ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é a neurolinguística?
Como surgiu a Programação Neurolinguística?
5 técnicas de PNL para aplicar no dia a dia
Se liga nessa dica de ouro!

Como aplicar a Programação Neurolinguística? Confira as 5 principais técnicas!

Entenda como você já utiliza a neurolinguística no seu dia a dia, e como suas técnicas podem potencializar seus resultados.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Como aplicar a Programação Neurolinguística? Confira as 5 principais técnicas!

O cérebro humano é muito complexo e contém diversas informações que formam quem somos e determinam nossas ações, emoções, personalidade e tudo que compõe um indivíduo.Diante disso, a neurolinguística é responsável por analisar a linguagem do mesmo.

Além disso, o bem estar do nosso cérebro é essencial para nossa qualidade de vida, tanto física quanto psicologicamente.

Mas, você parou pra pensar como seria se o nosso cérebro tivesse um manual do usuário em que fosse possível entender e programar todas nossas ações?

Então, não precisa mais apenas só imaginar, visto que, a neurolinguística é o mais próximo desse manual que temos, atualmente. Ficou curioso pra saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura, pois conversaremos sobre:

  •  O que é a neurolinguística?
  • Como surgiu a Programação Neurolinguística?
  • 5 técnicas de PNL para aplicar no dia a dia

Vamos lá!

O que é a neurolinguística?

De forma direta ao ponto, a neurolinguística se refere ao estudo da elaboração cerebral da linguagem. Ou seja, como o nosso cérebro compreende, analisa e se comunica através da linguagem.

Tal, começou a ser pesquisada no século XIX, pelo francês Paul Broca e o alemão Carl Wernicke, e tinha como objetivo inicial estudar um distúrbio de linguagem causado por um acidente vascular cerebral, a afasia.

Com o passar do tempo, os estudos da relação do cérebro com a linguagem deixaram de se restringir apenas a distúrbios. Atualmente, a neurolinguística abrange todas as relações entre conexões neurais e linguagem.

Muito interessante, certo? Continue a leitura e descubra como a programação neurolinguística surgiu dessa ciência!

Não é segredo pra ninguém a importância do controle interno dentro de organizações. O Controle de Documentos então, nem se fala!

Ele é essencial para manter a organização eficiente e segura dos processos e dos colaboradores.

Para facilitar a sua vida, produzimos uma planilha gratuita de Controle de Documentos! Nela você conseguirá registrar desde datas de vencimento até gerar gráficos dos documentos revisados. incrível, né?

Para ter acesso é só clicar no botão e baixar. Não perde tempo!

Planilha Controle de Documentos

Como surgiu a Programação Neurolinguística?

Em 1970, na Universidade de Santa Cruz da Califórnia, EUA,  o professor de linguística John Grinder e o estudante Richard Bandler criaram o conceito de programação neurolinguística (PNL).

A PNL é a ciência que estuda os padrões de comportamento humano e seus processos da linguagem,  de modo que fosse possível conhecer a estrutura da mente humana para colocar em prática o que foi observado.

Na programação neurolinguística, os estudos são utilizados como ferramentas de comportamento e desenvolvimento por meio da reprogramação verbal e não verbal do nosso cérebro.

Para chegar a esse ponto, John e Richard estudaram como se comportam as pessoas inteligentes acima da média. Tais que, apresentaram semelhanças nos resultados e foi visto como uma oportunidade de implementação de um método para acelerar a aprendizagem.

Nesse sentido, foi possível elaborar um conjunto de técnicas que funcionaram como padrões da neurolinguística. Desde então, os estudos da PNL são amplamente pesquisados e ela está muito presente no nosso cotidiano.

Se você já pensou em fazer uma coisa nova e uma voz de dentro de você te disse “que é melhor não tentar, pois não irá dar certo”, saiba que a neurolinguística tem ferramentas para reverter essas crenças limitadoras.

Além disso, ela é amplamente utilizada nas mais diversas áreas da vida tanto pessoal como profissionalmente. Para exemplificar, podemos citar: salas de aula, negociação de vendas, exercício de profissões, entre outros.

Essa teoria é muito interessante, não é mesmo? Mas, e a prática? Para saber mais, não deixe de conferir o próximo tópico.

5 técnicas de PNL para aplicar no dia a dia

As técnicas de Programação Neurolinguística consistem em padrões que foram observados anteriormente e alcançaram melhores resultados de desempenho em diversas situações. Confira a seguir, algumas delas:

1.   Rapport

Essa técnica tem o objetivo de criar uma relação de confiança com as outras pessoas, criando um sentimento de harmonia e cooperação. O Rapport é muito utilizado em vendas e como técnica de negociação.

Ela consiste no espelhamento de movimentos quando se aproxima de alguém. Assim, é possível criar uma melhor compreensão da linguagem do outro através do seu tom de voz ou ritmo de respiração.

2.   Calibração

Já a Calibração consiste na compreensão do outro através de uma percepção imparcial. Ou seja, entender as expressões do outro sem levar em conta o seu julgamento próprio, mas sim, compreender os motivos daquela pessoa.

Isso pode ser observado nos gestos do outro. Por exemplo, no erguimento de uma sobrancelha, na expressão facial, no sorriso, entre outros. Com a calibração, o objetivo é ser capaz de entender tais sinais sem julgar.

3.   Sistemas de pensamentos

O sistema de pensamentos serve para explorar os cinco sentidos humanos: olfato, audição, visão, tato e paladar.

Partindo da expressão dos mesmos, busca-se analisar suas reações e compreender sua linguagem, até ser capaz de identificar qual é o sistema de pensamento em questão.

4.   Fogging

Essa técnica consiste na amenização de conflitos visando evitar maiores. Dessa maneira, sugere-se que respostas amenizadoras sejam dadas a perguntas agressivas, para esquivar de maiores problemas.

O Fogging pode ser muito útil em situações de discussões e desentendimentos, garantindo que os resultados sejam os menos desagradáveis possíveis.

5.   Swish

Já o Swish consiste no livramento de pensamentos limitadores ou indesejados. Se você já se propôs a fazer algo novo e uma voz interna te desmotivou a tentar, essa técnica serve pra te ajudar a reverter isso!

O primeiro passo é identificar a causa dos pensamentos ruins e os principais motivadores para o mesmo. Após isso, é necessário buscar algo bom para focar e voltar ao estado de bem-estar, após determinada situação desagradável.

Diante disso, você já tem todas as informações necessárias para começar a colocar em prática a neurolinguística e alavancar ainda mais seus resultados.

Além disso, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto, para sempre estar agregando ainda mais seus conhecimentos.

Se liga nessa dica de ouro! 


A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Documentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.