ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é CHRO?
Funções de um CHRO
Qual é o salário de um CHRO?
Como se tornar um CHRO?
Capacite-se gratuitamente e acesse um material gratuito

Entenda o que é um CHRO e como ele pode melhorar os resultados das empresas

Saiba o que é CHRO (Chief Human Resources Officer), o que ele faz, o que é desejado do profissional que ocupa a posição e qual é a remuneração média do cargo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é um CHRO e como ele pode melhorar os resultados das empresas

Pense em uma organização com infraestrutura tecnológica e domínio sobre as técnicas do setor. Com essa descrição, qualquer pessoa pode facilmente imaginar uma empresa de sucesso. Porém, só isso não leva a grandes resultados, afinal, não leva em consideração um fator primordial: as pessoas. Mas, nesse contexto, qual o papel do CHRO?

Um CHRO é justamente o colaborador da empresa que tem o dever de pensar nos talentos com um pensamento estratégico, em como retê-los e desenvolvê-los. Afinal, é um cargo C-level. Isso significa que ele faz parte da diretoria executiva e é responsável por tomadas de decisões importantes, assim como um CEO ou CFO.

No dia a dia, o impacto de um CHRO está justamente na motivação dos colaboradores, nas ações que dão voz às suas necessidades e que refletem diretamente nos seus resultados.

Se você quer saber mais sobre o CHRO e seu papel nas organizações, neste artigo, você encontrará um pouco mais sobre:

●     O que é CHRO?

●     Funções de um CHRO

●     Qual é o salário de um CHRO?

●     Como se tornar um CHRO?

O que é CHRO?

CHRO é a sigla utilizada para o cargo de Chief Human Resource Officer, que em português significa Líder de Recursos Humanos. Mas esse papel nas organizações também pode ser chamado de Chief People Officer (CPO) ou simplesmente de Diretor de Recursos Humanos.

O CHRO parte da alta gestão das organizações e possui grau hierárquico semelhante ao Chief Marketing Officer (CMO) e ao Chief Financial Officer (CFO). Com isso, faz parte de todas as decisões da organização e busca ponderar as questões voltadas para as pessoas nelas.

Respondendo apenas ao CEO ou presidente, o CHRO possui alguns objetivos principais e entre eles estão:

●     Planejamento de ações estratégicas voltadas para atender as necessidades dos colaboradores;

●     Definição de normas e políticas internas relacionadas aos recursos humanos;

●     Construção e implementação de planos de carreira, remuneração e desenvolvimento;

●     Condução e extração de diretrizes das avaliações de desempenho e pesquisas de climas.

Além desses objetivos, o CHRO também possui funções amplas e que vão desde a gestão de talentos até a preocupação com temas de diversidade e inclusão.

Funções de um CHRO

Apesar do CHRO ter um escopo de trabalho muito amplo, nos dias atuais existem certas funções que são esperadas que ele cumpra. Elas são voltadas para colocar em prática grandes e consagradas ações da administração voltada para pessoas.

Alguns exemplos são as funções voltadas para mediar o clima organizacional, aplicar modelos de gestão inovadores coletando informações que sejam base para que todos que fazem parte da diretoria de rh desempenhem as suas atividades de forma eficaz.

Além disso, com as mudanças vividas pelas empresas, as questões levantadas por um mercado cada vez mais plural, cabe também ao CHRO as seguintes funções:

1 - Gerir e preparar talentos

Uma das funções mais valiosas do CHRO é voltada para fazer com que os profissionais da organização estejam no lugar certo. Por isso, depois de um bom processo de recrutamento e seleção, o RH também deve voltar às suas ações para a qualificação dos seus talentos.

Os treinamentos devem ser constantes, por isso a construção e a aplicação das avaliações de performance e também de motivação são primordiais. Dessa maneira, é mais fácil construir planos de ação estratégicos.

2 - Cuidar do futuro da organização

Todos os cargos C-Level possuem funções voltadas para o futuro da empresa, afinal eles precisam garantir a perpetuidade da organização. Para o CHRO, não é diferente.

Com a elaboração e a execução do plano de carreira, o CHRO consegue ver as tendências, identificar as pessoas que podem receber uma promoção e prepará-las para isso. Outro ponto importante é entender quem ocupará os seus cargos quando isso acontecer.

Em algumas empresas, também é papel do CHRO desenhar o modelo de business partner, ou seja, mapear quais são as pessoas através de entregas consistentes para se tornarem sócias da organização.

3 - Pensar em diversidade e inclusão

Um outro ponto primordial nas atividades do CHRO é pensar em diversidade e inclusão. Em um mundo onde essas questões são cada vez mais debatidas, as empresas que não se posicionam podem ter uma visibilidade negativa.

Além de pensar no quadro de funcionários e analisar o número de mulheres, negros, pessoas com deficiência, também é necessário voltar-se para gerar inclusão e uma vivência que vai além dos números.

4 - Proporcionar as melhores experiências

Um CHRO também tem que ter como objetivo melhorar a experiência dos colaboradores em geral. Os quesitos a serem avaliados vão desde a infraestrutura, passando pelo escopo de tarefas de cada cargo até a avaliação da liderança e dos pares.

Para isso, é necessário criar e aplicar pesquisas junto com os funcionários. Extrair dos dados coletados informações que serão base para a criação de novos planos de ação e programas voltados para a gestão e satisfação dos colaboradores.

Já que o CHRO possui tantas funções e pode atuar de diversas maneiras, qual será a sua remuneração média? Vamos falar sobre isso no próximo tópico, confira!

Qual é o salário de um CHRO?

Segundo a plataforma Glassdoor, em agosto de 2023, um CHRO tem como salário uma variante de R$ 60.000 e R$ 160.768, com base em 7 salários enviados de forma sigilosa.

Como se tornar um CHRO?

O salário de um CHRO pode ser considerado alto, mas é necessário muito preparo para alcançar uma vaga como essa. Por isso, a Catho também divulgou alguns requisitos para essa função. Dentre o perfil mapeados, alguns dados chamam a atenção, como:

●     32% fizeram MBA;

● 28% possuem graduação em Administração de Empresas;

● 39% têm Inglês Avançado.

Além disso, também é fundamental que o candidato possua experiências prévias na área de gestão de pessoas. Afinal, por se tratar de um cargo de diretoria executiva, é fundamental que a trajetória profissional esteja alinhada com as funções que o profissional passará a comandar.

Assim, se você quer ser um CHRO, além de focar em cursos e qualificações voltadas para uma carreira bem-sucedida no setor, estágios e cargos de analista são experiências necessárias. A empresa ainda pode exigir a comprovação de resultados que você alcançou nelas.

Capacite-se gratuitamente e acesse um material gratuito

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, os colaboradores no Brasil passam somente 16,6 horas em capacitação. Sabe o que isso significa? Que da jornada anual de um trabalhador é investida no seu aperfeiçoamento. É um dado coerente com uma empresa que quer ser competitiva?

A capacitação tem grande importância na qualificação dos colaboradores, de forma que se tornem aptos a agregar mais valor aos produtos/serviços ofertados pela organização, tornando-a, assim, mais competitiva no mercado.

Ou seja, treinar colaboradores é estratégico!

Quer uma atuação estratégica a partir de agora? Baixe gratuitamente nossa Planilha Controle de Treinamentos!

Planilha Controle de Treinamentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Rh

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.