CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Healthtech?
Como funciona uma Healthtech?
Importância da Healthtech
Como ter uma Healthtech de sucesso?
Quais são as principais Healthtechs no mercado brasileiro?
O que a Healthtech pode oferecer para o setor da saúde?
Tipos de produtos Healthtech
Exemplos de Healthtechs

Healthtechs: empresas responsáveis por inovar o setor da saúde

As Healthtechs são startups especializadas no desenvolvimento de ferramentas e tecnologias para aumentar a eficiência dos procedimentos médicos e hospitalares.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Healthtechs: empresas responsáveis por inovar o setor da saúde

As Healthtechs são startups especialistas em desenvolver soluções para os problemas do setor de saúde. Nesse sentido, os médicos e os demais profissionais dessa área apresentam um apoio perante os múltiplos desafios desse setor.

Essas empresas podem atuar em diversos segmentos dentro do setor da saúde, como em clínicas e hospitais modernizados, gestão de espaços públicos de saúde, consultórios médicos inteligentes, tecnologias avançadas para exames clínicos e laboratoriais, autoatendimento e autocuidado.

Nesse sentido, as Healthtechs são especialistas em propor inovações para aumentar a qualidade dos processos empregados pelo setor da saúde. E você? Já conhecia a importância das Healthtechs? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre essas startups, a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Healthtech?
  • Como funciona uma Healthtech?
  • Importância da Healthtech
  • Como ter uma Healthtech de sucesso? 
  • Quais são as principais Healthtechs no mercado brasileiro? 
  • O que a Healthtech pode oferecer para o setor da saúde? 
  • Tipos de produtos Healthtech
  • Exemplos de Healthtechs

Aproveite a leitura!

O que é Healthtech?

A Healthtech é uma startup que concentra sua atuação no desenvolvimento de tecnologias para melhorar os processos que englobam toda a área da saúde.

Com base nisso, as healthtech são especializadas em melhorar a qualidade do trabalho dos profissionais da área da saúde, o que impacta diretamente no atendimento, diagnóstico e tratamento ofertados às pessoas que buscam os serviços de saúde.

A healthtech, por se tratar de uma startup, requer que as soluções criadas sejam facilmente escaláveis, o que permite que sejam aplicadas de forma simples. Além disso, é muito importante que essas empresas apresentem um diferencial para se destacar no mercado altamente competitivo.

Assim, essas empresas são responsáveis por introduzir inovações e soluções diferenciadas, as quais devem auxiliar os profissionais e toda a equipe de saúde na execução das atividades nas clínicas e nos hospitais.

Confira abaixo as principais áreas de atuação de uma Healthtech:

Prevenção 

A área da prevenção é responsável por pautar soluções e desenvolver artifícios para prever possíveis ocorrências na saúde.

Nesse sentido, esse setor é focado em atividades e rotinas de antecedência, as quais podem abranger educação e rotinas preventivas.

A título de exemplo, as healthtech que atuam no setor de prevenção podem desenvolver sistemas para tornar os estudos médicos mais simples e investir em equipamentos mais inovadores de exames preventivos.

Diagnóstico 

O setor de diagnóstico apresenta grande destaque entre as healthtechs, o que permite a concentração de recursos para investir em inovações.

Essa questão pode ser explicada pela importância do diagnóstico durante o atendimento médico hospitalar aos pacientes. Assim, o investimento em tecnologias que facilitem esse processo é de extrema relevância para tais empresas.

Nesse sentido, as healthtechs podem fornecer diversas ferramentas e tecnologias para auxiliar no diagnóstico, como equipamentos, máquinas e inteligência artificial.

Tratamento 

A etapa do tratamento é muito delicada e exige muita atenção dos profissionais da saúde.

Com base nisso, as healtetech especialista em tratamento podem fornecer soluções para tornar esse processo mais acessível, eficiente e assertivo.

Isso pode ser efetivado, por meio de equipamentos tecnológicos, pesquisas promissoras e alternativas que conferem mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.

Gestão e eficiência 

Diversos fatores podem ser considerados como grandes desafios para os pacientes durante a busca por atendimento médico, haja vista que podem ser complexos e demorados.

A título de exemplo, a gestão do plano de saúde, a liberação de exames e tratamentos e a administração e regulação de leitos hospitalares podem ser fatores de difícil gerenciamento.

Nesse sentido, as healthtechs podem atuar automatizando- com base nas regras governamentais e nos contratos redigidos por cada planos de saúde- os processos listados acima.

Assim, essas empresas são muito importantes para o setor de gerenciamento e de eficiência, haja vista que é capaz de agilizar o atendimento médico, promover soluções para otimizar os recursos do sistema de saúde e fornecer tecnologia para melhorar a agilidade dos processos empregados na área da saúde.

Como funciona uma Healthtech?

Como mencionado anteriormente, as Healthtechs são startups atuantes no setor de saúde, o principal objetivo desse modelo de negócio é garantir soluções inovadoras e tecnológicas.

Uma das principais propulsoras desse modelo de negócio no país, foi a pandemia do COVID-19, fazendo com que essa nova aposta subisse cerca de 118% no Brasil.

Dessa maneira, essa nova aposta do mercado tem suas próprias características de funcionamento, além de produzir produtos com escalabilidade, facilidade e replicação de ideias com inovações.

Para que elas garantam sucesso, fazem uso de várias técnicas e tecnologias, como:

  • Inteligência artificial;
  • Computação em nuvem; 
  • Data Analytics;
  • Soluções mobile. 

Uma dica!

Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

Importância da Healthtech

Atualmente, verifica-se um crescimento considerável dos avanços tecnológicos na área da saúde.

No entanto, o gerenciamento de tais inovações é um grande desafio para as clínicas e hospitais, o que requer o auxílio de uma empresa especializada para gerir todo o processo.

Nesse viés, a healthtech é uma excelente alternativa para facilitar o acesso das organizações de saúde aos avanços tecnológicos, a partir da simplificação de processos. Isso permite a otimização dos serviços nas clínicas, hospitais e grandes corporações.

Assim, as healthtech são essenciais para tornar as inovações possíveis em um curto período de tempo, o que permite fornecer as melhores ferramentas e serviços aos pacientes.

Confira abaixo alguns fatores que configuram a importância das healthtechs:

  • os pacientes não precisam esperar muito tempo para serem atendidos;
  • fornecem ferramentas para promover um tratamento menos invasivo e mais seguro;
  • fornecimento de aplicativos de monitoramento de hábitos saudáveis;
  • utilização de tecnologia avançada para proporcionar maior eficiência no diagnóstico de doenças. 

Como ter uma Healthtech de sucesso? 

O mercado atual é marcado pela alta competitividade, o que exige das empresas o desenvolvimento de artifícios para se destacar em tal meio.

Confira logo abaixo, algumas decisões que as healthtechs podem adotar para se alcançar destaque no mercado.

Adaptar às demandas do mercado 

O setor de healthtech está em constante crescimento no Brasil, o que exige o investimento em novas tecnologias e ferramentas. Nesse sentido, é fundamental estar atento às exigências do mercado.

Para conseguir se adaptar às demandas do mercado, as empresas precisam fazer um balanço das necessidades dos clientes, as quais podem ser realizadas, por meio de pesquisas.

Além disso, é essencial realizar um fluxo de demandas para organizar os pedidos e estabelecer a prioridade de cada um deles.

Por fim, é importante proporcionar treinamentos corporativos à equipe de colaboradores, haja vista que aumenta a eficiência dos trabalhadores no cumprimento das demandas e promove uma boa comunicação entre os setores da empresa.

Utilizar soluções para reduzir custos

A redução de custos é imprescindível para o sucesso de uma empresa, uma vez que os desperdícios financeiros interferem na lucratividade dos negócios.

Nesse sentido, para reduzir os custos, as healthtechs podem adotar diversas medidas, como realizar um balanço de quais custos podem ser reduzidos e fazer uma análise dos investimentos.

Além disso, o corte de custos que não geram vantagens competitivas também é uma estratégia para reduzir gastos.

A título de exemplo, a empresa pode contratar um especialista para analisar os gastos de energia no ambiente corporativo e, a partir disso, elaborar soluções para reduzir os excessos de gastos com energia elétrica.

Modelo de negócio escalável 

O negócio escalável refere-se ao crescimento de uma empresa de forma acelerada sem a necessidade de aumentar os custos com as operações.

Nesse sentido, para tornar introduzir o modelo de negócio escalável em uma empresa, é preciso adotar medidas precisas, como a realização de pesquisas de mercado e a adoção de uma estratégia de marketing.

Automatização de processos 

A automatização dos processos é uma estratégia muito eficaz para as empresas que buscam destaque no mercado atual, haja vista que promove a otimização do tempo, aumento da produtividade e a redução de custos.

Quais são as principais Healthtechs no mercado brasileiro? 

O mercado brasileiro apresenta diversas Healthtechs operando para melhorar a eficiência do setor da saúde do país. Confira abaixo algumas empresas responsáveis por tais serviços.

1. Amplimed 

A Amplimed é uma empresa responsável pela produção de um software com múltiplas funcionalidades, as quais podem ser empregadas em clínicas ou por médicos particulares.

A título de exemplo, esse software pode ser utilizado em prontuários eletrônicos, confirmação virtual de consultas, teleconsultas, gestão de finanças e controle de fluxo de caixa.

2. Anestech 

A Anestech concentra sua atuação no segmento cirúrgico. Essa empresa apresenta uma plataforma de gestão hospitalar com integração virtual de dados sobre procedimentos.

Nesse sentido, é responsável por fornecer as informações necessárias sobre cada operação e sobre o trabalho da equipe envolvida nos procedimentos.

Além disso, essa empresa também é capaz de desenvolver modelos simulativos, os quais podem fornecer informações sobre as intervenções cirúrgicas e os possíveis riscos de cada uma delas.

3. Benner 

A empresa Benner apresenta um sistema que fornece as informações necessárias sobre os possíveis riscos dos processos clínicos e administrativos de hospitais.

Esse balanço de informações é muito importante para a geração de relatórios e indicadores de custo-benefício e eficiência de cada atividade.

Além disso, a Benner também permite a administração virtual de estoques, convênios médicos e acordos jurídicos.

4. Doctoralia 

A Doctoralia é uma empresa que  apresenta uma plataforma muito eficaz para a população encontrar médicos e outros profissionais da saúde de acordo com a localização desejada. Além disso, essa plataforma também permite a realização de teleconsultas.

5. Doc24

A Doc24  disponibiliza uma plataforma de teleconsultas. Nesse sentido, o objetivo dessa empresa é diminuir a demanda de pacientes nos hospitais nos serviços de urgência e emergência.

Esse tipo de serviço pode ser amplamente utilizado na rede pública de saúde, haja vista que atua na prevenção e promoção de saúde.

6. Mobile Saúde 

A Mobile Saúde apresenta uma plataforma de atendimento virtual aos clientes.

Além disso, essa tecnologia também permite o envio de mensagens personalizadas e automatizadas, a fim de marcar consultas e avisar sobre os preparos específicos para os exames, por exemplo.

Essa empresa também pode oferecer o serviço de telemedicina e área de integração com cooperadores e fornecedores da instituição de saúde.

7. Pixeon

A Pixeon disponibiliza um software de ampla atuação nas instituições de saúde. Nesse sentido, pode ser empregado em laboratórios, hospitais, clínicas e serviços de radiologia, por exemplo.

Além do serviço de agendamento e assistência com o auxílio  de inteligência artificial, a Pixeon apresenta recursos de armazenamento e entrega de exames, por meio da nuvem.

8. Mevo

A Mevo foi responsável por desenvolver uma plataforma capaz de conectar farmácias, hospitais e cidadãos por todo o território brasileiro.

Nesse sentido, sua função se concentra no fornecimento de receitas médicas de forma digital, o que otimiza o acesso dos médicos aos tratamentos dos pacientes.

Além disso, os pacientes também podem adquirir os remédios necessários sem precisar se deslocar até as farmácias.

9. Pluginbot 

A Pluginbot é uma empresa que foi capaz de unir robótica com inteligência artificial para o desenvolvimento de robôs para atender as necessidades das instituições hospitalares.

A título de exemplo, esses robôs podem ser empregados nas interações com visitantes de pacientes internados, no delivery de suprimentos dentro do hospital, no atendimento na recepção e nos serviços de limpeza e desinfecção.

O que a Healthtech pode oferecer para o setor da saúde? 

A healthtech apresenta diversos segmentos no setor da saúde. Nesse viés, independente do ramo de atuação da empresa, as tecnologias e ferramentas desenvolvidas sempre irão beneficiar os hospitais, clínicas, médicos e pacientes.

Logo abaixo, você encontra algumas soluções desenvolvidas pelas healthtechs, as quais impactam positivamente o setor da saúde.

Informações integradas 

A healthtech é uma empresa que permite a integração de informações, haja vista que, ao desenvolverem plataformas e aplicativos, permite a transmissão de informações sobre o atendimento, diagnóstico e até mesmo acompanhar os pacientes.

Esse processo ocorre de forma online, o que elimina o fator deslocamento. Além disso, a utilização desse meio apresenta um custo inferior aos procedimentos realizados de forma presencial.

Inteligência artificial 

A inteligência artificial é amplamente empregada no setor da saúde, visto que apresenta inúmeras contribuições durante o diagnóstico dos pacientes.

Essa tecnologia pode ser encontrada nos equipamentos que automatizam diversos procedimentos, como o braços mecânicos e máquinas de ressonância magnética.

Assim, a inteligência artificial é uma tecnologia que pode acompanhar os pacientes em todas as estampas, as quais partem do atendimento e se estendem até o tratamento.

Medicina diagnóstica e farmacêutica

As healthtechs são empresas especializadas em desenvolver soluções para melhorar a eficiência dos exames diagnósticos, bem como apurar os possíveis resultados clínicos.

Essas empresas atuam na produção de tecnologias para pesquisas farmacêuticas, o que permite a descoberta de novos medicamentos.

Além disso, também são responsáveis por criar soluções voltadas ao e-commerce, haja vista que facilita o acesso aos produtos farmacêuticos por pacientes e instituições da saúde.

Gestão ágil 

As healthtechs também atuam no desenvolvimento de soluções voltadas à melhoria da gestão de clínicas e hospitais.

Nesse sentido, elas disponibilizam software e aplicações que aprimoram o gerenciamento de planos de saúde, liberação de exames, administração e regulação de leitos.

Telemedicina 

As healthtechs são responsáveis pelo desenvolvimento de plataformas que oferecem o serviço da telemedicina.

Nesse sentido, os pacientes podem realizar suas consultas de forma remota, o que proporciona praticidade e economia de tempo.

Dispositivos inteligentes e a Inteligência das coisas

Os dispositivos inteligentes e a inteligência das coisas são outras ferramentas disponibilizadas pelas healthtechs.

Nesse sentido, a inteligência das coisas, também conhecida como IoT, descreve o conjunto de objetos conectados à internet que conseguem reunir e transmitir dados.

No setor da saúde, os dispositivos inteligentes são responsáveis por automatizar processos, os quais apresentam uma base segura e eficaz. Eles podem ser sensores de monitoramento remoto de temperatura, respiradores conectados, biossensores usáveis e sensores ingeríveis.

Comunicação com pacientes 

As healthtechs são capazes de desenvolver soluções para melhorar a comunicação com os pacientes.

Com base nisso, os médicos conseguem conversar com os pacientes de forma retoma, através de teleconsultas, teleassistência e videoconferência.

Tipos de produtos Healthtech

As healthtech são capazes de desenvolver diversos produtos. Nesse sentido, utiliza como base a aplicação de conhecimentos e habilidades em forma de medicamentos, vacinas, dispositivos, procedimentos ou sistemas.

Logo abaixo, você encontra alguns tipos de produtos oferecidos pelas healthtechs:

  • vacinas
  • microcâmeras 
  • aparelhos para cirurgias virtuais ou robóticas 
  • impressão de órgãos em 3D
  • aplicativos de alimentação
  • aplicativos de saúde 
  • aplicativos de bem-estar 
  • e-commerces de medicamentos 
  • plataformas de teleconsultas e de telediagnósticos. 

Exemplos de Healthtechs

As Healthtechs podem ser empregadas em diversos setores da saúde, haja vista que fornece múltiplas ferramentas para auxiliar nas necessidades das empresas. Confira logo abaixo alguns exemplos de setores que essas empresas podem atuar.

Inteligência artificial 

Na contemporaneidade, a maioria dos sistemas de inteligência artificial empregado por clínicas e hospitais são desenvolvidos por uma healthtec.


A inteligência artificial, por ser uma tecnologia muito ampla, pode contar com a atuação de diversas healthtechs, as quais, em conjunto, podem trabalhar no desenvolvimento de novas funcionalidades e inovações.

Reconhecimento de sons

O sistema de reconhecimento de sons é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico e o tratamento de casos mais complexos. Isso é possível, pois essa tecnologia é especializada no reconhecimento de diferentes tipos de sons, permitindo diagnósticos mais precisos.


Essa funcionalidade é resultante dos investimentos em startups de saúde, as quais trabalham constantemente na busca por tecnologias mais eficazes para auxiliar na melhoria da qualidade de vida.

Exames por imagens

A realização de exames por imagens é uma constante na rotina de qualquer atendimento médico. Nesse sentido, a healthtech foi consideravelmente empregada para melhorar a qualidade de tais exames, o que permitiu que, atualmente, sejam realizados de forma mais elaborada.


As healthtechs foram essenciais no desenvolvimento de novas formas de exames, os quais se tornaram menos invasivos e mais precisos.  Assim, essas empresas, além de fornecer inovações, também atuam na atualização de procedimentos já existentes.

Triagem

A triagem também é um procedimento que faz parte da rotina dos hospitais. Nesse sentido, é preciso buscar ferramentas para tornar tal processo mais eficiente.

Assim, atualmente, diversos programas integrados são aplicados nas triagens, com o objetivo de facilitar o procedimento para os pacientes e para os profissionais da saúde.


A exemplo disso, tem-se a solução trIA, da NeutalMed, a qual, por meio da utilização da inteligência artificial, é utilizada nas triagens, priorizando os atendimentos pelo grau de criticidade.

Diagnóstico remoto 

Cada vez mais, os diagnósticos remotos estão se popularizando no Brasil. Essa tendência foi verificada, principalmente, durante a pandemia, haja vista que, pela necessidade do distanciamento social, foi preciso recorrer aos serviços online.


Nesse sentido, com as healthtechs, a condução desses procedimentos tornou-se mais fácil e mais eficaz.


Assim, os profissionais podem utilizar diversos sistemas e softwares para avaliar o paciente, o que permite alcançar um diagnóstico mais preciso.

Telemedicina 

Na atualidade, as plataformas digitais têm permitido a propagação da telemedicina. Nesse sentido, os atendimentos e os tratamentos remotos estão cada vez mais frequentes entre a população.


A healthtech faz parte desse processo, haja vista que fornece equipamentos tecnológicos para melhorar a qualidade e a abrangência da telemedicina.

É preciso manter a qualidade dos processos!

Confira o eBook 7 Ferramentas da Qualidade, que vão ajudar a sua empresa na melhoría continua dos processos!

Devido à alta concorrência do mercado hoje, sua empresa precisa ser excelente para se destacar no mercado. Neste Ebook, você aprenderá mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade.

Neste Ebook, você terá uma visão geral de como utilizar Fluxograma; Cartas de Controle; Diagrama de Ishikawa; Folha de Verificação; Histograma; Gráfico de Dispersão; Gráfico de Pareto. Além de opiniões/conceitos de diversos gurus da qualidade.

Baixe agora e aprenda mais sobre as 7 Ferramentas da Qualidade!

As 7 ferramentas da qualidade

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.