ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é um Computador de Bordo?
Para que serve um Computador de Bordo?
Quais funções um Computador de Bordo possui?
Entenda como funcionam as novas tecnologias!

O que é Computador de Bordo? Veja como ele te ajuda a dirigir e até a economizar!

Descubra o que é um Computador de Bordo, para que ele serve, como utilizar e quais funções ele possui para facilitar a rotina do motorista.

Camila Rocha
Por: Camila Rocha
O que é Computador de Bordo? Veja como ele te ajuda a dirigir e até a economizar!

O computador de bordo é um equipamento que atua como um copiloto, auxiliando o motorista e fornecendo diversas informações como consumo, temperatura, autonomia e velocidade.

Diferente do que muitas pessoas pensam, esse dispositivo não está disponível somente em carros luxuosos. Carros mais populares como o Chevrolet Onix, Renault Kwid Intense, Hyundai HB20 e Fiat Mobi Like 1.0 já contam com o computador de bordo.

Contudo, você ainda tem dúvidas se deve optar por um carro que possua essa tecnologia? Ou tem medo de investir em algo que possa ser dispensável no seu dia a dia?

Bem, já adiantamos que o computador de bordo é um excelente aliado quando o assunto é redução de custos, principalmente os que estão ligados ao combustível.

Portanto, priorizar um computador de bordo significa redução de custos em longo prazo.

Continue a leitura para entender mais sobre o funcionando do computador de bordo e cada uma de suas funções:

  • O que é um Computador de Bordo?
  • Para que serve um Computador de Bordo?
  • Quais funções um Computador de Bordo possui?

O que é um Computador de Bordo?

O computador de bordo é o mostrador de diversas informações importantes, que ficam localizadas no painel do carro, para que o motorista possa ter visão de diversas informações no alcance de sua visão, sem precisar retirar as mãos do volante.

O computador de bordo surgiu na década de 80, informando poucos dados como autonomia e consumo de combustível. Porém, em 1985, o Fiat Prêmio foi lançado como o primeiro veículo nacional com computador de bordo.

E, desde então, todos os carros possuem um computador de bordo, alguns com informações que você nem deve imaginar. Muitos possuem telas touch screen - sensíveis ao toque - além de acesso a músicas, fotos e permitir integração com celulares, podendo fazer até ligações.

Um dos automóveis que mostram a modernidade dos computadores de bordo, são os carros da Tesla, de Elon Musk, que possuem um tablet contendo as informações do veículo, como mapas, nível da bateria do carro elétrico, informações e controle multimídia, além de diversas outras funções.

Mas, para que realmente serve o computador de bordo? Iremos te contar agora!

Para que serve um Computador de Bordo?

O computador de bordo serve para auxiliar o motorista fornecendo todas as informações sobre o carro, de forma simplificada e rápida, para que o condutor não tenha que desviar totalmente o foco do trânsito.

Com as informações fornecidas pelo computador de bordo, também é possível que o condutor tenha consciência do melhor jeito de poupar gasolina e preservar os componentes do carro, sobrando assim um dinheiro para realizar seus investimentos.

Além disso, ele pode emitir alertas para velocidade acima da recomendada e portas abertas, por exemplo.

Resumindo, o computador de bordo serve para auxiliar e informar o motorista qual a melhor maneira de dirigir e facilitar o acesso dele a diversas informações sobre o funcionamento do carro.

Com a modernização e inovação, os computadores de bordo só tendem a acumular mais informações.

Quais funções um Computador de Bordo possui? 

Existem inúmeras funções que um computador de bordo é capaz de possuir, por isso vamos falar de algumas delas aqui.

É importante ressaltar que não são todos os carros que terão todas as funções que descreveremos agora, então pesquise se o carro que você almeja tem oque você mais gostaria de desfrutar.

Então, vamos às funções:

Informações de consumo do carro

Eles fornecem informações de consumo instantâneo e médio, sendo a primeira mostrando quantos quilômetros por litro o carro está fazendo no momento e no médio, quanto combustível está sendo consumido e analisar a eficiência de cada um, caso seu carro seja flex.

Com o consumo médio, é possível verificar também a qualidade do combustível, já que se houver algum problema na injeção, isso será acusado com a alteração do consumo médio.

Hodômetro

O hodômetro é o responsável por medir as distâncias percorridas, portanto é possível que você descubra quantos quilômetros dividem os percursos que você faz diariamente, como de casa até o trabalho e faculdade.

Velocidade

Outra função que contém os computadores de bordo, é a marcação de velocidade média em diferentes vias públicas, emitindo até um alarme sonoro ao motorista em situações que ele esteja ultrapassando muito a velocidade da via.

Autonomia

Essa função mostra quantos quilômetros seu carro ainda pode rodar com o combustível que possui no tanque, fazendo com que você tenha maior liberdade de ir no posto de gasolina sem medo de que o carro te deixe na mão por ter ficado sem gasolina.

Integração multimídia 

Como dizemos anteriormente, os computadores de bordo podem se conectar com outros dispositivos, como os celulares, permitindo que ligações sejam realizadas.

Mas essa não é a única integração que eles podem fazer, também é possível se conectar com navegadores GPS, para que o motorista saiba quais rotas seguir para chegar até seu destino.

Integração de sensores

O computador permite a integração de diversos sensores que se combinam para passar informações importantes ao condutos, como os sensores de freio, pressão do óleo e temperatura.

Apresentando informações como tração, climatização, temperatura externa ao carro, além dos modos de direção que podem ser escolhidos.

Autonomia veicular

Alguns equipamentos do computador de bordo permitem que ele realize o controle do carro sozinho.

E aí, gostaria de ter um carro que estacionasse pra você? Esses carros estão se tornando cada vez mais comuns ,e em breve, começarão a ficar ainda mais populares também.

Entenda como funcionam as novas tecnologias!

E aí, ficou interessado em como um dispositivo pode possuir tantas funcionalidades e facilitar a rotina dos motoristas?

Sabia que muitas Inteligências Artificiais utilizam a linguagem de programação Python? Afinal, a versatilidade da linguagem é o seu diferencial!

Por isso, não deixe de aprender sobre como funcionam essas novas tecnologias! Apresentamos o nosso curso gratuito de “Fundamentos Essenciais para Python", projetado especialmente para iniciantes como você!

Clique na imagem abaixo e adicione o cupom BLOG100!

Fundamentos Essenciais para Python

Camila Rocha

Camila Rocha

Grad. em Engenharia Elétrica com ênfase em Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui curso técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares (IFMG). Membra estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Presidente do IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF), onde já atuou como Webmaster. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal levar conhecimento científico a pessoas que foram privadas de recebê-lo.

Primeiros passos com Python, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Primeiros Passos Com Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.