ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Ética?
Quais são as características de uma conduta Ética?
O que é Ética Profissional?
Qual a importância da Ética no trabalho?
Quais as diferenças entre Ética e Moral no ambiente de trabalho?
Exemplos de códigos de Ética para profissões
Como desenvolver uma postura Ética no trabalho?
Como criar um ambiente de trabalho Ético e Profissional?
Atitudes antiéticas que você deve evitar
Torne-se um líder e garanta uma empresa ética!

Saiba o que é a Ética Profissional e a importância dela no ambiente de trabalho

Entenda a importância de desenvolver a Ética Profissional, veja exemplos de códigos de profissões e descubra quais atitudes antiéticas você deve evitar.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é a Ética Profissional e a importância dela no ambiente de trabalho

A ética profissional é um conjunto de normas e valores que moldam a forma de se relacionar e o comportamento de cada profissional nos mais diversos ambientes de trabalho.

Quando falamos de empresas, a ética profissional é aplicada em diversas relações para estabelecer harmonia e garantir uma boa convivência e um funcionamento eficaz dos processos.

Ela utiliza os valores da ideia de ética para frear alguns impulsos humanos em prol da coletividade e do desenvolvimento.

Ser um profissional ético é uma habilidade extremamente valorizada nos processos seletivos das mais variadas organizações.

Contudo, se você não busca pela recolocação profissional, mas sim se manter no emprego a longo prazo, saiba que ser alinhado à cultura e ao código de conduta é fundamental.

Gostaria de entender como? Continue a leitura do artigo para aprender conceitos importantes relacionados à ética profissional, como:

  • O que é Ética?
  • Quais são as características de uma conduta Ética?
  • O que é Ética Profissional?
  • Qual a importância da Ética no trabalho?
  • Quais as diferenças entre Ética e Moral no ambiente de trabalho?
  • Exemplos de códigos de Ética para profissões;
  • Como desenvolver uma postura Ética no trabalho?
  • Como criar um ambiente de trabalho Ético e Profissional?
  • Atitudes antiéticas que você deve evitar.

Vamos lá?

O que é Ética?

Em um sentido prático, a ética é composta de princípios morais que norteiam as ações e influenciam a tomada de decisão de um indivíduo ou grupo.

De modo geral, é uma área da filosofia que estuda o conjunto de valores que influenciam o comportamento humano, bem como busca resolver alguns de seus dilemas.

Também chamada de filosofia da moral, o conceito de ética surgiu na Grécia Antiga e foi trabalhado por filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Ela foi pensada como um modo de organizar as cidades-estado que precisavam de harmonia, honestidade e fidelidade entre seus cidadãos para se desenvolverem.

Já é possível perceber como essa ideia pode se aplicar no âmbito empresarial, não é? Além disso, a ética profissional é essencial para práticas de liderança de sucesso!

Quais são as características de uma conduta Ética?

Existem várias atitudes que são associadas a uma postura ética. Entre elas, temos:

1. Honestidade

Uma das características do comportamento ético é ser honesto em todas as situações, mesmo quando essa atitude colocá-lo em situações desconfortáveis. A honestidade engloba assumir a responsabilidade pelos próprios atos, evitar inverdades e omissões.

2. Integridade

Integridade é o oposto de hipocrisia. Significa fazer o que você acha certo mesmo quando existem pressões para que você faça ao contrário. Essas influências podem ser de pessoas ou até da própria situação na qual você está envolvido.

Resumidamente, ser íntegro é seguir seus princípios e valores e não sacrificá-los sob nenhuma hipótese.

3. Lealdade

Ser leal é uma característica que diz respeito à fidelidade a indivíduos e instituições, como a sua empresa, mesmo durante as maiores adversidades e influências sofridas.

Um profissional leal constrói relações fortes com os colegas de trabalho, não utiliza de informações privilegiadas para obter vantagens e muito menos as dissemina para pessoas externas à organização.

4. Justiça

Pessoas éticas têm um compromisso com a justiça, pois são imparciais, tratam os indivíduos com igualdade e aceitam a diversidade. Elas não se aproveitam do poder ou da fraqueza alheia para obter vantagens.

5. Coletividade

Um profissional ético tem senso de coletividade e isso engloba ter compaixão, ser benevolente e gentil com todos os indivíduos. Isso envolve um exercício de humildade e altruísmo que pode ser desafiador.

Além disso, o modo como você trata os outros influencia em toda a organização.

6. Respeito

Essa é a base de qualquer relação saudável. Podemos encará-lo aqui dentro de duas dimensões: respeito às pessoas e respeito à lei. Respeitar as pessoas no sentido de tolerar seus gostos e preferências, e seguir as leis, normas e regulamentações.

O que é Ética Profissional?

A ética profissional corresponde aos princípios que norteiam o comportamento de uma pessoa ou grupo dentro de um ambiente corporativo.

De um ponto de vista interno, cada empresa dispõe de um código de conduta ética que direciona as atitudes dos funcionários, definindo o comportamento esperado de cada um no dia a dia.

Por outra perspectiva, a ética profissional de cada pessoa define o modo como ela lida com a sua profissão e com seus colegas de trabalho. Cada um age de acordo com suas particularidades, dando mais ou menos ênfase às características da conduta ética.

Já em termos de áreas de atuação, a ética profissional gera um comportamento uniforme entre os profissionais, fazendo com que exista respeito e harmonia. Ela os protege de pressões e situações desconfortáveis em que há conflitos de interesse, e impede que os membros da profissão tirem vantagens indevidas de boas condutas.

Qual a importância da Ética no trabalho?

A ética é fundamental para qualquer profissão ou negócio. Veja a seguir exemplos da importância da ética no trabalho:

Otimização de processos

A ética profissional otimiza processos, melhora a comunicação, previne situações indesejadas e imprevisíveis e cria uma convivência agradável.

Desenvolvimento de relações e rede de contato

Para o indivíduo, a ética profissional contribui para o desenvolvimento de relações amigáveis sólidas, criando uma rede de contatos.

Além disso, as pessoas admiram sua conduta e você ganha respeito e consideração. A reputação também entra em jogo, uma vez que as referências são sempre positivas, o que ajuda na saúde mental no trabalho.

Confiança e estabilidade

A ética profissional também cria confiança e estabilidade, tanto dentro da empresa quanto em suas relações externas. Os colaboradores têm mais confiança uns nos outros e na companhia, e os clientes e fornecedores sabem que estão lidando com uma organização de credibilidade.

Eleva a reputação da empresa

Por fim, possuir ética no ambiente de trabalho tem um valor estratégico muito alto para a reputação de uma empresa.

Isso porque questões como política ambiental e tratamento dos animais estão cada vez mais evidentes na vida da sociedade e muitas pessoas fazem suas escolhas de compra de acordo com o posicionamento de uma companhia.

Afinal, as empresas também são entes sociais que se relacionam com a sociedade e o meio ambiente. O modo como elas interagem influencia a vida de todos, o que gera uma série de obrigações. Por isso, surgem preocupações dos consumidores que cobram posicionamentos responsáveis.

Quais as diferenças entre Ética e Moral no ambiente de trabalho?

Como mencionado nos primeiros tópicos do nosso artigo, a ética é o conjunto de normas e valores morais que moldam a maneira dos indivíduos se relacionarem.

Já a moral diz respeito às regras de conduta baseadas na cultura e nos costumes de determinado grupo social.

Para guardar a diferença é simples! Pense que a ética não envolve o sentido de regulamentação, ou seja, não é uma regra a ser seguida. A ética está muito mais envolvida com os valores e princípios que orientam as ações dos indivíduos.

A moral direciona o comportamento dentro de uma sociedade e varia conforme as tradições, religiões e cultura de determinada sociedade. Em outras palavras, a moral funciona como uma norma de conduta social que, se não é seguida, pode acarretar na exclusão do indivíduo de um grupo social.

Exemplos de códigos de Ética para profissões

Como falamos anteriormente, a ética protege os profissionais de diversas áreas. Isso é feito através dos Códigos de Ética, que estabelecem alguns deveres fundamentais para a atuação.

Além de princípios gerais para o exercício de qualquer atividade (como honestidade e integridade), eles tratam de matérias específicas de cada profissão.

Um código de ética profissional é pensado de modo a valorizar o trabalho, o profissional e o cliente. Separamos alguns exemplos:

Ética na medicina

O primeiro exemplo de código de ética profissional é o da medicina. Sendo que o Conselho Federal de Medicina é o órgão responsável por editar e revisar o código de ética da medicina. O objetivo é melhorar a relação entre médicos, pacientes e sociedade, tratando a saúde com responsabilidade.

Alguns pontos definidos são:

  • O foco no bem do paciente, com um tratamento sem discriminação e com a disposição de todas as ferramentas possíveis para ajudá-lo;
  • O respeito pela decisão dos pacientes ou responsáveis nos tratamentos;
  • O médico não pode ir contra a sua categoria profissional para obter vantagens ou encobrir o erro de outro médico;
  • Os médicos são obrigados a guardar sigilo de informações relacionadas a sua função.

Ética na engenharia

O conjunto de normas que rege a atuação dos engenheiros é o Código de Ética Profissional do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro Agrônomo. Ele foi elaborado pelo Conselho Federal Brasileiro de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Aqui estão alguns princípios:

  • O engenheiro deve aceitar e oferecer críticas honestas de trabalhos técnicos, reconhecer e corrigir erros e dar crédito apropriado a colaboradores;
  • Ser honesto e realista quando fizer pedidos ou fornecer estimativas, sempre baseadas em dados existentes;
  • Ter a responsabilidade de fazer as decisões na engenharia levando em conta a segurança, saúde e bem-estar das pessoas, e tornar conhecido qualquer fator que coloque em risco o meio-ambiente e o público.

Ética na advocacia

O último exemplo abordado de código de ética profissional é o relacionado à advocacia. O Código de Ética e Disciplina da OAB é o conjunto normativo que orienta o comportamento dos advogados.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a organização que o disponibiliza. Vamos ver algumas condutas que constam em seu código:

  • O advogado não pode usar da influência em benefício próprio, do cliente ou por interesses desonestos;
  • Ele deve manter o sigilo profissional, exceto em casos de ameaça à vida e honra ou quando se sentir afrontado pelo cliente;
  • O advogado deve empenhar-se para que o cliente se sinta amparado;
  • Não cabe ao advogado julgar a culpa do acusado.

Como desenvolver uma postura Ética no trabalho?

Já passamos por vários aspectos que demonstram a importância da ética profissional no ambiente de trabalho. Agora, confira 5 dicas para construir uma postura ética:

1. Seja sensato e responsável

Pense a respeito de todas as suas ações. Passe por alguns questionamentos como: o que estou fazendo vai de acordo com a ética da empresa? Com a ética da minha profissão? Causará algum tipo de dano a alguém? Trará algum benefício?

2. Seja imparcial

Tome decisões com base em fatos objetivos, não por preferências pessoais ou emoções. Aconselhe as pessoas sem buscar vantagens para si.

3. Seja igualitário

Cuide do modo como você lida com outras pessoas. Trate todos com igual respeito e de maneira justa, independente da raça, religião, orientação sexual, identidade de gênero ou outra característica.

4. Siga as leis

Cumpra as normas e orientações dos órgãos de regulamentação e fiscalização. As leis devem ser para todos, esse é um ponto importante para desenvolver a ética profissional.

5. Seja confiável

Mantenha a confidencialidade das informações sobre seus colegas de trabalho. Nunca espalhe questões pessoais ou se aproveite de fraquezas.

Como criar um ambiente de trabalho Ético e Profissional?

Chegou o momento de entender como construir um ambiente de trabalho ético e profissional! Confira nossas 3 dicas:

Siga a cultura ética

A ética deve estar instaurada na própria cultura da empresa e ser valorizada pelos líderes. Dessa forma, os colaboradores da organização poderão seguir os mesmos passos e atitudes na criação de uma cultura ética de forma orgânica.

Além disso, a empresa que possui uma liderança ética consegue reter mais profissionais de qualidade que ajudarão a própria instituição a criar uma reputação saudável e sólida, tanto para o ambiente interno quanto para o externo.

Ofereça feedbacks

Seja em uma posição de liderança ou entre a equipe, cultive a cultura de feedbacks para aperfeiçoar a sua própria percepção em relação às atitudes dos colaboradores e a sua comunicação não-violenta.

Valorize o trabalho em equipe

Valorizar o trabalho em equipe dos colaboradores é fundamental para minimizar a individualidade trazida pela pandemia e consequentemente pelo home office, fomentar o respeito à pluralidade de visões e opiniões, empatia, produtividade e entregas excelentes.

Atitudes antiéticas que você deve evitar

Se até aqui buscamos entender e valorizar a ética profissional, precisamos saber o que caracteriza um comportamento antiético para evitá-lo a qualquer custo. Vamos olhar alguns exemplos de atitudes antiéticas:

  • Assédio sexual;
  • Assédio moral;
  • Tráfico de influência ou informação;
  • Discriminação ou insinuação;
  • Utilização de trabalho subvalorizado (escravidão ou semi-escravidão);
  • Associação com pessoas ou empresas que praticam atividades duvidosas;
  • Sonegar impostos;
  • Se aproveitar de situações de exposição ou fraqueza para obter vantagens.

Olhando para essas condutas, podemos constatar que qualquer atitude que cause desconforto, problemas ou algum tipo de dano a pessoas, à sociedade ou ao meio-ambiente é reprovável eticamente.

Se você for vítima, nunca fique calado. Em alguns casos, como assédio sexual ou moral dentro de uma empresa, a vítima deve exigir providências do Departamento de Recursos Humanos. Em outras situações, como sonegação de impostos ou trabalho subvalorizado, pode ser feita uma denúncia às autoridades competentes.

Torne-se um líder e garanta uma empresa ética!

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download do ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Praticas Exemplares De Lideranca

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.