ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Detox Digital?
Por que realizar um Detox Digital? Veja os benefícios!
Prejuízos do uso exagerado de tecnologias
Como colocar um Detox Digital em prática?
Seja mais produtivo!

Detox Digital: a solução para quem quer ficar offline e se conectar com o mundo real!

Aprenda o que é Detox Digital e os inúmeros benefícios que ele pode levar para o seu dia a dia, te tornando mais produtivo, leve e disposto para as atividades!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Detox Digital: a solução para quem quer ficar offline e se conectar com o mundo real!

Fazer um detox digital significa se afastar das plataformas online e aparelhos que se conectam à internet. A ideia central da proposta é ficar longe dessas tecnologias por um certo período, a fim de melhorar hábitos e saúde mental.

Quantas vezes no final do dia você teve a sensação de que estava cansado mentalmente por ser bombardeado de notícias e informações o tempo todo? Esse sentimento é cada vez mais comum e por isso muitos especialistas têm recomendado o detox digital.

Muito mais do que apenas deixar o celular de lado, o ato sugere mais contato com o ar livre e outras pessoas, além de dedicar algumas horas para hobbies e atividades físicas, entre outras boas práticas.

Você também sente que precisa fazer uma desintoxicação digital e melhorar o seu bem estar? Selecionamos aqui estão as melhores dicas para incorporar o detox digital no seu dia a dia. Confira a seguir:

  • O que é Detox Digital?
  • Por que realizar um Detox Digital? Veja os benefícios!
  • Prejuízos do uso exagerado de tecnologias 
  • Como colocar um Detox Digital em prática?

O que é Detox Digital? 

Detox digital é se desconectar das redes sociais e passar um tempo desligado de todas atividades da internet que bombardeiam informação a todo momento, literalmente ficar offline.

É um recurso muito utilizado por pessoas que possuem vício em redes sociais e querem mudar seus hábitos. No entanto, não se limita apenas a esse público, num mundo cada vez mais conectado a presença online pode se tornar cansativa e estressante.

Para algumas pessoas o detox pode ser uma tarefa difícil, já que a FOMO (Fear of missing out) se tornou algo comum no ambiente online. O termo remete a pessoas que sentem medo ou ansiedade de estar perdendo algo importante, como por exemplo, assuntos e atualizações das redes.

Além de deixar o celular, computador e outros dispositivos eletrônicos de lado, fazer um detox digital faz com que as pessoas passem mais tempo cuidando dos aspectos físicos e mentais.

Isso explica muito bem o significado da expressão, pois Detox é sinônimo de deixar de lado vícios ou hábitos prejudiciais e dar espaço para atividades que promovem bem-estar e mais qualidade de vida.

Entre as ações mais comuns para fazer o detox digital estão:

  • Usar o celular em horários fixos e determine um limite diário de tempo para cada aplicativo, principalmente as redes sociais;
  • Desligar os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir, isso também inclui televisores;
  • Desativar notificações de redes sociais e apps de mensagem;
  • Excluir os apps que causam distração;
  • Fazer atividades, de preferência ao ar livre, todos os dias sem utilizar o celular;
  • Praticar hobbies manuais e criativos;

A rotina diária pode ser muito estressante e isso infelizmente se agrava no contexto atual. Imersos em uma pandemia de Coronavírus e forçados a trabalhar em casa, o medo e a incerteza do que vem pela frente tendem a desencadear crises e doenças mentais em grande parte das pessoas.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Aprenda a lidar com suas emoções em momentos decisivos!

Uma pesquisa feita pela Infojobs revelou que 97% dos entrevistados, sendo estes recrutadores de Recursos Humanos, acreditam que aprimorar as soft skills é um requisito para o mercado, já que existe uma demanda por profissionais que saibam lidar com diversas situações emocionais.

Com o ebook “A importância da Inteligência Emocional”, você desenvolverá suas habilidades emocionais de forma prática. Além de aumentar seu autoconhecimento e se destacar profissionalmente.

Veja uma mudança surpreendente na sua carreira com o nosso ebook. Clique no banner para adquirir:

Ebook "A importância da Inteligência Emocional"

Agora é hora de ver quais são os maiores benefícios de fazer um detox do mundo digital e parar de passar o tempo todo olhando para o celular, tablet, computador ou até mesmo televisão.

Por que realizar um Detox Digital? Veja os benefícios! 

Realizar um detox digital traz inúmeros benefícios e isso é fácil de imaginar. Afinal, em um mundo onde cada vez mais estamos conectados à internet e menos próximos fisicamente uns dos outros, valorizar e ter momentos de bem estar é fundamental para a qualidade de vida.

Ao se afastar dos ambientes online, você consegue se aproximar mais das suas amizades e família. Além disso, é mais fácil se manter concentrado e ser produtivo, pois não existem vários estímulos tentando te manter em alerta o tempo todo.

Se você ainda não se convenceu do quanto a desintoxicação digital é importante, confira os principais benefícios que ela pode trazer para o seu dia a dia:

  • Otimização do tempo e da rotina de trabalho
  • Maior produtividade;
  • Tempo disponível para fazer atividades físicas e cuidar da saúde mental;
  • Aumento da empatia e da conexão com o próximo;
  • Maior controle sobre o sono e a hora de dormir;
  • Uso mais consciente da tecnologia;
  • Diminuição do nível de estresse; 
  • Fortalecimento das relações interpessoais;
  • Mais tempo para dedicar a atividades prazerosas e gratificantes, como trabalho voluntário;
  • Profundidade no autoconhecimento.  

Agora com certeza você deve estar pensando no quanto um detox digital pode te ajudar a ter uma vida mais leve e com mais qualidade!

Prejuízos do uso exagerado de tecnologias

O uso excessivo de plataformas digitais têm diversas consequências no corpo humano.  Uma delas é a criação de um vício, afinal, o cérebro libera doses de dopamina toda vez que você vê uma notificação. O prazer gerado pelos alertas nos torna refém dos conteúdos, likes e comentários.

Além disso, somos constantemente bombardeados com estímulos e informações que podem ser estressantes. Confira alguns dos prejuízos causados pelo uso exagerado de tecnologias:

Insônia

Os aparelhos tecnológicos normalmente emitem luzes que tem propriedades estimulantes, dessa maneira, o cérebro fica em estado de alerta. Por isso, é comum que algumas pessoas tenham dificuldade para dormir, causando insônia.

Problemas de visão

Utilizar o celular ou computador por muito tempo leva a alteração da visão, causando a chamada ‘’falsa miopia’’.

Quando você força a visão para enxergar imagens próximas, acaba por causar a contração exagerada da musculatura dos olhos. Isso deixa tudo que está longe embaçado.

Saúde mental instável

Viver conectado pode influenciar sua saúde mental, principalmente para pessoas que são inseguras e têm baixa autoestima.

É comum que algumas pessoas se prendam ao mundo virtual e deixem de viver a realidade. Depender de curtidas e comentários para estar bem é um sinal de que algo não está bem. Ou seja, usar a internet como único local de refúgio para os problemas pode causar dependência, depressão e ansiedade.

Depois de entender como o ambiente digital pode afetar sua mente e corpo, é essencial saber como fazer um detox das redes online. Preparamos dicas no próximo tópico para que a desintoxicação seja fácil de praticar.

Como colocar um Detox Digital em prática? 

Mudar hábitos nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, as pessoas se acostumam com certos estilos de vida e mesmo que eles nem sempre façam bem, acabam sendo praticados por comodidade.

Porém, você não deve ter medo da mudança e existem diversas maneiras de começar a praticar o detox digital hoje mesmo! Vamos as melhores dicas!

Desative as notificações

O celular pode ser o motivo de perda de horas todo dia da semana. Afinal, é só receber uma notificação que a maior parte das pessoas param tudo que estão fazendo e se concentram em ver a novidade.

Pensando nisso, desativar os sons e luzes pode causar os gatilhos necessários para minimizar a procrastinação.

Concentre-se nas pequenas atividades

Muitas vezes a televisão, o celular e todos os aparelhos eletrônicos fazem com que o momento se perca. Você já almoçou ou jantou em frente à televisão ou assistindo vídeos no celular?

É comum que nessas situações as pessoas não se concentrem no que estão fazendo e acabam sem perceber entrando em um piloto automático.

Escolha os conteúdos que consome

Atualmente, o mundo digital se tornou uma forma de entretenimento e também de comparação. Muitas pessoas só postam o melhor lado de suas vidas e outras acabam por se comparar, acreditando que o que veem é sempre melhor do que o que possuem.

Pensando nisso, é imprescindível ter inteligência emocional nas redes sociais e o detox digital faz parte desse processo.

Desligue-se do mundo digital antes de dormir

As telas fazem com que a mente fique agitada e não basta desconectá-las para que os momentos de calma comecem. Esse é um processo gradual e por isso é necessário desligar horas antes de dormir.

Essa prática é tão eficiente que diversos estudos indicam isso para que as pessoas consigam descansar e também aumentar aprodutividade no dia seguinte.

Aliás, nós temos algumas dicas básicas para quem quer aprender a ser mais produtivo. Confira:

Utilize limitadores de tempo

Uma criação muito interessante são os aplicativos que limitam o tempo de uso das redes sociais. Para colocar em prática o detox digital e aumentar a produtividade, esses podem ser grandes aliados.

Alguns dos aplicativos mais utilizados para essa finalidade são:

  • Forest;
  • Siempo;
  • Dinner Mode;
  • Freedom;
  • Moment.

Vale lembrar que aparelhos mais novos possuem esse limitador já no próprio celular. Para encontrar, basta procurar as configurações de tempo de uso.

Combine o Detox Digital com amigos próximos 

Com certeza você tem aquele amigo ou familiar com quem está sempre conversando, trocando mensagens e fotos. Normalmente, é justamente nas notificações dessas pessoas que começa toda a desconcentração.

Por isso, para o detox digital ser efetivo é importante combinar com as pessoas mais próximas. Assim, durante os períodos de trabalho, de relaxamento ou aqueles em que quer ficar longe do celular, você não será bombardeado de informações.

Diminuir a tentação de estar perto das redes sociais é um passo importante para que a desintoxicação aconteça de forma natural!

Seja mais produtivo!

Faça sua gestão de tempo e veja sua produtividade aumentar!

Segundo dados da Clockfy.me, apenas 20% das pessoas realizam uma auditoria de tempo, ou seja, fazem o monitoramento do que realizam durante certo período de trabalho.

Portanto, para se destacar, é essencial fazer esse gerenciamento. Você vai notar uma diferença muito grande na sua rotina pessoal e profissional!

Com o Curso de Gestão de Tempo e Produtividade da Voitto, você terá acesso a ferramentas e métodos para desenvolver as habilidades necessárias para estar à frente da concorrência.

Garanta já o curso clicando no banner abaixo!

Banner do Curso Gestão de Tempo e Produtividade

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Princípios Da Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.