ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é ensino híbrido?
Como funciona a modalidade de ensino híbrido?
Vantagens e desvantagens do ensino híbrido
Dicas de como implementar o modelo de ensino híbrido nas escolas
Quero continuar aprendendo

Será que o ensino híbrido é tendência para a inovação educacional?

Saiba como o ensino híbrido pode revolucionar a educação e quais são as vantagens e desvantagens da sua aplicação na educação de jovens.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Será que o ensino híbrido é tendência para a inovação educacional?

A pandemia do coronavírus trouxe à tona discussões que antes pareciam muito distantes. Afinal, incorporar o home office não era prioridade para a maior parte das empresas. No entanto, o setor da educação já havia dado o primeiro passo e com isso fez com que a implementação do ensino híbrido fosse mais fácil em muitos casos.

O Ensino a Distância (EAD) tem questões importantes no que tange ao processo de aprendizagem prática. No entanto, também traz vantagens nos quesitos de otimização de tempo e flexibilidade. Mas afinal, por que não incorporar esses benefícios ao ensino presencial?

Com isso, nada melhor do que o ensino híbrido. Ele possibilita que os alunos mantenham o relacionamento interpessoal, tenham contato direto com a prática das disciplinas, mas também permaneçam usufruindo da flexibilidade de poder assistir aulas de qualquer lugar. Quer saber mais sobre o tema? Confira:

●     O que é ensino híbrido?;

●     Como funciona a modalidade de ensino híbrido?;

●     Vantagens e desvantagens do ensino híbrido;

●     Dicas de como implementar o modelo de ensino híbrido.

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido é uma modalidade de educação que busca alinhar os benefícios do modelo tradicional aos novos aspectos digitais e tecnológicos. Com isso, a educação 4.0 traz algumas necessidades diferentes, afinal as crianças atualmente já possuem muito mais interatividade com computadores, smartphones e tablets.

Diante desse contexto, como não aproveitar toda essa facilidade de informações na palma da mão para ajudar no processo de ensino e de aprendizagem? Seria realmente não trabalhar com as melhores oportunidades. Por isso o ensino híbrido vem ganhando tanto espaço.

Além disso, essa metodologia não pode ser resumida ao uso de computadores e internet. Agregado a isso, também é fundamental o planejamento pedagógico para utilizar técnicas de estudo eficazes para o ensino híbrido, possibilitando que o aluno consiga ser mais autodidata ao mesmo tempo que aproveite melhor o presencial.

Você agora já sabe o que é o ensino híbrido, deve estar curioso para saber como ele funciona na prática. Descubra a seguir como o mindset digital pode ser aplicado em conjunto com as metodologias presenciais.

Em um período em que o home office se faz muito presente nas nossas vidas, aprender maneiras de aumentar a nossa produtividade é uma ótima ideia, certo? Foi pensando nisso que desenvolvemos, em parceria com a Solides, o ebook “Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo”. Clique na imagem abaixo e garanta o seu gratuitamente!

Clique e baixe o seu ebook para se adaptar melhor ao home office!

Como funciona a modalidade de ensino híbrido?

O ensino híbrido é uma modalidade nova e por isso nem sempre existirá uma fórmula única para que ele funcione da melhor maneira para todas as classes e grupos de estudos.

Por isso, o seu funcionamento ainda está sendo muito discutido e as escolas e faculdades passaram a alinhar até mesmo mais de uma maneira de ensino híbrido. Afinal, é um escopo aberto e que deve se adequar às diferentes necessidades específicas de cada disciplina.

Por isso, separamos algumas das ações mais validadas para que você entenda a fundo como funciona o modelo de ensino híbrido.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida consiste em duas fases complementares. A primeira delas é a absorção de todo o conteúdo teórico pelas aulas à distância, utilizando toda a infraestrutura digital.

Após isso, é hora de colocar o conhecimento na prática! A parte presencial desse modelo é voltada totalmente para tirar dúvidas, trabalhar em grupo e voltada para uma metodologia ativa.

Rotação de laboratório

Outra metodologia muito utilizada é a rotação de laboratório. Ela consiste em dividir uma turma em dois grupos: aquele que ficará no EAD e o que ficará com aulas tradicionais.

Com isso, são definidos períodos para a troca desses grupos de ambiente de aprendizagem, ou seja, eles se invertem. Para que na prática esse modelo de ensino híbrido funcione é necessário utilizar laboratórios de informática, de ciências, de práticas físicas, entre outras tecnologias que melhorem o ensino.

Rotação por estações

Um dos modelos de ensino híbrido mais utilizados é a rotação por estações. Nele o aluno pode realizar diferentes atividades que não estão ligadas diretamente uma a outra durante o ano ou período letivo.

São blocos de aprendizagem que possuem início, meio e fim bem definidos. Além disso, a rotação por estações utiliza de novas tecnologias para o processo de construção de conhecimento individual e coletivo.

Rotação individual

Quando o assunto é personalização do ensino, a rotação individual é um dos modelos mais indicados. Para que ele seja construído, os professores devem criar planos de estudos pedagógicos para cada aluno, constituído de aulas tradicionais e também experiências com tecnologias digitais.

Agora que você já entendeu como funciona o ensino híbrido, confira quais podem ser as vantagens e desvantagens que esse modelo oferece.

Vantagens e desvantagens do ensino híbrido

O ensino à distância e o ensino tradicional possuem vantagens e desvantagens muito complementares e por isso o modelo híbrido pode ser considerado como a união dos benefícios de cada um dos modelos.

No entanto, não tem como negar que algumas desvantagens podem existir dependendo do perfil do aluno. Veja a seguir quais são os bônus e ônus do ensino híbrido!

Vantagens do ensino híbrido

A primeira vantagem do ensino híbrido que vem à cabeça da maior parte das pessoas está na otimização do tempo. Isso vale tanto para os alunos quanto para os professores, já que ambos não gastam tempo para se deslocar.

Além disso, o ensino se torna muito mais dinâmico. Os professores passam a poder utilizar métodos mais criativos, que envolvam, por exemplo, realidade virtual, jogos, filmes e vídeos.

Já para os alunos, todas as diferentes maneiras também são formas de aprender, tornando o processo de construção de conhecimento cada vez mais efetivo e interessante.

Desvantagens do ensino híbrido

O modelo de ensino híbrido exige muita organização por parte dos professores e também dos alunos. Para o primeiro grupo o pensamento de cronograma de atividades e a divisão das tarefas presenciais e digitais devem ser feitas com cautela para potencializar as ferramentas de ensino.

Já para os alunos, o controle das distrações também deve ser um ponto de atenção. Afinal, estando em casa a procrastinação pode ser muito mais difícil de vencer, ao mesmo tempo que as aulas presenciais podem se tornar menos atrativas dependendo das atividades desenvolvidas.

E como fazer com que o equilíbrio entre o modelo presencial e a distância seja efetivo? Separamos algumas dicas de como implementar o modelo híbrido logo abaixo!

Dicas de como implementar o modelo de ensino híbrido nas escolas

O futuro do trabalho é cada vez mais digital e isso não tem como negar. Portanto, preparar as crianças e adolescentes para essas transformações desde a escola e a faculdade, pode ser facilitar a rotina no futuro.

Por isso, separamos algumas das dicas mais eficientes na implementação do modelo de ensino híbrido.

Utilize o método GTD

Otimizar a rotina nem sempre é uma tarefa fácil e no processo de educação isso vale para alunos e professores. Assim, o método GTD pode ser um alinhado na organização das atividades.

Para isso, todo início de período letivo pedagogos podem ser incubidos de treinar o corpo docente e discente, dando instruções de como aplicar o método durante o ensino híbrido.

Elabore diferentes ferramentas

Com o avanço da tecnologia é cada vez mais difícil manter um aluno concentrado por longos períodos desenvolvendo a mesma atividade. Por isso, o ensino híbrido requer a exploração de diferentes canais.

Modelos mentais, vídeos, jogos, laboratórios de ciências, experimentos em casa, trabalhos com participação de familiares podem ser boas formas de planejar as aulas e atividades.

Aposte na construção conjunta

Os modelos educacionais estão cada vez mais voltados para uma metodologia ativa, onde o aluno passe de um papel passivo, de apenas receptor do conhecimento, para um papel de integrante da construção conjunta do aprendizado, favorecendo a evolução do pensamento crítico individual.

Nesse contexto, as habilidades cognitivas passam a ser mais trabalhadas, propiciando a criatividade, a manifestação artística, o desenvolvimento corporal pelo esporte, assim como todas as outras inteligências. Dessa forma, os outros tipos de inteligência são valorizados, não só o matemático e linguístico.

Quero continuar aprendendo

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Programa de Aceleração de Carreira, VoittoPro, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, mais de 200 certificações, plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte do currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

VOITTO PRO

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Como Se Adaptar Ao Home Office De Maneira Agil E Produtiva

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.