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O que é um CTA?
Como escolher o CTA?
Onde inserir seu CTA?
Dicas para fazer seu CTA!
Conheça outras estratégias de Marketing!

Saiba o que é um CTA e como aumentar as conversões da sua empresa

Aprenda neste artigo o que é um CTA (Call to Action) e como essa estratégia poderá aumentar os resultados de conversão da sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é um CTA e como aumentar as conversões da sua empresa

Uma das formas de aumentar o número de conversão da sua empresa é através da utilização de CTA (Call to Action).

Trata-se de uma maneira para fazer com que o seu público realize alguma ação, consequentemente aumentando a taxa de conversão e o número de vendas.

Caso tenha ficado curioso em saber mais sobre o CTA, continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar você, sendo eles:

  • O que é um CTA?
  • Como escolher o CTA?
  • Onde inserir seu CTA?
  • Dicas para fazer seu CTA!

Vamos à leitura?

O que é um CTA?

CTA é uma sigla em inglês que significa “Call to Action”, ou em portugues “Chamada para ação”. Entender o que é um CTA pode ser muito importante para você que deseja abrir algum tipo de negócio da internet.

A principal função do marketing digital é fazer com que o público realize alguma ação em específico, seja ela através de uma página de internet, um post nas redes sociais, vídeos no Youtube, anúncios, artigos em blog etc.

E é nesses ambientes onde o CTA se faz presente e importante, se tratando de uma das estratégias de marketing digital para levar o público a realizar uma ação nesses diversos ambientes mencionados acima.

Além disso, os CTAs são transmitidos por meio de um verbo no imperativo, convidando as pessoas a realizar alguma ação, sendo eles:

  • Registre-se;
  • Compre;
  • Inscreva-se;
  • Fale;
  • Baixe;
  • Leia.

As ações que as pessoas realizam por meio de um CTA são muito importantes para os indicadores de marketing digital da empresa, aumentando o tráfego, taxa de conversão e a venda do produto ou serviço.

Desta maneira, é possível coletar informações importantes do usuário, acompanhando o estágio do funil de vendas e também tendo um controle sobre o cálculo da taxa de conversão.

Como escolher o CTA?

Para ter um maior resultado sobre seu CTA, é necessário que ele seja adequado dentro de cada tipo de conteúdo ou página que será apresentado.

Dessa forma, separamos um passo a passo para ajudar você a escolher seu CTA, mas antes disso, vamos te apresentar uma planilha que te auxiliará em todo o processo de implantação dessa estratégia. Conheça o nosso Kit de Planilha de Marketing e Vendas.

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

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Agora sim, está preparado? Veja o nosso passo a passo para escolher um CTA!

1.Entenda em qual etapa do funil de vendas a pessoa se encontra

O primeiro passo consiste em você entender em qual etapa do funil de vendas o conteúdo a ser produzido se encontra e também qual é o tipo de cliente.

Por exemplo, não faz sentido você ofertar um curso de alto investimento para uma pessoa que acabou de descobrir a existência do Lean Seis Sigma em um artigo geral. Em outras palavras, não faz sentido você criar um CTA de fundo de funil para um conteúdo de topo de funil.

Neste caso, para alguém que acabou de conhecer a respeito do Lean Seis Sigma, seria muito mais interessante apresentar algum eBook ou um webinar, desta maneira o visitante seria educado ao longo do funil, se tornaria um lead, aumentaria as chances de conversão e consequentemente as chances de vendas.

E é exatamente por isso, que em muitos casos, o Call to action é utilizado em conteúdos de topo de funil.

2.Conheça o visitante

No próximo passo é necessário conhecer o visitante daquela página, que para um melhor entendimento, podemos criar uma personificação deste visitante.

Por exemplo: um estudante universitário que busca um diferencial no mercado de trabalho através do Lean Seis Sigma.

Desta forma, o blog produz um conteúdo “5 motivos para você buscar a certificação Six Sigma”, e dentro dele é apresentado um curso de iniciação gratuito dentro do mundo do Lean Seis Sigma.

3.Saiba o quanto a pessoa conhece sobre o assunto

Muito provavelmente seu meio de comunicação atende tanto as pessoas que estão conhecendo sobre o assunto quanto aquelas que já tem um bom nível de conhecimento.

E isso deve continuar sendo feito, procurando adequar o conteúdo para o público bem como adequar os CTAs de acordo com o nível de conhecimento do seu público.

4.Formato do CTA

Também é muito importante a escolha correta do formato de seu CTA, para chamar a atenção do público da melhor forma possível, dentre os formatos, podemos encontrar:

  • Botão lateral - Se você ver este artigo, ao lado direito você encontra um botão de CTA;
  • Textos com links - Ao longo do texto você pode inserir links convidando as pessoas a clicarem;
  • Imagens ao longo do artigo - Aqui neste artigo, você também encontra alguns CTAs que são inseridos no meio do texto com imagem para chamar a atenção do leitor.

Uma dica, é realizar testes a/b no posicionamento dos CTAs, cores, textos e links, com alterações sutis para descobrir qual das composições possui o melhor desempenho.

5.Defina qual será o objetivo do CTA

É possível que o usuário realize diversas ações diferentes em um CTA, basta analisar o que será melhor para a empresa naquela situação. Na internet as ações mais comuns são as seguintes:

  • Gerar tráfego para outro artigo: Criar links ao longo de um artigo pode ser uma ótima forma de melhorar o tráfego de seu site e também de aumentar o ranqueamento no Google através do SEO;
  • Inscrição em newsletter: Geralmente este CTA é apresentado no topo do funil, e após a realização da ação pelo usuário, ele passa a ocupar o meio do funil;
  • Direcionar para landing page: Pode ser para fazer o download de materiais ricos, acesso a um evento exclusivo etc;
  • Propor interações nas redes sociais: Sugerir interações nas redes sociais para que seu conteúdo atinja um maior número de pessoas;
  • Seguir a empresa nas redes sociais: Peça para seu público o seguir para garantir conteúdos exclusivos.

Onde inserir seu CTA?

Existem uma infinidade de lugares onde os CTA’s podem ser apresentados, confira alguns dos principais usados no meio digital:

  • Home de um site;
  • Outras páginas de um site;
  • Ao longo de artigos de blog;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Vídeos;
  • Anúncios;
  • Ofertas.

Cabe ao time de marketing definir qual CTA faz mais sentido para aquele ambiente que ele será inserido.

Dicas para fazer seu CTA!

Vamos conferir agora, algumas dicas colocadas em prática para construir seu CTA e garantir que ele possua uma boa taxa de conversão.

Use cores contrastantes

Existem outros elementos no site que podem chamar mais atenção do que o CTA, como: textos, imagens, logos etc.

Portanto, é necessário que o CTA se sobressaia em relação aos outros elementos, para o usuário olhar diretamente para ele.

Por isso, é necessário usar uma cor em seu CTA que contraste com os outros elementos da página, para garantir a atenção de seu visitante.

Seu posicionamento

Coloque o Call to Action em um local de fácil visualização.

Uma boa dica é deixar ele sempre aparente na página, mesmo que o usuário use a rolagem.

Use imagens

Nada melhor do que usar uma imagem para chamar a atenção do usuário, não é mesmo?

Por exemplo, ao longo deste artigo você pode observar imagens de CTA 's.

Mude o tamanho

Mude o tamanho da chamada conforme sua importância e faça testes a/b para verificar a eficácia de cada tipo.

Conheça outras estratégias de Marketing!

Agora que você já sabe o que é um CTA e a maneira correta de usá-lo em seu site ou blog, aprenda mais sobre outras estratégias que podem além de te garantir um bom ranqueamento no Google, converter leads para o seu negócio.

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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