ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o mundo BANI?
Mundo VUCA vs Mundo BANI
Como se adaptar ao Mundo BANI nos negócios?

Como o mundo BANI pode impactar e reformular o nosso conceito de mundo?

Compreenda como entramos no mundo BANI, o que ele realmente significa e quando iremos sair desse modelo para uma nova concepção de mundo.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Como o mundo BANI pode impactar e reformular o nosso conceito de mundo?

Você sabe o que é o mundo BANI? Não, ele não é uma expressão advinda do verbo “BANIR” e muito menos de ser banido do antigo contexto social, como fomos forçados na pandemia.

O conceito de mundo BANI é entendido como a era do caos, mas aqui iremos te contar o porquê. Basta ler cada um dos nossos tópicos:

  • O que é o mundo BANI? 
  • Mundo VUCA vs Mundo BANI; 
  • Como se adaptar ao  Mundo BANI nos negócios? 

O que é o mundo BANI? 

O mundo BANI é a expressão abreviada de um mundo em que exista fragilidade (B – Brittleness); Ansiedade (A – Anxiety); Não linearidade (N – Nonlinearity); Incompreensibilidade (I – Incomprehensibility).

Ele é, resumidamente, o mundo do caos, ou seja, o nosso mundo nesse exato momento. Mas não se desespere, explicaremos o contexto de inserção de cada letra dessa na expressão BANI.

Sob esse viés, com a aparição de um vírus, nós aprendemos como o mundo é frágil e isso perpassa por vários acontecimentos, como o encalhamento de um navio em um canal importante.

Assim, nenhum emprego está garantido, não temos estabilidade em nossas carreiras e as transições delas se tornam frequentes.

Além disso, temos que lidar com a ansiedade, após percebermos a quebra do que antes entendiamos como verdades incontestáveis.

Também notamos a não linearidade de um mundo onde uma pequena ação pode gerar consequências catastróficas, como já explicado na própria Teoria do Caos, pelo matemático Edward Lorenz:

“O bater das asas de uma borboleta no Japão pode causar um tufão nos Estados Unidos” 


E por fim, mas não menos importante, chegamos a era da incompreensão sobre como viemos parar aqui, nesse estado do mundo ao qual não sabemos como e quando iremos sair.

Mundo VUCA vs Mundo BANI

O Mundo VUCA é um acrônimo na língua inglesa para Volatilidade; Incerteza; Complexidade e Ambiguidade. Simplificadamente, o mundo em que vivíamos antes do Mundo BANI.

Porém, essa transição entre mundos foi marcada pelo Mundo MUVUCA, cujas letras M e U remetem a significatividade ( M - meaningful)  e a ( U - universalidade).

Nesse sentido, chegamos ao Mundo BANI, frágil, ansioso, não linear e incompreensível.

Se nos propormos a uma análise, mesmo que básica, percebemos que a ansiedade vivida no último mundo citado, o BANI, pode ser o resultado da incerteza sentida no VUCA.

Já a Volatilidade (VUCA) tem muitas características próximas à não linearidade (BANI), justamente porque um mundo em constante movimento e imprevisível tende a não ser sequencial.

Desse modo, a fragilidade presente no BANI cria uma ponte entre esse contexto volátil e não linear apresentado acima.

Podemos concordar também que, quanto mais complexo (VUCA) algo é, mais tempo levamos para compreendê-lo e, mesmo que nos esforcemos, às vezes não o compreendemos como queríamos (BANI).

Assim, a ambiguidade do VUCA pode abrir portas para inúmeras compreensões e complexibilidades, que juntas, podem levar à incompreensão por excesso de informação, como visto no BANI.

Como se adaptar ao Mundo BANI nos negócios? 

Que o BANI é composto por  fragilidade, ansiedade, não linearidade e incompreensibilidade você já sabe. Mas como vencer cada uma dessas características dentro do seu negócio?

  • A fragilidade pode ser vencida com adaptação, resiliência e capacitação;
  • A ansiedade pode ser vencida com planejamento;
  • A não linearidade pode ser vencida com precaução e análise;
  • Incompreensibilidade pode ser vencida com transparência e informação específica; 

Então não fique de fora de nenhum dos nossos conteúdos, pois aqui fornecemos informações específicas e direcionadas ao mundo empreendedor.

Para ficar por dentro das maiores novidades, dicas, e receber materiais gratuitos diretamente no seu celular, se mantendo sempre atualizado, participe agora do nosso canal do telegram!

Não perca tempo e se inscreva, clicando na imagem abaixo!

Canal do telegram

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.