CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é GRC?
Qual é a importância do GRC?
Como aplicar GRC em sua empresa?
GRC na prática
Quer ter uma gestão mais ágil e eficiente?

O que significa a sigla GRC e como essa metodologia pode ser um diferencial?

Descubra a definição de GRC e entenda por que ele é um aliado para as organizações com exemplos práticos de aplicação no Brasil

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que significa a sigla GRC e como essa metodologia pode ser um diferencial?

Em um mundo onde o mercado está cada vez mais competitivo, saber quais são os objetivos de negócio da sua empresa pode ser um diferencial tanto interno, quanto externo. Por isso, o GRC é uma metodologia utilizada por tantas organizações de sucesso.

A sigla significa o conjunto de boas práticas de governança, riscos e compliance, que quando alinhadas permitem um diagnóstico empresarial capaz de reduzir as falhas e potencializar as forças e oportunidades.

Apesar de se tratar de termos não muito utilizados no dia a dia, como governança e conformidade, o GRC é aplicável em empresas de qualquer porte e pode ser utilizado como diferencial competitivo.

Ficou curioso? Leia o artigo até o final e descubra mais sobre os seguintes tópicos:

  • O que é GRC?
  • Qual é a importância do GRC?
  • Como aplicar GRC em sua empresa?
  • GRC na prática;

O que é GRC?

GRC é a sigla utilizada para os termos Governança, Riscos e Conformidade. Esse último conceito também conhecido como compliance, expressão inglesa que foi incorporada no dia a dia de muitas organizações.

O principal objetivo é que o GRC garanta que todas as políticas e normas de controle estejam sendo adequadamente aplicadas aos processos.

Com isso, a consequência da aplicação dessa metodologia é a minimização de ameaças e fraquezas, ao mesmo tempo que as oportunidades são aproveitadas e as forças potencializadas.

Pensando nisso, os profissionais que comandam o GRC dentro da empresa devem ocupar cargos estratégicos, muito próximos a diretoria e a gestão.

No entanto, cabe a eles também a necessidade de entender o processo de maneira global, principalmente as operações e o nível tático. Dessa maneira, o GRC passa a ser um aliado para as organizações em um mundo cada vez mais competitivo.

O motivo disso é que tem-se um alto controle da qualidade do que se entrega para o cliente externo e também para os colaboradores, como as condições de trabalho, por exemplo.

Quer saber mais sobre cada um dos conceitos que integram essa metodologia? Confira a seguir!

Qual é a importância do GRC?

Agora que você já sabe o que é o GRC, é fundamental entender o significado de cada um dos termos que compõem a sigla. Afinal, destrinchar e aprofundar mais sobre governança, risco e conformidade será o caminho para que você saiba a importância disso na sua empresa.

Sendo assim, confira detalhadamente como os conceitos se relacionam e qual a importância de cada um deles!

Governança

Governança ainda é um conceito que traz dúvidas para muitas pessoas. Ele se refere ao conjunto de processos internos desenvolvidos para orientar e dar diretrizes sobre as atividades e como as pessoas devem conduzi-las.

Quando uma empresa possui uma boa política de governança é sinônimo de que as decisões são tomadas de forma estratégica e de maneira racional.

Isso faz com que a gestão seja mais transparente, e tenha maior clareza nas informações entre áreas e também ações que foquem em um objetivo comum.

Para garantir um bom gerenciamento, é essencial que se conheçam algumas ações de liderança que podem ser aplicadas em um negócio.

Para isso, preparamos um ebook gratuito sobre as 5 práticas essenciais de liderança para você implementar na sua empresa. Não perca tempo e baixe já o seu, clicando na imagem abaixo!

ebook gratuito 5 práticas exemplares de liderança

Risco

Alinhado ao conceito de governança, essa metodologia também traz a abordagem a respeito do risco. Isso significa que o objetivo deve ser claro e as diretrizes para chegar até ele também, inclusive quando o processo envolve riscos.

Estes devem ser avaliados estrategicamente, com a análise dos prós e contras de cada um deles.

Mas além disso, também é uma forma de antecipar os possíveis imprevistos que podem acontecer. Por isso, cabe nesse momento criar planos de ação caso eles se concretizem.

Conformidade

Por fim, é necessário alinhar governança e risco à conformidade. Isso quer dizer que a empresa deve seguir parâmetros, normas internas e até mesmo a legislação para atingir os seus objetivos.

Com isso, as boas práticas do setor sempre devem ser levadas em consideração. Garantir a conformidade significa ter controles e processos muito bem definidos e acompanhados.

Uma das consequências de se usar as melhores práticas diz respeito a redução de custos de retrabalho, o aumento da segurança da informação e a elevação da eficiência interna geral.

Depois de aprender como governança, risco e conformidade são conceitos que se integram e devem ser trabalhados em conjunto, é fundamental saber como aplicar o GRC dentro da sua empresa. Veja a seguir como fazer isso!

Como aplicar GRC em sua empresa?

Para que o GRC seja aplicado, antes de mais nada, é fundamental entender a fundo quais são os processos internos. Afinal, eles são a base de toda a estratégia GRC a ser construída.

Com isso muito bem mapeado, a tomada de decisão fica mais eficiente. Dessa forma, a atuação do GRC pode e deve ser implementada com pilares como:

Dessa forma, é possível ter embasamento prático para construir os planos de ação para começar o processo de GRC.

Afinal, já que se conhece as necessidades da empresa, é possível traçar caminhos e avaliar os riscos que podem ocorrer em cada um dos passos a serem tomados.

Além de serem importantes para o desenvolvimento do GRC nas organizações, esses também são pilares que podem ajudar na avaliação constante da eficiência do processo desenhado, sendo possível reestruturar o que for necessário.

GRC na prática

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atua no Brasil como uma forte disseminadora da implementação do GRC em algumas organizações. Como uma de suas ações, existe o Guia Prático de GRC.

Por meio dele, muitas empresas do setor alimentício passaram a adotar procedimentos de higienização mais rigorosos, aumentando a qualidade dos seus serviços e produtos.

Além disso, a segurança alimentar aumenta consideravelmente. Afinal, os procedimentos seguem à risca normas instituídas, bem como a legislação vigente, reduzindo riscos e aumentando a clareza de quais ações devem ser tomadas e o modo em que elas devem acontecer.

Um exemplo disso é uma empresa desse ramo que aprende a esterilizar alimentos e como montar os pratos com alto padrão de qualidade.

Além dessa iniciativa, a implementação do GRC também pode ser feita através do apoio de uma consultoria especializada. Ajudando a otimizar os processos e entender quais melhorias são aplicáveis a eles.

Quer ter uma gestão mais ágil e eficiente?

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.