;

●     Automatização do marketing digital: com o uso de machine learning e a identificação de padrões, é possível usar o CDP para ações ágeis e tempestivas.

O conceito de CDP é muitas vezes confundido com o termo Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). Para que você entenda as diferenças entre eles, não deixe de conferir o tópico a seguir.

Quais as diferenças entre CRM e CDP?

A Plataforma de Gestão de Clientes é uma ferramenta mais nova quando comparada ao sistema conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Por isso, a confusão entre os conceitos ainda é muito comum.

Mas antes de entender o que diferencia os dois, é preciso conhecer o que é CRM. Essa é uma estratégia de negócio que coloca em prática ações que criam e melhoram o relacionamento entre um negócio e seus clientes.

Visto isso, em uma dessas ações a empresa pode ser alinhada com a implantação de da CDP. Assim, será possível entender o comportamento do cliente, engajar os diversos níveis do funil de vendas e dar segurança para o armazenamento e para as fontes de dados coletados.

Fora esses pontos, também é possível destacar as seguintes diferenças:

Manipulação dos dados

O CRM possibilita a gravação de dados similares e a reaplicação dos mesmos. Já o CDP pode ser ainda melhor, abrangente e eficaz.

Por ser uma tecnologia mais avançada, a Plataforma de Gestão de Clientes permite a identificação de diferentes fontes, unificando as mesmas para que não tenha duplicidade. Dessa forma, cria-se uma gestão de clientes mais completa.

Sendo assim, compila-se dados de comportamento e navegação nos sites, com outros mais objetivos como idade, sexo, local de residência e valor da compra.

Suporte e conhecimento em TI

Ao escolher um sistema CRM, é comum que seja necessária uma equipe especializada para gerenciar os dados. Com isso, é comum que essa ferramenta demande mais trabalho e também tenha um custo maior.

Em contrapartida, a CDP tem uma utilização mais simples. Apesar de ser recomendado um suporte de TI no momento da implantação, o gerenciamento é fácil e pode ser feito até mesmo pelos próprios gestores.

Acompanhamento de dados

Esse é um ponto importante quanto às diferenças entre o CRM e a CDP. O primeiro mecanismo capta informações apenas após a inscrição ou a realização de compras dos clientes.

Já a CDP consegue fazer o acompanhamento de cada cliente mesmo antes desse ponto de contato direto. Isso acontece porque ele já mapeia a jornada dos usuários, captando informações de navegação mesmo antes da conversão.

Esse ponto é fundamental para acompanhar os diversos estágios do funil de vendase permite que as estratégias sejam ainda mais assertivas.

Agora que você entendeu a fundo as diferenças entre a Plataforma de Gestão de Clientes (CDP) e a Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), é hora de entender a fundo sobre um dos quesitos mais importantes do CDP: a segurança de dados. Veja a seguir!

Como a CDP pode auxiliar na proteção de dados dos clientes?

A CDP auxilia na proteção dos dados, afinal, o seu desenvolvimento é comumente feito com base no Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e outras leis desse âmbito.

Isso pode ser feito através de dois pontos principais:

●     Limitação da quantidade de dados coletados;

●     Diretrizes fixadas pela organização quanto a governança corporativa e as estratégias de coleta de informações.

Sendo assim, é possível afirmar que as Plataformas de Gestão de Clientes são softwares completos. Dessa forma, a empresa deve conduzir a sua utilização de acordo com os valores éticos e legais.

 Vem aprender mais com a Voitto!

Você sabia que um consultor em Gestão, no Brasil, tem salário médio de R$ 6 mil ao mês?


Por ser um profissional completo, que domina técnicas de gestão, além de liderar e inspirar pessoas, o consultor em gestão pode trabalhar em diversos tipos de projetos e processos, visando sempre atingir altos resultados.


Com a Formação em Gestão da Voitto você tem acesso a 19 cursos + 4 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!


Com desconto de 75%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


Seja o responsável pelo seu sucesso. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Gestão da Voitto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

planilha ferramentas de gestão

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Ferramentas De Gestão

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.