CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Empreendedorismo Social?
Qual é a importância do Empreendedorismo Social para a sociedade?
Quais são as principais características de um empreendedor social?
Exemplos de Empreendedorismo Social no Brasil
Como se tornar um empreendedor social?

Saiba sobre o Empreendedorismo Social e como ele transforma a sociedade

Saiba mais sobre o conceito de Empreendedorismo Social e como ele é capaz de transformar a sociedade através de ações que beneficiam a todos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba sobre o Empreendedorismo Social e como ele transforma a sociedade

O Empreendedorismo Social é uma iniciativa que visa solucionar problemas sociais e ambientais por meio de empreendimentos inovadores e sustentáveis.

Já pensou em criar um negócio que busca resolver diversos problemas dentro da sociedade e ainda se autossustentar através dos lucros gerados por ele? Isso é possível através do empreendedorismo social.

Essas instituições vêm mudando a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo através de ações sociais que buscam diminuir a fome, violência, fornecer tratamento de saúde de qualidade para populações carentes e também a preservar o meio ambiente.

Deseja aprender mais sobre o empreendedorismo social? Continue lendo este artigo e acompanhe os tópicos abaixo para auxiliar o seu aprendizado:

  • O que é Empreendedorismo Social?
  • Qual é a importância do Empreendedorismo Social para a sociedade?
  • Quais são as principais características de um empreendedor social?
  • Exemplos de Empreendedorismo Social no Brasil.

Vamos à leitura?

O que é Empreendedorismo Social?

O empreendedorismo social é uma forma de empreender que possibilita a construção de negócios sociais com o objetivo principal de impactar e melhorar a vida das pessoas.

Essas empresas buscam sempre criar soluções que agreguem e gerem mudanças na vida das pessoas e comunidades com vulnerabilidade social.

As ações são realizadas através da oferta de capacitações, emprego, saúde e bem-estar, preservação do meio ambiente, sustentabilidade e diversas outras ações.

Contudo, atenção! Muitas pessoas confundem o empreendimento social com as instituições de terceiro setor.

Embora ambos lutem por causas em comum, a grande diferença é que o empreendedorismo social não depende apenas de doações para sobreviver.

A receita do empreendedorismo social vem por meio da venda de produtos e serviços, assim como as empresas normais. Embora o principal objetivo não seja gerar lucro e sim agregar valor à sociedade, a empresa precisa ao menos conseguir se autossustentar.

Diferença entre Empreendedorismo e Empreendedorismo Social

A principal diferença entre o empreendedorismo comum e o empreendedorismo social é o modelo de negócios.

No tradicional, o objetivo é obter lucro através do atendimento de uma demanda no mercado, com foco na geração de receitas e no retorno financeiro para o empreendedor ou investidores.

Enquanto isso, as empresas sociais tomam a iniciativa para resolver problemas sociais e ambientais, buscando soluções inovadoras ao mesmo tempo em que visa gerar impacto social positivo.

Qual é a importância do Empreendedorismo Social para a sociedade?

A principal importância do empreendedorismo social é a sua capacidade de causar impacto positivo na sociedade através da garantia do bem-estar e qualidade de vida de pessoas, grupos e comunidades desfavorecidas.

Como benefícios, podemos citar:

  • Acesso à informação de maneira democrática;
  • Acesso a eventos culturais;
  • Redução da fome;
  • Criação de empregos;
  • Tratamento da saúde;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Empoderamento e inclusão;
  • Acesso à educação;

Segundo a Fundação Schwab, estima-se que cerca de 622 milhões de pessoas em todo o mundo já foram beneficiadas por meio de iniciativas de empreendedorismo social.

Além disso, o empreendedorismo social também coopera para o desenvolvimento tecnológico, transformação digital, soluções inovadoras, geração de renda e mudanças em toda a sociedade.

Quais são as principais características de um empreendedor social?

Os empreendedores sociais devem se diferenciar de maneira individual e social, pois eles são comprometidos com causas nobres e usam da empatia e de seu propósito como motivação para gerar grandes mudanças na sociedade e nas comunidades.

Além disso, essas pessoas precisam ser perseverantes e ambiciosas, para sempre buscar ótimas ideias e gerar projetos capazes de mudar a sociedade em larga escala, resolvendo inúmeros problemas sociais diferentes, como a fome, desemprego e acesso à saúde.

Abaixo, listamos algumas características do empreendedorsocial:

  • Sempre está atento nas necessidades que as comunidades carentes possuem;
  • Defende e se posiciona a favor de iniciativas de causas sociais;
  • É empático e solidário;
  • Não tem medo da mudança;
  • Possui um perfil de gestão para criar e inovar;
  • Acredita em seu projeto;
  • Inspira e ajuda a construir uma sociedade melhor.

Se você deseja um dia empreender, procure consumir o máximo de conteúdo sobre o tema possível, uma boa dica é ler livros de empreendedorismo, pois possuem uma riqueza de conteúdo muito grande e a vivência dos autores.

Exemplos de Empreendedorismo Social no Brasil

O Brasil é um país que possui muitas instituições de empreendedorismo social, principalmente pela grande desigualdade social encontrada.

Segundo o Sebrae, o Brasil possui cerca de 800 empreendimentos sociais, sendo que a maior parte deles estão localizados na região Sudeste. Vamos ver alguns exemplos?

1. GRAACC

O Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) é uma organização que existe desde 1991.

Criada pelo oncologista pediátrico Antonio Sérgio Petrilli, o empreendimento possui extrema importância no combate do câncer infantil em nosso país. O grupo já cuidou de mais de 5 mil crianças com uma taxa de cura de 70%.

A instituição funciona através de rigorosos sistemas de gestão e atendimento que envolvem pesquisadores, a iniciativa privada e também a sociedade.

2. Petra hub

A Petra Hub é um hub de transformação digital, criatividade e inventividade para empreendedores negros.

A instituição é o resultado de dezoito anos de aprendizado nas atividades da Feira Preta, através do trabalho de mapeamento, capacitações técnicas e criativas.

A Petra Hub se preocupa com a cultura, economia e o empreendedorismo negro, buscando entender papéis fundamentais na mudança estrutural da sociedade e do mercado.

3. Instituto Chapada

O Instituto Chapada é uma instituição que busca ajudar a melhorar a qualidade da educação pública e foi criado pela pedagoga Cybele Oliveira.

A organização apoia a formação de professores e gestores de escolas, além de auxiliar na criação de redes colaborativas para o fortalecimento do ensino e de políticas públicas de educação.

4. Gerando Falcões

O Gerando Falcões foi criado por Eduardo Lyra, um jovem da periferia nascido em São Paulo.

O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida das crianças que passam por situações difíceis semelhantes às que Eduardo passou.

Cerca de 30 mil estudantes já foram impactados com a causa e buscam cada vez mais promover o protagonismo dos jovens da periferia.

5. Adaptsurf

Adaptsurf é uma instituição que busca promover a inclusão e integração de pessoas com deficiência na sociedade através do esporte

Além disso, a instituição simultaneamente difunde o surf adaptativo e desenvolve parcerias com escolas de surf e outros projetos.

Como se tornar um empreendedor social?

Assim como nossos exemplos, você tem vontade de transformar vidas e   impactar positivamente o mundo ao seu redor?

Se sim, confira o nosso curso de “White Belt em Lean Seis Sigma”, uma capacitação importantíssima que irá abrir as portas para a sua vida no empreendedorismo social!

Afinal, como você aprendeu em nosso artigo, as empresas sociais funcionam como negócios normais. Logo, é fundamental que você saiba geri-las com sucesso!

Descubra o poder de fazer a diferença! Aproveite essa oportunidade e acesse o material gratuitamente com o cupom BLOG100!

Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.