O que é Newsletter?
Por que investir em uma boa Newsletter!
Tipos de Newsletter
Como criar um Newsletter?
Essa é a trilha para o sucesso!

Aprenda em 4 passos como criar uma Newsletter de destaque para o seu negócio!

Quer oferecer conteúdos de qualidade de uma forma dinâmica para engajar seus leads? Conheça a Newsletter e aprenda isso e muito mais!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda em 4 passos como criar uma Newsletter de destaque para o seu negócio!

Como fazer com que o seu conteúdo chegue na pessoa certa no momento certo? Esse é o questionamento de milhares de negócios que almejam o sucesso. E para auxiliar no alcance disso, existe uma ferramenta muito simples e eficaz: a Newsletter.

Tal, trata-se de uma das principais estratégias de e-mail marketing em que o engajamento do público alvo leva a nutrição de leads e consequentemente, a fidelização de clientes.

Diante disso, quer aprender mais sobre as funcionalidades da Newsletter? Para isso, não deixe de acompanhar os tópicos desse artigo, em que os assuntos listados abaixo serão abordados com mais detalhes.

  •  O que é Newsletter?
  • Por que investir em um bom Newsletter
  • Tipos de Newsletter
  • Como criar um Newsletter?
  • Essa é a trilha para o sucesso!

Vamos à leitura?

O que é Newsletter?

A palavra Newsletter pode ser traduzida como “boletim de notícias” e como o próprio nome já indica, ela é uma ferramenta que visa informar um público alvo das novidades com uma determinada periodicidade.

Dessa forma, são enviados e-mails de marketing personalizados com o nome do destinatário, para criar uma proximidade entre ele e a marca, além de uma linguagem atrativa focada na persona ao longo do corpo do texto.

Diante disso, através do uso dessa estratégia de comunicação é possível enviar conteúdos diversificados de forma personalizada para seu público, além de poder definir a frequência ideal para qualificar seus leads.

Uma característica interessante desse tipo de boletim informativo é que geralmente a pessoa interessada em recebê-lo deve realizar um cadastro do seu e-mail mais usado, o que respeita às políticas de privacidade e aumenta as chances de conversão do público interessado para clientes.

Assim, o objetivo de uma boa Newsletter é agregar valor para seus assinantes, através de conteúdos de qualidade que estejam alinhados com os interesses dos seus leads e o propósito da sua empresa.

Mas, por que você deveria investir nesse tipo de estratégia para a sua marca? No próximo tópico, confira os principais motivos que vão te convencer a criar a sua Newsletter o quanto antes!

Por que investir em uma boa Newsletter!

Agora que você já sabe que a Newsletter é uma ferramenta para estabelecimento de comunicação entre sua marca e seus clientes, entender outras evidências de eficiência da sua aplicação vai te ajudar na tomada de decisão do seu uso.

Por isso, confira os principais motivos para investir nele:

Melhoria no relacionamento com clientes

Estabelecer um relacionamento com seus clientes é fundamental para proporcionar a melhor experiência possível para eles. Por isso, além do estabelecimento dessa relação, a Newsletter contribui para a aproximação entre as partes envolvidas.

Dessa forma, a empresa pode contribuir positivamente com o público através de conteúdos informativos, receber feedbacks de melhorias de forma simplificada e assim, conseguir ser reconhecida e fidelizada pelos seus clientes.

Aumento das chances de conversão de leads

Os leads são as pessoas que têm grande potencial de tomar a decisão de compra e se tornarem clientes de uma marca. Por isso, a nutrição de leads é uma etapa muito importante para gerar vendas e garantir a satisfação do seu público.

Por isso, através da Newsletter é possível nutrir leads de todas as etapas do funil de vendas, visto que os conteúdos podem ser personalizados e assim, aumentar as chances de conversões para clientes.

Redução de gastos

O custo benefício da implementação de uma Newsletter é muito bom, visto que não precisa de pagamento de taxas de abertura ,se mostra eficiente na entrega de conteúdos ao público delimitado e ainda, o custo de sua manutenção é muito baixo.

Além disso, essa estratégia proporciona uma otimização do processo de vendas, que pode ser personalizada de modo versátil através do boletim de notícias, como: oferta de cupons, promoções exclusivas, prêmios por indicação de outras pessoas,  etc.

Estratégia de grande eficiência

As Newsletters oferecem diversas possibilidades de criação de conteúdos inovadores e agregadores para seus clientes, o que é muito importante para atribuir valor ao nome da sua empresa.

Além disso, é possível segmentar as estratégias de marketing digital para promover cada vez mais um aumento da eficiência nesse processo de nutrição.

Depois de conhecer esses motivos, fica muito mais fácil escolher sobre a implementação dessa ferramenta, certo? Mas, não acaba por aqui! No próximo tópico, conheça os principais tipos de Newsletter!

Tipos de Newsletter

Como já citado anteriormente, a Newsletter pode abranger vários tipos de conteúdo. Por isso, listamos os principais, confira:

1. Resumo de Blog

Se sua empresa tem um Blog, a Newsletter vai ser uma ferramenta muito útil para manter seu público atualizado das principais publicações, através do compartilhamento de um resumo dos principais conteúdos.

Dessa forma, você pode enviar uma Newsletter para seus leitores sobre: quais são os principais artigos em alta, notícias atualizadas do que está acontecendo no mundo, conteúdos relacionados a jornada de compras, direcionamento para posts de outras redes sociais, etc.

2. Assuntos personalizados

Uma das grandes vantagens da utilização de uma Newsletter é sua capacidade de adaptação dos conteúdos.

Dessa forma, é possível personalizar diferentes assuntos de e-mail para públicos distintos de forma segmentada, o que é muito importante para que sua marcase destaque na caixa de entrada do e-maildos seus clientes.

3. Feedbacks de clientes

A opinião dos seus clientes sobre a experiência com seus produtos ou serviços pode ser usada como uma importante ferramenta de implementação de melhorias e marketing para seu conteúdo.

Por isso, usar a Newsletter para compartilhar esses feedbacks dos seus clientes podem ser usados para incentivar que outros clientes também compartilhem suas percepções e ainda, promover sua marca.

Para finalizar com chave de ouro, não deixe de conferir nossas dicas para criar uma Newsletter de sucesso para o seu negócio!

Como criar um Newsletter?

Uma boa Newsletter vai além de apenas enviar um bom conteúdo para uma lista de contatos selecionados. Por isso, é necessário se diferenciar e para isso confira nossas dicas listadas abaixo.

1. Defina objetivos e metas para sua Newsletter

Qual o propósito do seu boletim de notícias? Qual o público-alvo que seu Newsletter pretende atingir? Quais as metas relacionadas ao desempenho dessa ferramenta de comunicação?

Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas dentro da estratégia da implementação da Newsletter. Assim, será possível monitorar o desempenho dessa aplicação e implementar melhorias contínuas.

2. Preze por conteúdos de qualidade

Um dos fatores que transformam seu público alvo em seu cliente é o valor que sua marca agrega a ele. Por isso, apresentar um conteúdo relevante, autêntico e agregador através da sua Newsletter é essencial para que sua marca seja reconhecida. 

3. Escolha uma boa plataforma de e-mail marketing

Existem diversas plataformas de e-mail marketing que podem ser usadas para a propagação da sua Newsletter, tais como:

Mailchimp;

Constant Contact;

Drip;

Entre outras.

Dessa forma, escolher a que melhor atende às necessidades da sua empresa é um passo importante para viabilizar a criação de um Newsletter de sucesso.

4. Proporcione uma experiência agradável para seu cliente

Proporcionar um conteúdo agradável para o seu cliente será decisivo para o sucesso do seu Newsletter. Para isso, é necessário pensar em detalhes, como: identidade visual, cores, tipo de fonte da letra usada, recursos visuais como imagens e vídeos, etc.

Além disso, é necessário se atentar a boa legibilidade do conteúdo, evitando textos excessivamente longos e prezando por informações confiáveis e de qualidade.

Essa é a trilha para o sucesso!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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