ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Linguagem Corporal?
Qual a importância da Linguagem Corporal?
Linguagem Corporal em Processos Seletivos!
Quais os tipos de Linguagem Corporal?
Desenvolva mais habilidades!

Entenda o que é Linguagem Corporal e como utilizá-la ao seu favor!

Neste artigo você irá entender o que é Linguagem Corporal, qual a sua importância na nossa comunicação e ainda, quais os tipos existentes!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Entenda o que é Linguagem Corporal e como utilizá-la ao seu favor!

Você já se perguntou o que é Linguagem Corporal, ou melhor, já parou para pensar sobre como o seu corpo se expressa enquanto você fala?

Pois é, temos o costume de achar que somos interpretados apenas pelo o que falamos verbalmente, mas esquecemos que a expressão corporal também fala.

Interessante, não é mesmo?

Se você tem interesse em saber mais sobre Linguagem Corporal, continue a leitura a seguir que iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

  • O que é Linguagem Corporal?
  • Qual a importância da Linguagem Corporal? 
  • Linguagem Corporal em Processos Seletivos 
  • Quais os tipos de Linguagem Corporal?
  • Dica de Ouro!

O que é Linguagem Corporal?

É possível afirmar que a Linguagem Corporal é uma forma de comunicação não verbal, que o nosso corpo promove para se comunicar. Interessante, não é mesmo?

Além disso, a Linguagem Corporal é caracterizada por incluir gestos, olhares, posturas, expressões faciais, etc. Que, dependendo da intensidade e continuidade dizem muito a respeito da mensagem que você quer passar.

Logo, a Linguagem Corporal é uma forma de promover um diálogo sem palavras.

Todavia, na maioria das vezes as expressões corporais são acompanhadas por palavras que dão um tom ainda mais forte ao que você está querendo dizer.

Dessa forma, a intensidade e o autocontrole da Linguagem Corporal também é uma questão que deve ser observada. Isso porque, podemos nos expressar de mais ou de menos através dela.

Isso porque a comunicação corporal pode ser sua aliada ou não. Por exemplo, se você está em uma apresentação a mesma pode te ajudar a reforçar o seu discurso, ou pode te prejudicar se não usada corretamente.

Como assim, se não for usada corretamente, você deve estar se perguntando?

Imagine só, você está em uma apresentação para investidores da sua empresa e quer passar a sensação de tranquilidade e confiança para eles. Mas durante toda a apresentação o seu corpo se mostra tenso e as suas mãos pressionadas uma contra a outra.

O que você acha que sobressai? A sua intenção de parecer calmo ou as suas expressões corporais?

Da mesma forma, a expressão corporal pode ser sua aliada. Isso porque se você está realmente se sentindo segura e confiante, seus gestos, olhares e posturas demonstraram isso ao seu favor.

Diante disso, é possível afirmar que a Linguagem Corporal é uma expressão inconsciente do nosso corpo e por esse motivo é tão verdadeiro.

Como consequência disso, a Linguagem corporal é utilizada até mesmo para investigação criminal, uma vez que através de gestos ou expressões você pode revelar alguma mentira que está escondendo e, ainda, contrariando o que a sua fala diz.

Muito interessante não é mesmo? Então antes de passar pro próximo tópico se liga na surpresa que preparamos para você!

o que é linguagem corporal

Qual a importância da Linguagem Corporal?

O que torna a linguagem corporal um fator tão importante é promover o entendimento da natureza humana.

Isso porque o sistema límbico do cérebro é responsável por garantir as respostas mais primitivas ao corpo, o que promove a expressão corporal.

Pautado nisso, especialistas afirmam que 65% da nossa comunicação é feita através da Linguagem Corporal. E que, portanto, é necessário estar atento à forma como você se expressa, tanto verbalmente, quanto corporalmente.

Como está a sua inteligência emocional?

Calma, nós te ajudamos!

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Linguagem Corporal em Processos Seletivos! 

Se você ainda não participou de um Processo Seletivo, certamente vai passar por esse momento que assusta a todos! Mas fique tranquilo, existem dicas valiosas para você arrasar em sua entrevista. Fique de olho!

O processo seletivo serve para colocar a pessoa certa, na vaga certa, logo não perca nenhuma oportunidade pela falta de conhecimento na Linguagem Corporal.

Mantenha os olhos em contato com o entrevistador e demonstre entusiasmo, use palavras fortes e tenha uma comunicação coesa e fluida.

Quais os tipos de Linguagem Corporal?

Que o nosso corpo fala você já entendeu, mas você sabe o que cada um desses sinais pode indicar?

Caso a resposta tenha sido não, continue a leitura a seguir e entenda quais são os principais sinais que seu corpo transmite!

O olhar 

O olhar é um mecanismo muito importante na nossa comunicação, com certeza você já deve ter notado isso. Mas você já parou para pensar o que significa quando alguém tem o impulso de desviar o olhar de você ou quando alguém não olha nos seus olhos enquanto conversa?

Sendo assim, de acordo com estudos é possível afirmar que quando uma pessoa tem dificuldade de manter o olhar atento a uma conversa ou a uma apresentação, pode significar que ela está confusa, nervosa ou tímida com o que está fazendo.

Sendo assim, é muito legal saber disso pois assim poderemos ser mais empáticos e compreensivos com as pessoas à nossa volta, que por mais que não se expressem verbalmente, estão buscando através dos instintos primitivos, demonstrar algo.

As mãos

Mexer demais as mãos ou os braços também pode ser uma forma de expressão corporal. Você sabia?

Isso porque a inquietação das mãos, ou até mesmo dos pés, pode representar nervosismo e ansiedade. O que pode aliviar o nervosismo de quem fala, mas do outro lado pode causar uma sensação de estranhamento.

Sendo assim, a dica é não mexer a mão excessivamente para não chamar demais a atenção, mas busque utilizar suas mãos para te auxiliar na comunicação. Como se estivesse gesticulando.

Todavia, não gesticule demasiadamente, porque essa atitude também demonstra nervosismo e ansiedade.

Da mesma forma, restringir o movimento das mãos pode ser prejudicial para o seu discurso, uma vez que pode demonstrar uma sensação de insegurança.

Além disso, entenda que embora muitas vezes esses sinais passam despercebidos, conhecer seus comportamentos é muito importante para o seu desenvolvimento tanto pessoal, quanto profissional.

Braços cruzados

Outro sinal muito comum da Linguagem Corporal são os braços cruzados. Isso porque eles oferecem para a pessoa que está se comunicando uma sensação de conforto.

Por exemplo, se você está numa situação constrangedora, o ato de cruzar os braços trará para você a sensação de segurança.

Interessante, não é mesmo?

Testas franzidas 

Por fim, mas não menos comum, temos outro uso da expressão corporal, que é o franzir de testa.

De acordo com especialistas, essa ação demonstra tensão, dúvida ou nervosismo. O que não é nada positivo para se deixar transparecer em uma reunião ou em uma conversa, não é mesmo?

Desenvolva mais habilidades!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Esperamos que esse artigo seja de utilidade prática! Se gostou compartilhe com um amigo que precisa de ajuda na Linguagem Corporal. Te vejo nos próximos artigos!

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Storytelling, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Storytelling

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.