ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é HTTP?
Como funciona o HTTP?
O que pode ser controlado com o HTTP?
Quais as diferenças entre HTTP e HTTPS?
Essa é a trilha para o sucesso!

Quer dar mais visibilidade para o seu site? Conheça mais sobre o HTTP!

O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) é um protocolo que permite que os usuários de um site consigam navegar nele e consumir seu conteúdo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer dar mais visibilidade para o seu site? Conheça mais sobre o HTTP!

Nos dias de hoje, para que a maior parte dos negócios tenha sucesso é necessário que eles estejam presentes no mundo digital. Mas só isso não basta! É também preciso oferecer experiências cada vez melhores para os usuários e uma forma de fazer isso na internet é com o uso do Hypertext Transfer Protocol (HTTP).

Por mais que essa não seja uma ferramenta tão visível, o HTTP é o que permite que a comunicação entre um navegador e um servidor web, como o famoso World Wide Web (WWW), não seja corrompida e os consumidores tenham acesso às imagens, textos e tudo aquilo que compõe a página da web.

Sendo assim, se você acha que HTTP é apenas as primeiras letras que aparecem no link que você utiliza, é hora de conhecer mais sobre o assunto. Mas não se preocupe, aqui você encontrará mais sobre o tema através dos seguintes tópicos:

●     O que é HTTP?

●     Como funciona o HTTP?

●     O que pode ser controlado com o HTTP?

●     Quais as diferenças entre HTTP e HTTPS?

O que é HTTP?

Hypertext Transfer Protocol, ou em português Protocolo de Transferência de Hipertexto, é o nome por extenso de umas das siglas mais conhecidas da internet: o HTTP.

Ele consiste em um protocolo de transferência que permite que os usuários que acessam um site através de uma URL amigávelconsigam navegar nos seus conteúdos.

Ou seja, esse é o mecanismo por trás das páginas que possibilita que textos, imagens, vídeos, links dofollow e outras ferramentas possam ser acessadas.

Sendo assim, qualquer servidor usado para hospedar um site já está programado para se comunicar constantemente com as solicitações HTTP da seguinte maneira:

●     O usuário acessa a URL de um site;

●     Automaticamente é criada uma solicitação ao servidor HTTP;

●     Essa por sua vez é enviada ao endereço de IP da URL;

●     O processamento da solicitação permite que todos os elementos do site sejam acessados.

Apesar de elencarmos os passos resumidamente, o funcionamento do HTTP é um pouco mais robusto. Para entender melhor, confira a seguir!

Como funciona o HTTP?

Antes de mais nada é preciso saber que o HTTP funciona como um protocolo que se baseia em textos sem conexão. De maneira prática isso significa que as solicitações entre servidores e sites devem ser únicas e não automaticamente sequenciais.

Sendo assim, cada vez que você dá um comando será necessário que um protocolo de transferência seja enviado. Só assim, textos, vídeos, imagens e outros tipos de mídia serão exibidos.

Vamos a um exemplo prático? Quando você digita no URL (Uniform Resource Locators ou Localizador Uniforme de Recursos) do seu navegador voitto.com.br é feita a primeira interação entre os dois mecanismos. Nela será possível que a página inicial carregue todas as informações necessárias.

Após isso, caso decida conhecer mais sobre as formações, você precisará clicar nessa opção. Assim, um outro protocolo será transmitido e a nova página atualizará para o seu acesso.

Essa é a manifestação do protocolo HTTP para o usuário. No entanto, para essa execução ser feita é preciso:

●     A identificação da URL por meio da conexão entre o navegador e o endereço de IP que corresponde ao servidor escolhido;

●     Após essa verificação, a solicitação HTTP será enviada para a página a ser acessada;

●     O HTTP detecta se o link existe e se sim o exibe. Caso não seja encontrado, informa ao usuário através de uma mensagem de erro;

●     Após essa comprovação de usabilidade, o protocolo HTTP procura todos os elementos presentes na página e para cada um deles envia solicitações adicionais de processamento;

●     Em geral, todas essas as mensagens enviadas pelo protocolo através de uma interface, normalmente HTML;

●     Com a finalização do processo, a página será carregada para que o usuário consiga interagir com ela no servidor web.

Por essas características e modos operantes, para ter um resultado satisfatório com o uso do HTTP é preciso entender a fundo quais são as funcionalidades que podem ser controladas por ele. Por isso, não deixe de conferir o próximo tópico!

O que pode ser controlado com o HTTP?

Desde a criação da HTTP, os proprietários de sites e domínios na internet passaram a ter mais controle e funcionalidades. Isso acontece pois esse mecanismo de protocolo permite a interface com:

●     Cache: o HTTP permite a flexibilidade e autonomia na forma com que os documentos são cacheados. Ou seja, os protocolos podem instruir o uso de proxies e a forma de armazenamento pelos clientes;

●     Menos restrições na origem: para garantir mais segurança, os servidores e navegadores buscam a separação entre sites. Sendo assim, um documento passa a poder ser acessado apenas por páginas da web de mesma origem. Com o HTTP essa restrição pode ser flexibilidade e um mesmo documento tenha mais de uma fonte de domínio;

●     Autenticação: o HTTP permite a autenticação básica de algumas páginas da web, fazendo com que apenas usuários determinados consigam acessá-las;

●     Proxy e tunelamento: muitos usuários escondem seus verdadeiros endereços IP para a navegação na internet. Para contornar esse impasse, os protocolos HTTP possibilitam o uso de proxies para a identificação;

●     Sessões: o HTTP através do uso de cookies permite que uma página vincule requisições baseadas no estado do servidor. Assim, sessões podem ser criadas.

Agora que você entendeu mais a fundo sobre as funcionalidades que o HTTP pode controlar, é hora de entender a sua diferença para o HTTPS.

Quais as diferenças entre HTTP e HTTPS?

Como você já sabe, o HTTP é o recurso padrão que permite com que os servidores e os navegadores web se comuniquem. Por isso, ele é considerado um protocolo de camada de aplicação, uma das mais próximas interações com o usuário final.

Sendo assim, ele apresenta as seguintes características:

●     Normalmente atua de forma conjunta com outro protocolo de transferência: o TCP IP (Transmission Control Protocol) para que este faça a camada de transporte;

●     Se preocupa menos com a maneira como a informação é transmitida de um ponto para outro;

●     Pode ser invalidade ou alterado dado às trocas de informações e dados.

Dito isso, você já deve estar imaginando que para alguns sites a sua aplicação não baste. Afinal, é preciso de um meio mais seguro e por isso os HTTPS foram desenvolvidos.

Esse segundo tipo de protocolo de transferência de hipertexto tem funcionalidades muito parecidas. No entanto, é seguro e mais avançado em questões de proteção de dados.

E justamente por essa ser a maior diferença entre HTTP e HTTPS que as siglas se diferenciam apenas pela última letra, que significa “secure”, ou seja, “segurança” em inglês.

Por essas questões, alguns sites demandam a utilização dos HTTPS. Como por exemplo:

●     Empreendedorismo online em forma de e-commerces;

●     Plataformas com dados confidenciais;

●     Sites de bancos.

Dessa forma, todos os computadores e meios de acesso à internet permitem a interação entre cliente, servidor e páginas. No entanto, cabe a você analisar se o HTTP é um protocolo eficiente para o seu site. Caso seja preciso cada vez mais segurança, a melhor opção pode ser o HTTPS.

Essa é a trilha para o sucesso!

Os Cientistas de Dados têm caminhado para ótimas remunerações. Que tal ser um deles?


Por conseguirem prever tendências e comportamentos de mercado, os Cientistas de Dados têm sido tão valiosos quanto diamantes: com seu trabalho, eles possibilitam o desenvolvimento da melhor estratégia para as empresas.


Com a Formação em Dados da Voitto você tem acesso a 13 cursos + 2 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!


Com desconto de 88%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


É chegada a hora de investir em você e ainda receber alto por isso. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Dados da Voitto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.