CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é o Market Share?
Qual a relevância do Market Share?
Como calcular o Market Share?
Como aumentar o Market Share?
Exemplos de Market Share
3 Dicas para aplicar o conceito de Market Share!
Alavanque suas estratégias de marketing e vendas!

Entenda o que é Market Share e confira 3 dicas para aplicá-lo em seu negócio!

Você sabe como a relevância do seu negócio no mercado pode ser determinante para o sucesso do mesmo? Aprenda a calcular isso com o Market Share!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Entenda o que é Market Share e confira 3 dicas para aplicá-lo em seu negócio!

Market Share, ou participação de mercado em português, é a porcentagem que uma empresa detém no mercado em relação ao total de vendas ou receita gerada em um determinado setor ou indústria.

O Market Share é uma métrica que permite avaliar a posição de uma empresa em relação aos seus concorrentes diretos.

Em um mundo onde a competitividade e a variedade são características evidentes do mundo corporativo, entender como a sua empresa pode ser influente e qual é sua fatia no mercado é essencial! E é disso que se trata o Market Share.

Dessa forma, o posicionamento e comportamento que uma empresa possui no seu respectivo mercado é uma métrica de extrema importância para medir o desempenho da mesma e implementar ações para potencializar os resultados.

Quer saber mais sobre como esse conceito funciona na prática? Continue a leitura, pois, te contaremos tudo sobre os seguintes tópicos:

  • O que é o Market Share? 
  • Qual a relevância do Market Share? 
  • Como calcular o Market Share? 
  • Como aumentar o Market Share?
  • Exemplos de Market Share;
  • 3 Dicas para aplicar o conceito de Market Share!

Vamos lá?

O que é o Market Share? 

O Market Share pode ser traduzido para o português como participação no mercado e consiste na quantificação do quanto influente uma empresa é no seu segmento de mercado, ou seja, qual é o seu posicionamento no mesmo.

Dessa forma, esse indicador é muito importante e pode ser explorado em diversas áreas do nicho, como por exemplo no volume de vendas, nas pesquisas de mercado e ainda, no valor de mercado da empresa.

Mas, você sabe porque é importante ter consciência desse indicador para sua empresa? Esse é o assunto do próximo tópico, confira!

Qual a relevância do Market Share? 

Por que é importante analisar o mercado e como seus concorrentes estão se comportando no mesmo? Se você pensou no aumento da possibilidade de ter mais destaque no mercado, essa é uma das vantagens do market Share!

Isso porque, é possível explorar quais são os gaps dos concorrentes que estão no mesmo nicho para implementar melhorias no seu produto ou serviço, e assim, aumentar as vendas e a conversão de leads, fidelizando novos clientes.

Agora que você já sabe o que é o market share e qual é a sua relevância, chegou o momento de entender como podemos calcular esse indicador, por isso, não deixe de conferir o próximo tópico!

Como calcular o Market Share? 

O cálculo do market share é dado através de uma porcentagem, onde um segmento específico é dividido pelo valor absoluto do nicho em que ele está inserido, logo, ele resultará em um Market Share relativo, que pode ser sob várias perspectivas, tais como:

Valor de mercado

Para calcular o market share do valor de mercado de uma empresa, basta conhecer qual é a receita total da empresa que se deseja saber o posicionamento e selecionar as principais empresas concorrentes.

Assim, se a empresa A tem valor de mercado de 10 unidades de valor e as principais concorrentes B, C, D e E tem valor de mercado conjunto 100 unidades de valor, o market share de A será de 10%.

Muito simples, não é mesmo? Nesse indicador, vale ressaltar que nem todas as empresas têm o valor de mercado explícito, então, esse cálculo pode ser feito com base em estimativas.

Volume de vendas

Assim como visto anteriormente, esse Market Share será dado pelo volume de vendas específico da empresa dividido pelo volume total da soma das principais concorrentes.

Nesse caso, estimativas também poderão ser feitas caso não seja possível saber qual é o valor exato do volume de vendas dos concorrentes, visto que, essa informação é acessível apenas em empresas de capital aberto.

Pesquisa de mercado

O cálculo dessa Market Share é muito interessante para entender qual é o comportamento do público alvo do seu produto. Além disso, as informações para esse cálculo podem ser encontradas em dados demográficos, como o IBGE.

Otimize sua pesquisa de mercado com nossa Planilha Gratuita!

Descubra o seu mercado com precisão!

Baixe agora a nossa planilha gratuita para Pesquisa de Mercado e tenha insights valiosos para impulsionar o seu negócio!

Transforme dados em vantagem competitiva e leve o seu negócio ao sucesso! Não perca tempo! Clique no banner abaixo e faça download da planilha para pesquisa de mercado.

Banner da Planilha "Pesquisa de Mercado".

Como aumentar o Market Share?

Aumentar o market share é um objetivo importante para muitas empresas, pois significa conquistar uma maior fatia de mercado em relação aos concorrentes.

Abaixo vamos conhecer algumas estratégias que podem ajudar a aumentar o market share:

Inove seus produtos ou serviços

Desenvolva e ofereça produtos ou serviços inovadores que se destaquem no mercado e atendam às necessidades dos clientes de forma superior.

Fortaleça sua marca

Invista em branding e marketing para fortalecer a imagem e reputação da sua marca. Construa uma identidade sólida e diferenciada que atraia os consumidores e os fidelize.

Melhore a experiência do cliente

Foque em oferecer uma experiência excepcional aos clientes, desde o atendimento até a entrega do produto ou serviço. Invista em treinamento de equipe, suporte pós-venda e agilidade no processo de compra.

Expanda sua presença geográfica

Considere expandir para novos mercados ou regiões geográficas, identificando oportunidades de crescimento e adaptando sua estratégia de acordo com as características locais.

Aprimore a qualidade

Busque constantemente melhorar a qualidade dos seus produtos ou serviços, garantindo que eles atendam ou superem as expectativas dos clientes.

Ofereça preços competitivos

Analise o mercado e ajuste seus preços de forma estratégica para atrair mais clientes. Considere a possibilidade de oferecer promoções, descontos ou pacotes especiais.

Fortaleça seus canais de distribuição

Estabeleça parcerias estratégicas, expanda sua rede de distribuição e garanta uma presença efetiva nos pontos de venda ou canais online.

Invista em marketing e publicidade

Desenvolva campanhas de marketing eficazes que promovam seus produtos ou serviços, aumentem a visibilidade da sua marca e atraiam novos clientes.


Lembre-se de que aumentar o market share é um processo contínuo e requer uma abordagem estratégica. É importante monitorar constantemente seus resultados, ajustar sua estratégia conforme necessário e adaptar-se às mudanças do mercado.

Exemplos de Market Share  

Smartphones

Analisando o mercado mundial dos smartphones, encontramos dados de market share das seguintes marcas: Samsung com 20,8%, Apple com 15,2% e Xiaomi com 13,4% de vendas no nicho.

Automóveis 

Já no nicho automotivo brasileiro, as marcas que vem tendo maior destaque quanto ao seu market share são a Fiat com 38,4% que é seguida pela Volkswagen que tem 14,1% de vendas dentro desse mercado.

Bebidas alcoólicas  

No mercado de vendas de bebidas alcoólicas, temos a Ambev que representa aproximadamente 60% das vendas deste nicho, caracterizando uma empresa muito influente nesse meio.


Agora ficou bem claro como é o Market Share na prática, não é mesmo? Então, para colocar isso ainda mais em efetividade, confira o próximo tópico que dá dicas para isso!

3 Dicas para aplicar o conceito de Market Share!

Aqui estão três dicas para aplicar o conceito de Market Share de forma eficaz:

1.Conheça seu público alvo 

Não é segredo para ninguém que o público alvo é o principal foco de uma empresa que oferece algum produto ou serviço, visto que o objetivo é sanar alguma necessidade do mesmo com o que é oferecido.

Diante disso, quando a métrica do market share é definida é essencial que o público alvo esteja bem determinado. Além disso, ter uma persona para o seu negócio é uma estratégia muito interessante e determinante.

2.Defina metas realistas 

As metas são importantes norteadoras de quais ações devem ser feitas para alcançar os objetivos que a empresa almeja. Diante disso, ser realista quanto às mesmas é muito importante para não gerar frustrações.

Além disso, o market share é um indicador muito interessante para se basear na determinação de metas, visto que, ele indica uma estimativa de como a empresa está no mercado e pode servir para projeções futuras também.

3.Analise os indicadores estrategicamente 

Que as métricas são muito interessantes para uma empresa, isso é fato. Mas, de nada adianta se elas não forem analisadas de forma estratégica e realmente levadas em consideração para nortear as ações.

Assim, não deixe de incluir o market share na análise estratégica da sua empresa para nortear ações que vão levá-la ao posicionamento de mercado esperado!


Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro das informações mais relevantes.

E não acaba por aqui, confira a super dica que separamos para você no próximo tópico!

Alavanque suas estratégias de marketing e vendas!

Adquira agora o nosso Kit de Marketing e Vendas e tenha todas as ferramentas necessárias para impulsionar o crescimento do seu negócio.

Neste kit, você encontrará planilhas, ebooks, guias e dicas práticas para melhorar a eficiência das suas ações de marketing, aumentar a geração de leads e melhorar a conversão em vendas.

Não deixe essa oportunidade passar! Clique no banner abaixo e garanta o seu Kit de Marketing e Vendas.

Banner do Kit de Planilhas Marketing e Vendas.

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Avaliacao De Segmentacao De Mercado

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.