ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é kudo cards?
Como funciona o kudo cards?
Qual a relação do kudo cards com a cultura do reconhecimento?
Dica de ouro!

O que são e como utilizar os Kudo Cards em benefício da sua empresa?

Conheça essa simples e poderosa ferramenta de gerenciamento e otimização de processos de interação entre uma equipe.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que são e como utilizar os Kudo Cards em benefício da sua empresa?

A busca por talentos hoje em dia é bastante intensa. Setores de RH montam estruturados para atrair profissionais de destaque. Para isso, é importante ter um ambiente de trabalho agradável e estimulante. É aí que entram os Kudo Cards.

Eles são uma ferramenta diretamente associada à cultura do reconhecimento, que contribuem para a valorização dos colaboradores, criando uma atmosfera positiva. Então, para te colocar a par do assunto, nesse artigo vamos ver:

  • O que é kudo cards?
  • Como funciona o kudo cards?
  • Qual a relação do kudo cards com a cultura do reconhecimento?

O que é kudo cards?

Os Kudo Cards são uma das ferramentas que têm origem na Gestão 3.0, e consistem em uma prática em que colegas de trabalho podem reconhecer comportamentos e atitudes positivas uns dos outros utilizando cartões.

Eles foram criados por Jurgen Appelo, um dos gurus do Management 3.0. Ele é um autor e mentor de empresas que desejam tomar ações concretas para implementar as metodologias ágeis em seus ambientes de trabalho.

A ideia dos Kudo Cards é elevar o nível de engajamento e motivação dos colaboradores. Em resumo, quando alguém da equipe toma uma atitude considerada positiva, seus colegas podem preencher um cartão ressaltando suas qualidades.

A mensagem também pode ser enviada de maneira anônima. Entretanto, é interessante que esses cartões sejam criativos, divertidos e coloridos, para gerar mais estímulo.

Os Kudo Cards têm esse nome porque, traduzindo o termo "Kudos" do inglês para o português, quer dizer uma admiração pública que alguém recebe por algum feito em particular ou em decorrência de sua posição na sociedade.

Ele envolve aspectos da psicologia positiva, uma abordagem relativamente nova dentro das ciências comportamentais, que basicamente traz foco a busca pela felicidade e outros sentimentos positivos, como a satisfação, otimismo, gentileza e bom-humor.

Essa teoria é baseada em alguns elementos que constituem o caminho para conquistar a plenitude. Podemos observar a influência disso nos princípios dos Kudo Cards principalmente quando reparamos em elementos como engajamento, relacionamento e realizações.

Conseguimos observar diversos pontos de convergência entre esses conceitos psicológicos e a ideia criada por Jurgen Appelo. Alguns sustentam que o autor se baseou diretamente na psicologia positiva para criar diversas ferramentas e jogos do Management 3.0.

Agora que já vimos como os kudo cards podem melhorar o ambiente da empresa, que tal baixar a nossa planilha de Pesquisa de Clima Organizacional. Com ela você será capaz de avaliar o grau de satisfação das pessoas que integram a organização.

Presente para você!

Saber o que os colaboradores pensam acerca de sua empresa é essencial para manter um clima de motivação, e por consequência, de produtividade no ambiente de trabalho.

Descobrir o quanto eles querem trabalhar, o quanto gostam do trabalho, entre outros, é necessário para se ter uma boa gestão de pessoas.

Por isso, criamos para você a Planilha Pesquisa de Clima Organizacional, onde você terá uma lista de perguntas necessárias para realizar essa pesquisa e ainda, ter um diagnóstico eficiente no final.

Clique agora no botão abaixo e faça o download!


planilha pesquisa de clima organizacional

Como funciona o kudo cards?

Para aplicar essa prática, primeiramente é necessária uma Kudo Box. É uma caixa onde os membros da equipe vão depositar os seus Kudo Cards. A caixa não precisa ser muito elaborada. Caixas simples já servem para o propósito que queremos. Entretanto, lembre-se que quanto mais criativo melhor.

O que importa é que a Kudo Box seja posicionada em um local de fácil acesso e que qualquer pessoa possa visualizar e depositar o Kudo Card. Bons exemplos são lugares próximos ao café ou água.

O segundo elemento que precisamos é dos Kudo Cards em si. Depois de imprimir eles, coloque também em um local de grande circulação e fácil acesso. Os cartões precisam ser.

Assim, quando uma pessoa toma alguma atitude digna de admiração, os colegas podem reconhecê-la por meio do Kudo Card. Encoraje os membros da equipe a escreverem mensagens elaboradas. O Kudo Card pode ser anônimo ou não. Isso depende de quem está escrevendo.

Também é interessante que você reforce os valores da cultura organizacional da empresa por meio da utilização dos Kudo Cards. Por exemplo: você pode pedir que o autor do Kudo Card indique qual valor da empresa foi identificado na ação que está sendo reconhecida. Após o preenchimento, depositamos o cartão na Kudo Box.

A próxima etapa é estabelecer uma frequência para abrir a caixa e ler os cartões. Você pode escolher mensalmente, quinzenalmente ou semanalmente, por exemplo. Essaé positiva, pois todos da equipe podem ver o que está sendo valorizado e o responsável, fortalecendo o sentimento de recompensa.

A leitura pode ser feita de várias maneiras diferentes. Você pode escolher somente uma pessoa para ler todos os Kudo Cards, cada um que está sendo reconhecido, o autor da mensagem ou mesmo distribuí-los aleatoriamente para os integrantes da equipe realizarem a leitura e entregá-los ao destinatário.

Uma vez recebido um Kudo Card, a pessoa escolhe o que vai fazer com ele. Temos algumas possibilidades interessantes: você pode criar um mural, ou reservar algum local, onde as pessoas possam colocar seus cartões recebidos.

Também podemos fazer isso individualmente, com um pequeno mural para cada integrante da equipe. Isso pode ser uma ótima motivação para os membros. Esse local é chamado de Kudo Wall.

Qual a relação do kudo cards com a cultura do reconhecimento?

A cultura do reconhecimento, em síntese, é um modelo de tratamento em que a empresa busca valorizar seus colaboradores da melhor forma possível. Ela consiste em tomar atitudes que recompensem os membros da equipe, em um contexto onde a disputa por talentos cresce a cada dia.

Muitas companhias pensam que o dinheiro é a única forma de incentivar as pessoas a trabalhar. É sim uma maneira importante, porém é apenas uma das motivações possíveis. A realização profissional, por exemplo, é outra poderosa ferramenta de estímulo psicológico.

Uma das coisas que a cultura do reconhecimento traz, e que os Kudo Cards reforçam, é a motivação intrínseca. A motivação intrínseca é aquela que move as pessoas a realizarem coisas pelo seu próprio interesse e não por estímulos externos.

E é justamente esse conceito que conecta os Kudo Cards e a cultura do reconhecimento. Diferentemente de coisas como bônus ou aumentos, os Kudo Cards procuram instigar a motivação intrínseca, que é mais duradoura, sustentável e normalmente de menor custo.

Pequenas coisas podem ser escritas nos cartões, desde a gentileza de servir um copo de café até conquistar novos clientes. Eles são recompensas que melhoram o clima organizacional, gerando uma sensação de gratidão e colaboração.

Uma coisa que é preciso estar atento quando se utiliza os Kudo Cards é não gerar o efeito contrário ao que se deseja: que, ao invés de estimular o trabalho colaborativo, eles acabam incentivando o individualismo. É preciso frisar que o trabalho em equipe funciona com colaborações individuais para o grupo.

 Dica de ouro!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gerenciamento De Projetos Na Pratica

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.